TRE redistribui cargos às vésperas do concurso TSE Unificado
O edital do concurso TSE Unificado está na "iminência de publicação", de acordo com o TRE PR. O órgão corre para redistribuir cargos vagos.
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:01/03/2024 às 15:43
Atualizado em:01/03/2024 às 15:53
Os órgãos da Justiça Eleitoral correm contra o tempo para redistribuir cargos antes da publicação do edital do concurso TSE Unificado. A seleção vai preencher oportunidades em vários TRE's.
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, por exemplo, já se movimenta com o TJDFT para redistribuir uma servidora. O TRE PR cita que o prazo para realizar a movimentação é curto, em virtude da proximidade da publicação do edital.
"Em razão da iminência de publicação do edital do concurso público unificado do TSE, temos um prazo exíguo para tramitar redistribuições com cargos vagos", disse o TRE PR em troca de e-mails com o TJDFT.
O processo de redistribuição de cargos vagos, inclusive, chegou a ser um entrave para o TRE RO no final do ano passado por conta da realização do próximo concurso.
Isso porque os órgãos já têm autorização para realizar 458 provimentos em 2024, porém a quantidade pode aumentar com a criação de mais 474 cargos efetivos.
Todas as vagas previstas serão providas por meio do concurso, que, assim como antecipou o TRE PR, está com o edital iminente. O documento pode sair a qualquer momento, uma vez que o contrato com a banca já está assinado.
O próprio diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral, Rogério Galloro, em reunião com a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe) informou que o edital deverá ser publicado nos próximos dias.
O TSE, por sua vez, é mais cauteloso e informa oficialmente que o edital está previsto para o primeiro semestre.
Está confirmado que o concurso TSE Unificado ofertará 520 vagas para técnico e analista judiciários. Ambos os cargos têm como requisito o nível superior completoe ofereceminiciais de até R$13 mil mais benefícios.
Será publicado um único edital, com vagas para o próprio TSE e para todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) participantes.
Dos 26 Tribunais Regionais Eleitorais do país, somente o TRE do Estado do Tocantins ficou de fora e não participará da seleção. O órgão justificou o fato de ainda ter seleção válida.
Quanto às provas do TSE Unificado, elas serão realizadas nas cidades sedes dos tribunais, na mesma data e horário.
O concurso TSE Unificado já tem banca definida e contratada. Inclusive os trâmites estão avançados e o cronograma da seleção já foi entregue pela instituição, de acordo com o calendário previsto no contrato.
O Cebraspe teve o seu contrato assinado em 29 de dezembro, após uma reviravolta na contratação e anúncio da banca.
Afinal, a notícia de que o Cebraspe seria a banca veio no início de janeiro e pegou muitos de surpresa. Isso porque, em dezembro, a Justiça Eleitoral chegou a confirmar o nome da FGV para a seleção.
O TSE explicou a mudança da banca e disse que a Fundação Getulio Vargas não atendeu a um dos requisitos previstos em lei referente à reserva de vagas a Pessoas com Deficiência (PcD) prevista no artigo 93 da Lei nº 8.213/1991.
Concurso TSE Unificado: veja os cargos e especialidades confirmados
Folha Dirigida por Qconcursos acessou o termo de referência do concurso, usado no processo de escolha da banca, e detalha quais áreas que serão contempladas no próximo concurso do TSE Unificado.
As oportunidades do concurso para técnico e analista judiciário serão distribuídas por diferentes especialidades.
Técnico Judiciário
área Administrativa sem especialidade;
área Administrativa para agente de Polícia Judicial; e
área de Apoio Especializado em programação de sistemas.
Analista Judiciário
área Administrativa em Contabilidade;
área Administrativa sem especialidade;
apoio especializado em Tecnologia da Informação;
apoio especializado em Arquitetura;
apoio especializado em Arquivologia;
apoio especializado em Biblioteconomia;
apoio especializado em Enfermagem;
apoio especializado em Engenharia Civil;
apoio especializado em Engenharia Elétrica;
apoio especializado em Estatística;
apoio especializado em Engenharia Mecânica;
apoio especializado em Medicina - Clínica Geral, Medicina do Trabalho e Psiquiatria;
apoio especializado em Odontologia;
apoio especializado em Psicologia;
apoio especializado em Serviço Social; e
área Judiciária sem especialidade.
*O quadro de cargos do termo de referência não indica as especialidades de Engenharia Civil - Segurança do Trabalho, Analista de Sistemas e Relações Públicas para analista judiciário. Mas elas estão incluídas no número de provas discursivas a serem corrigidas pela banca.