Concursos MS: PLOA 2021 prevê quatro editais. Veja!
Entregue ao Legislativo, o Projeto de Lei Orçamentária Anual do Mato Grosso do Sul prevê a realização de concurso em vários órgãos.
Autor:
Publicado em:16/10/2020 às 07:36
Atualizado em:16/10/2020 às 07:36
O término de um ano é sempre marcado pela previsão dos executivos estaduais para o próximo, com estimativa de receita. E no Mato Grosso do Sul não foi diferente. O Projeto de Lei Orçamentária Anual foi publicado e prevê quatro possíveis novos concursos MS.
A proposta foi encaminhada ao Legislativo e tem estimativa de quase R$17 bilhões em receita, enquanto que as despesa ficaram estimadas no mesmo valor, praticamente.
O documento ainda prevê Orçamento para inscrição e realização de concursos públicos em quatro órgãos, possívelmente, sendo:
Ministério Público do Mato Grosso do Sul (Fundo Especial de Apoio e Desenvolvimento)
Fundação Serviços da Saúde de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
Procuradoria Geral do Mato Grosso do Sul
É importante destacar que a previsão Orçamentária anual não garante a realização do concurso. Essa é apenas uma estimativa e dá ao órgão a noção de que foram reservadas verbas para este fim.
Novo concurso PGE MS já foi confirmado pela procuradora
E dos concursos previstos no PLOA 2021, o da Procuradoria Geral do Estado já foi confirmado e deverá ser um dos primeiros a ganhar força no próximo ano. O concurso PGE MS, inclusive, teve a autorização anunciada pela procuradora.
O edital deverá contemplar, mais uma vez, a carreira de procurador, que exige nível superior. O anúncio foi feito após a posse da nova diretoria da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul (Aprems), em setembro.
A procuradora-geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Fabíola Marquetti Sanches Rahim, confirmou a nova seleção, dando ênfase para as conquistas recentes da categoria durante a gestão.
Fabíola Marquetti ainda destaca que o concurso já está autorizado, veja:
“Essa decisão consolidou nossa carreira, e obtivemos do governador (Reinaldo Azambuja - PSDB) a autorização para fazermos um novo concurso”, informou a procuradora-geral, Fabíola Marquetti Sanches Rahim.
A procuradora-geral destacou, ainda, que no próximo concurso não haverá um quantitativo de vagas. Segundo ela, o objetivo do próximo edital será formar um cadastro de reserva. Com isso, os aprovados poderão ser chamados durante todo o prazo de validade.
Quanto ao edital, não não há um prazo estimado de quando será divulgado. A expectativa é para que ele possa sair o quanto antes para suprir a demanda mencionada pela representante do órgão.
Concurso MP MS teve edital publicado em 2017
O Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul não realiza concurso desde 2017, quando foi publicado um edital para promotor com oferta de dez vagas mais formação de cadastro de reserva.
Isso mesmo, todas as dez vagas foram destinadas ao cargo de promotor de justiça substituto. Desse total, 10% foram reservadas para as pessoas com deficiência e 20% para candidatos negros.
A carreira exige graduação completa em Direito, além de comprovação de, no mínino, três anos de experiência em atividade jurídica. Na época, o salário da função era de R$23.512,65. As inscrições foram recebidas pelo site do próprio órgão.
Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!