Concurso PMERJ 2014 pode ter mais 400 candidatas aptas a formação
Com a convocação de mais 400 aprovadas para as etapas do concurso PMERJ 2014, número de remanescentes para o curso de formação pode subir
Autor:
Publicado em:05/10/2020 às 11:22
Atualizado em:05/10/2020 às 11:22
Aberto há seis anos, o concurso para soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro pode ter novos aprovados para o curso de formação. Isso porque, na última semana, 469 candidatas remanescentes foram convocadas para dar prosseguimento ao processo seletivo.
Por meio de sua Assessoria de Imprensa, a Polícia Militar explicou à Folha Dirigida que essas concorrentes foram aprovadas na prova escrita do concurso PMERJ 2014. Mas, não ficaram entre as classificadas.
Depois de quase seis anos, elas receberam concessão de cumprir as demais etapas do concurso, ou seja, exames físicos, psicólogos e pesquisa social.
Em caso de cumprimento de todos os requisitos, elas ficarão aptas a ingressarem no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), conforme a necessidade de preenchimento de novas vagas.
“Vale ressaltar que será respeitado o critério de classificação dos candidatos que já cumpriram todas as etapas e ainda aguardam convocação”, disse a Assessoria de Imprensa da PMERJ, em nota.
Concurso PMERJ pode ter mais candidatas aprovadas
(Foto: Divulgação)
Dessa forma, a chamada das candidatas foi para realização das demais etapas do concurso PMERJ. Se elas foram aprovadas em todos os processos, como o teste físico, ficarão à disposição da Polícia Militar para iniciar o curso de formação de soldados.
Com isso, o número de remanescentes que aguardam a convocação para o curso pode subir. Hoje, cerca de 400 aprovados ainda estão na lista de espera para começar à formação na carreira de soldado da PMERJ.
Neste ano, a Polícia Militar do Rio já realizou duas convocações de aprovados para o curso de formação de soldados. A tendência é a próxima ocorra ainda em 2020, como informado pelo secretário de Polícia Militar do Rio, coronel Rogério Figuredo.
“Faremos novamente a contagem da vacância para chamar os outros 400. De três a quatro meses vamos conseguir finalizar (as convocações)”, afirmou o secretário no mês de julho.
Pelo Regime de Recuperação Fiscal, ao qual o Estado do Rio está vinculado, os órgãos só podem preencher cargos que vagaram desde setembro de 2017, quando foi assinado o acordo fiscal com a União.
Segundo o deputado estadual Bruno Dauaire (PSC), a Polícia Militar do Rio tem cerca de 70 a 80 saídas de soldados por mês. Assim, a corporação atingiria o total de 400 vacâncias até o final do ano para chamada dos remanescentes do concurso PMERJ 2014.
Um ponto positivo é que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Rio de Janeiro para 2021, prevê convocações de aprovados no último concurso para soldados da Polícia Militar. A seleção foi realizada em 2014 com oferta de 6 mil vagas para o cargo.
O texto, sancionado pelo governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, tem a previsão de convocações em concursos realizados antes do Regime de Recuperação Fiscal. O estado aderiu ao RRF no dia 5 de setembro de 2017.
Dessa maneira, a seleção para PMERJ pode ser incluída nas convocações previstas.
Novo concurso PMERJ depende da chamada de remanescentes
O novo concurso PMERJ para soldados só será aberto depois da chamada de todos os remanescentes da seleção de 2014. Caso o número de aprovados cresça, a tendência é que o novo edital seja postergado.
“Finalizando a chamada dos aprovados do concurso de 2014, é a intenção do Governo do Estado promover concursos de 2 mil policiais por ano”, destacou Figueredo.
O cargo de soldado exige o ensino médio completo e idade de 18 a 30 anos e altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens. Assim como Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro considerou inconstitucional a Lei Estadual nº 8.658/2019, que aumenta a idade máxima para as carreiras militares do Rio de Janeiro para 35 anos. A liminar foi publicada no dia 11 de agosto, de maneira que a idade máxima para ingresso nas corporações volta a 30 anos.
No decorrer do curso de formação, os salários são de R$2.213,62. Após a formatura, o valor passa para R$3.452,55.
Resumo concurso PMERJ soldados
Órgão: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ)
Banca: a definir
Cargos: soldado
Requisitos: ensino médio completo; idade de 18 a 30 anos; altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior
O governador eleito, Wilson Witzel, autorizou a realização de novo concurso PMERJ com 32 vagas para o Quadro de Oficiais da Polícia Militar. No momento, a corporação atua na escolha da banca organizadora.
A carreira de oficial da Polícia Militar do Rio requer o nível superior em Direito. Além disso, considerando os requisitos da última seleção, realizada em 2018, é preciso ter até 35 anos (na data de publicação do edital) e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.