A mesma fonte, inclusive, liga um alerta e pede para que os candidatos não deixem de consultar o documento, que traz as informações para o dia da prova. Até mesmo quem já consultou, em maio, é preciso checar novamente.
Isso porque as provas estavam previstas para acontecer em 5 de maio e, naquela ocasião, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e a Fundação Cesgranrio (banca organizadora) chegaram a divulgar os locais de prova.
O Governo Federal até trabalhou para que os locais de prova fossem mantidos. No entanto, com a mudança da data e uma nova logística, alguns locais e endereços podem ter sido alterados.
Um exemplo disso é que no Rio Grande do Sul, por exemplo, seis locais de aplicação foram alterados em função dos danos provocados pelas enchentes, sendo quatro escolas na Região Metropolitana de Porta Alegre e duas em Santa Maria.
"Importante que, mesmo quem imprimiu em maio, consulte novamente. Pode ter mudado", disse a fonte ao Qconcursos Folha Dirigida.
O Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) é o documento que traz todas as informações sobre o local de realização das provas do CNU, com os horários e sala em que o candidato deverá comparecer.
Baixe o "Manual das Provas CNU". Nele, você terá acesso a informações atualizadas e a um checklist para as provas. BAIXE GRATUITAMENTE AQUI!
CNU: como acessar o local de prova?
Os locais de provas do CNU estão disponíveis para consulta desde o dia 7 de agosto. Para conferir, basta acessar a página da banca organizadora, logar com as informações pessoais do GOV.BR e acessar o cartão de confirmação de inscrição.
Embora não seja obrigatório, o edital recomenda que os candidatos levem o cartão impresso no dia da prova. Além do documento, os candidatos ainda deverão apresentar:
- um documento de identidade original com foto; e
- caneta preta, fabricada em material transparente.
Uma novidade é que os documentos digitais serão aceitos. Para isso, o participante deverá acessar o aplicativo no momento da identificação, que ocorrerá no momento de ingresso na sala.
Portanto, é importante ter o aplicativo baixado no celular antes de chegar ao local. O aplicativo poderá ser acessado mesmo sem internet.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!
Mais da metade dos inscritos no CNU ainda não consultaram o novo cartão de confirmação
(Foto: Agência Senado)
Confira como serão as provas do Concurso Unificado
Todos os candidatos do CNU serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas. Os exames estão marcados para os turnos da manhã e da tarde, no dia 18 de agosto, nos seguintes horários:
Turno da manhã
- Abertura dos portões: 7h30
- Fechamento dos portões: 8h30
- Início da aplicação: 9h
- Término da aplicação: 11h30
- Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 12h30
- Duração da prova: 2h30
Turno da tarde
- Abertura dos portões: 13h
- Fechamento dos portões: 14h
- Início da aplicação: 14h30
- Término da aplicação: 18h
- Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 19h.
- Duração da prova: 3h30
O MGI reforça que as provas ocorrerão em todo país e, por isso, os candidatos devem ficar atentos ao fuso horário, já que o mesmo seguirá o horário oficial de Brasília DF.
Desta forma, os candidatos que prestarem as provas no Acre, por exemplo, realizarão as provas duas horas a menos do horário oficial da capital federal.
Confira aqui os horários de aplicação das provas!
Pela manhã, os concorrentes nos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e uma questão dissertativa de Conhecimento Específico.
Para o bloco de nível médio (8), os inscritos farão 20 questões de múltipla escolha e uma redação.
Já na parte da tarde, para os blocos de nível superior (1 a 7), serão cobradas 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos.
Já os candidatos no bloco de nível médio (8) farão mais 40 questões objetivas.
Será eliminado quem obtiver aproveitamento inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos ou nota zero na prova discursiva.
A oferta é de 6.640 vagas em cargos de níveis médio e superior, com salários que podem ultrapassar os R$20 mil. As oportunidades estão distribuídas por 21 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.
,Candidatos poderão anotar o gabarito do CNU
Após um acordo com a Defensoria Pública da União e o Ministério Público, os candidatos do CNU poderão anotar os gabaritos. Os concorrentes receberão duas folhas para anotação de suas respostas nas provas objetivas.
Dessa forma, será possível conferir as respostas com o gabarito oficial, que será divulgado no dia 20 de agosto.
Será entregue uma folha a cada período: uma para as provas da manhã, outra para a prova da tarde.
A folha da manhã não poderá ser levada para dentro da sala no período da tarde, devendo ser guardada no envelope fornecido pelos fiscais para guardar utensílios pessoais como telefones e chaves.
“Inicialmente, a decisão de não fornecer essas folhas foi tomada por motivos de segurança, conforme orientações de órgãos federais que apontaram o uso dessas folhas por quadrilhas para fraudar concursos. No entanto, entendemos as expectativas e o direito dos candidatos de registrar suas respostas. Cada candidato receberá uma folha de rascunho do cartão de respostas com o número exato de questões, permitindo o preenchimento preciso.” explicou o coordenador-geral de Logística do CPNU, Alexandre Retamal, em entrevista ao CanalGov.
Aqueles que desejarem levar para a casa a folha com as anotações deverão aguardar até os últimos 30 minutos de prova.