Concursos IBGE e Caxias RJ são os destaques desta terça, 13
Nesta terça-feira, 13 de maio, foram divulgadas diversas notícias, incluindo novidades nos concursos IBGE e Caxias RJ. Veja os detalhes abaixo!
Política e Concursos
Autor:Mateus Melis
Publicado em:13/05/2025 às 17:00
Atualizado em:13/05/2025 às 15:57
Nesta terça-feira, 13 de maio, foram divulgadas diversas notícias sobre seleções públicas, incluindo novidades nos concursos IBGE e Caxias RJ.
Um novo concurso Caxias RJ será realizado, com vagas para a Educação. O anúncio do edital e a criação de 1.500 oportunidades foi feito pelo prefeito Netinho Reis.
Por meio de suas mídias sociais, o chefe do Executivo municipal informou que um Projeto de Lei (PL), com a criação das vagas foi encaminhado à Câmara Municipal.
Já o processo de escolha da banca do concurso IBGE para temporários foi remarcado.
Conforme documento publicado no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), as bancas interessadas podem enviar suas propostas até o dia 28 de maio.
A sessão pública, com a abertura das propostas, será realizado no mesmo dia, das 8h as 12h.
O edital de temporários do IBGE contará com 9,5 mil vagas de nível médio.
A Justiça do Rio Grande do Sul determinou a suspensão do concurso Brigada Militar RS para a carreira de oficiais.
De acordo com a promotora de Justiça Roberta Brenner de Moraes, a seleção prevê o ingresso dos aprovados no posto de capitão, o que viola a Lei Federal, uma vez que, para atingir tal posto, o policial da carreira de oficiais da Brigada Militar deve progredir a partir da patente de cadete.
Os interessados em uma das vagas do concurso PM PR devem ficar atentos ao cronograma da seleção. Isso porque as inscrições terminam nesta terça-feira, 13 de maio, às 23h.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) suspendeu o andamento do concurso PM DF para a carreira de oficiais.
Na decisão interlocutória, o tribunal informou que o edital não prevê vagas para Pessoas com Deficiência (PcDs), o que fere normas e dispositivos legais que asseguram a reserva de vagas para esse público.
Após concurso, Correios anunciam redução de jornadas e salários
Após a realização de concursos em 2024, os Correios anunciaram o seu plano estratégico de trabalho, que poderá impactar os aprovados, que aguardam por suas convocações. O planejamento visa contornar o prejuízo de R$2,6 bilhões de 2024.
Entre as medidas anunciadas está o incentivo à redução de jornada de trabalho e, consequentemente, do salário dos trabalhadores.