A primeira carreira exige o nível superior em qualquer área, enquanto a segunda requer a graduação em área específica, a ser informada na publicação do edital.
No último concurso CVM, realizado em 2010, as chances foram para graduados em Contabilidade, Recursos Humanos, Arquivologia e Biblioteconomia.
O presidente da CVM, João Pedro, comemorou o anúncio da autorização do novo concurso.
"É com grande satisfação que recebo a informação, diretamente da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e do secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, a respeito da aprovação de concurso público para a CVM. Desde a minha chegada à autarquia, há um ano, eu tenho dito que tudo são pessoas. A CVM tem buscado as interlocuções cabíveis junto ao Governo Federal para ampliação do seu orçamento, melhorias tecnológicas e, acima de tudo, a valorização das pessoas. Agora, com a aprovação do concurso público, um importante passo foi dado. Agradeço, mais uma vez, o apoio, o diálogo e a total atenção que o Governo Federal, inclusive, por meio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem oferecido à CVM. Valorizar a CVM, o Mercado de Capitais e as pessoas que atuam no dia a dia do regulador é dar oportunidade para o desenvolvimento econômico e social do Brasil", disse.
Atualmente, ambos os cargos têm ganhos iniciais de R$20.924,06 mais R$658 do auxílio-alimentação, ambos reajustados.
Quer se preparar para concursos? A Orange Week do Qconcursos está com descontos imbatíveis. Clique aqui e confira!
CVM tem novo concurso autorizado (Foto: Divulgação)
Prepare-se para concursos! Confira as próximas seleções previstas nas regiões:
Presidente da CVM evidenciou necessidade de até 1.200 vagas
Com 60 vagas autorizadas, o concurso CVM não será capaz de completar, inicialmente, todo quadro de servidores da autarquia.
De acordo com o presidente da Comissão de Valores Mobiliários, a CVM conta com cerca de 400 pessoas, incluindo movimentados e aqueles que estão no abono aposentadoria.
Mas, para que o trabalho adequado consiga ser feito, Nascimento ressaltou que seria preciso ter de duas a três vezes mais o número atual servidores, ou seja, aproximadamente 1.200 novos funcionários.
Conforme dados publicados no painel de Acesso à Informação do Governo Federal, pela própria CVM, em março deste ano, 181 cargos estavam vagos, sendo eles nos seguintes cargos:
- agente executivo (101 vacâncias);
- analistas (53); e
- inspetores (27).
Ainda segundo a Comissão de Valores, para os próximos quatro anos, mais 67 desligamentos estão previstos, sendo 21 analistas, 12 inspetores, 16 agentes e 18 auxiliares.
Como foi o último concurso CVM?
O último concurso CVM perdeu sua validade em 2014. Ou seja, desde então não são contratados novos servidores efetivos. E isso só poderá ser feito quando um novo edital for homologado.
Aberta em 2010, a seleção contou com 150 vagas para os cargos de inspetor, analista e agente executivo.
No caso de analista, as oportunidades foram distribuídas pelas seguintes especialidades: Contabilidade, Recursos Humanos, Arquivologia e Biblioteconomia.
A Esaf foi a banca organizadora e os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e de redação.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!