Concursos Federais: veja critérios para autorização do governo

Milhares de vagas foram solicitadas por órgãos federais para realização de novos concursos em 2025. Veja critério do governo para autorizações!

Dicas para concursos
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:21/02/2025 às 16:09
Atualizado em:21/02/2025 às 16:09

O governo federal recebe anualmente milhares de pedidos de concursos públicos dos órgãos da administração pública. 


No governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a autorização para novas seleções depende de diversos critérios estabelecidos pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), pasta responsável por avaliar e conceder o aval para os certames.


Para que um concurso seja aprovado, o MGI considera aspectos que indicam a real necessidade de reposição de pessoal. 


Entre os principais critérios analisados estão:

  • Tempo desde o último concurso: se um órgão está há muito tempo sem realizar seleção, pode ter prioridade.
  • Percentual de vacâncias: o número de cargos vagos influencia diretamente na necessidade de novas contratações.
  • Previsão de aposentadorias: órgãos com grande volume de aposentadorias previstas nos próximos cinco anos podem ter mais chances de obter o aval.
  • Mudanças estruturais: reformulações internas ou ampliação de funções nos últimos 12 meses são consideradas.
  • Serviços prestados à população: órgãos que realizam atendimentos diretos à população podem ter prioridade.
  • Importância para o governo: áreas estratégicas, alinhadas às políticas do governo federal, podem ser favorecidas.


Além desses critérios, a disponibilidade orçamentária é um fator determinante para a realização de novos concursos.


+ Leia mais: Concursos Federais sem novos editais há 10 anos


Saiba os critérios usados pelo governo Lula para autorizar novos concursos (Imagem: Ramiro Lucena)


Concursos federais e o orçamento de 2025

Os órgãos federais têm até 31 de maio de cada ano para enviar seus pedidos de concurso ao MGI, que avalia e decide sobre a viabilidade da seleção.


Em 2024, foram solicitadas quase 20 mil vagas para provimento. Além dos critérios acima, a quantidade efetivamente autorizada também dependerá da aprovação do Orçamento 2025, que ainda precisa ser votado pelo Congresso Nacional. 


O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 prevê cerca de 63 mil vagas, sendo 57.814 para provimento imediato. 


Para concursos federais, o Orçamento estima 53.599 vagas. Contudo, esse quantitativo representa apenas uma estimativa para oferta de vagas e nomeações em 2025, sem especificação das carreiras contempladas.


Após a aprovação do orçamento, o MGI analisa quais órgãos tem a real necessidade de novos concursos, para conceder os avais. 


Assim que as autorizações são publicadas, os órgãos têm até seis meses para divulgar o edital. Já as provas devem ser aplicadas em até quatro meses após a divulgação do edital.


Esses prazos, no entanto, podem ser alterados mediante justificativa e aprovação do ministério. Além disso, o governo pode nomear até 25% a mais de aprovados além das vagas imediatas previstas, desde que haja necessidade e orçamento disponível.


5 grandes concursos federais previstos para 2025

Concurso Nacional Unificado (CNU)

A segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) está confirmada e pode ter edital publicado neste primeiro trimestre, ou seja, até março.


Caso o edital seja publicado neste período, o Governo Federal planeja realizar as provas em agosto, por ter a menor incidência de chuvas no Brasil e evitar possíveis remarcações, como ocorreu no primeiro CNU.


As informações foram passadas pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, durante o programa Bom dia, Ministra, do canal GOV.


O quantitativo de vagas ainda não está definido, visto que o Governo Federal ainda aguarda a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, prevista para ocorrer neste mês de fevereiro.


Concurso PF

A Polícia Federal também deve publicar um novo concurso concurso PF para a área policial este ano. A seleção já está oficialmente autorizado para o preenchimento de mil vagas, em cinco cargos.


As oportunidades são para delegado, escrivão, papiloscopista, agente e perito. Todas as carreiras têm como requisito o nível superior.


No caso de agente, escrivão e papiloscopista é aceito o nível superior em qualquer área. O cargo de delegado, por sua vez, exige bacharelado em Direito, enquanto o perito requer graduação na área determinada no edital.


Além das mil vagas autorizadas, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, anunciou que haverá outras mil convocações programadas para 2026.


O edital deve ser publicado até agosto deste ano, considerando o prazo determinado em portaria.


>Comece AGORA a estudar para o concurso PF! Clique AQUI!


Concurso PF Administrativo

A Polícia Federal também recebeu aval para realizar um novo concurso para a área administrativa.


Neste caso, os preparativos já foram iniciados e o edital deve ser publicado até junho de 2025, considerando a portaria autorizativa.


O aval do concurso PF Administrativo é para provimento de 192 vagas, sendo 100 para nível médio e 92 para o nível superior.


A maior parte das oportunidades serão para o cargo de agente administrativo, única função de nível médio.


Concurso Banco do Brasil

O concurso Banco do Brasil também deve sair este ano e está previsto para ser divulgado em março, após o Carnaval. A informação foi concedida por fontes ligadas ao banco.


A expectativa é de que seja contemplado o cargo de agente comercial (escriturário tradicional), que requer o nível médio de escolaridade. Isso porque o banco não possui mais cadastro de reserva válido do último concurso para novas contratações.


Caso o edital seja publicado em março, a banca do próximo edital deverá ser a Fundação Cesgranrio, que tem contrato válido com o banco.


+ Comece a estudar GRATUITAMENTE para o concurso Banco do Brasil!


Concurso Correios

Um novo concurso Correios para atendente comercial foi anunciado pelo superintendente dos Correios em Brasília, Paulo Henrique Soares de Moura, em entrevista ao canal do Youtube "A Voz do Autismo".


De acordo com ele, o novo concurso deverá ocorrer após a conclusão dos trâmites do edital para carteiro e para cargos de nível superior.


A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida está em contato com os Correios para confirmar, de forma oficial, a realização do novo concurso para atendente.


Estude para o concurso Correios de graça com videoaulas, apostilas, questões, simulados e mais. Acesse aqui!