Concurso Ibama: Lula reforça a necessidade de contratações
Em entrevista, presidente Lula reforça a necessidade de novas contratações por meio do concurso Ibama. Confira!
Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:18/06/2024 às 16:33
Atualizado em:19/06/2024 às 08:44
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou nesta terça-feira, 19, a necessidade de novas contratações por meio do concurso Ibama.
Em entrevista ao Jornal da CBN, Lula falou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) conta com 700 servidores a menos que o ideal para a execução das funções.
"O governo estava desmontando. Então nós passamos um tempo montando o governo, abrindo concurso, fazendo concurso, tentando construir. Agora as coisas estão mais ou menos alinhadas. Ainda faltam algumas coisas. A companheira Marina (Silva, ministra do Meio Ambiente), por exemplo, tem 700 funcionários a menos no Ibama para poder controlar as coisas. Então eu encontrei o governo dessa vez muito pior e vou deixá-lo muito melhor".
No dia 5 de maio, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, falou sobre a autorização de um novo concurso Ibama, com 260 vagas. Segundo ela, a contratação será de servidores em caráter efetivo.
Ainda não há detalhamento sobre os cargos, requisitos e áreas contempladas. Conforme as últimas solicitações, o concurso deve ser destinado somente aos cargos de analista ambiental e administrativo, ambos de nível superior.
A autorização oficial deve ser publicada no Diário Oficial da União ainda este mês.
Presidente Lula menciona a necessidade de mais servidores no Ibama
(Foto: Agência Brasil)
O Ibama aguarda o aval formal para definir os detalhes, como as áreas e lotação.
"Atualmente o Ibama está aguardando a autorização do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) para, em seguida, iniciar o planejamento detalhado dos cargos, das localidades e dos prazos pertinentes ao projeto", disse o instituto, em nota.
Em caso de autorização, os órgãos e autarquias do Governo Federal têm 180 dias para prepararem os novos concursos e publicarem os editais.
Durante esse período, uma banca organizadora deve ser contratada para a aplicação das provas e recebimento das inscrições.
A solicitação foi para o preenchimento apenas nos cargos de analista ambiental e administrativo. Confira a divisão:
analista ambiental: 1.498 vagas solicitadas; e
analista administrativo: 703 vagas solicitadas.
Ambos têm como requisito o nível superior completo. As remunerações iniciais são de R$10.735,72, incluindo gratificações e o novo auxílio-alimentação de R$1 mil.
De acordo com o adiantado pela ministra Marina Silva, somente 260 vagas serão autorizadas inicialmente. No entanto, mais oportunidades poderão ser preenchidas durante o prazo de validade do concurso.
Em 2021, foi divulgado o edital do último concurso para o Ibama, com 568 vagas imediatas. Na época, foram disponibilizadas oportunidades para os cargos de analista e também para o técnico ambiental, de nível médio.
Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas, com a organização do Cebraspe.
Diante da necessidade, o Governo Federal autorizou, no ano passado, a chamada de 257 excedentes do concurso Ibama.
Quer saber como é a forma de cobrança das bancas organizadoras? Folha Dirigida por Qconcursos disponibiliza o e-book "Perfil das Banca Organizadoras".Baixe gratuitamente e confira!
ICMBio e JB RJ também devem ter concursos autorizados
A ministra Marina Silva revelou que novos concursos para o ICMBio e para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro também serão autorizados.
No caso do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o aval será para 180 vagas. Os cargos e áreas ainda não foram informados.