O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, determinou a contratação direta da Fundação Getulio Vargas (FGV) como banca organizadora do novo concurso TJ PR para juiz substituto.
O despacho, com as justificativas para a contratação, foi publicado no Diário Eletrônico do órgão desta quinta-feira, 20. A FGV ficará responsável pelo recebimento das inscrições do concurso e também auxiliará na aplicação das provas.
A estimativa é que o concurso seja realizado ainda em 2023. Após a assinatura do contrato com a FGV, a banca e o tribunal poderão se reunir para finalizar o cronograma. Com as datas definidas, o edital será disponibilizado.
A seleção para ingresso na magistratura foi autorizada no mês de abril, após o tribunal identificar um grande número de cargos vagos na carreira a insuficiência de candidatos remanescentes do último concurso, com possibilidade de nomeação.
O aval é para o preenchimento de 38 vagas de juízes substitutos. O cargo tem como requisitos o bacharelado em Direito há, pelo menos, três anos, além do exercício da atividade jurídica pelo mesmo período.
A remuneração inicial da carreira é de R$28.884,20.
Quer se preparar para concursos? A Orange Week do Qconcursos está com descontos imbatíveis. Clique aqui e confira!
TJ PR tem concurso autorizado para juiz substituto
(Foto: Divulgação CNJ)
Em dezembro de 2022, o concurso TJ PR para juiz chegou a receber uma autorização, que foi revogada no início de abril deste ano. Dias depois, a presidência despachou um novo aval para a realização do processo.
Além do TJ do Paraná, outros órgãos na região Sul têm concursos previstos no segundo semestre. Veja lista completa!
Último concurso TJ PR para juiz foi realizado em 2021
O Tribunal de Justiça do Paraná teve seu último concurso para juiz substituto em 2021.
O edital trouxe a oferta de 12 vagas para o cargo, sendo nove para ampla concorrência, uma para candidatos deficientes e duas para negros.
A Fundação Getulio Vargas também foi a banca organizadora. A seleção foi composta pelas seguintes etapas:
1ª etapa: prova objetiva;
2ª etapa: discursiva e práticas de sentenças;
3ª etapa: inscrição definitiva e sindicância da vida pregressa e investigação social do candidato; exames de sanidade física e mental; e psicotécnico;
4ª etapa: prova oral; e
5ª etapa: avaliação de títulos
As provas objetivas apresentaram 100 questões, versando por diversas disciplinas. Foi aprovado o candidato que obteve o mínimo de:
- nove acertos no primeiro bloco de questões;
- 12 acertos no segundo bloco de questões; e
- nove acertos no terceiro bloco de questões.
Além de alcançar, no mínimo, 60 acertos do total das questões dos três blocos.
O concurso do TJ PR tem prazo de validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final e podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!