Ministério da Saúde confirma participação no Concurso Unificado

Em resposta à reportagem, Ministério da Saúde confirma adesão ao Concurso Nacional Unificado, com suas 220 vagas autorizadas. Veja!

Concursos Abertos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:14/09/2023 às 10:37
Atualizado em:14/09/2023 às 11:00

Com 220 vagas autorizadas, o Ministério da Saúde anunciou a participação no Concurso Nacional Unificado (CNU). A adesão foi confirmada pela Assessoria de Imprensa da pasta nesta quinta-feira, 14, em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos. 

“O Ministério da Saúde irá aderir ao Concurso Nacional Unificado”, disse a pasta. 

O Concurso Nacional Unificado é uma proposta de centralizar as seleções federais autorizadas este ano. A ideia é aplicar uma única prova, no primeiro trimestre de 2024, em cerca de 180 cidades do país. 


A adesão ao CNU é voluntária. Isto é, cada órgão ou ministério que recebeu autorização para preenchimento de vagas pode decidir se vai participar ou não da seleção unificada. 


Essa decisão deve ser anunciada até o final do mês de setembro, conforme o cronograma elaborado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), que está à frente da organização do CNU.


Até o momento, além do Ministério da Saúde, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) também confirmaram oficialmente a participação no concurso unificado.

 

Há ainda uma lista preliminar de órgãos que também deverão aderir à proposta. Confira aqui!


Comece a se preparar para o Concurso Nacional Unificado com o 1º Preparatório do Mercado. Inscreva-se agora e garanta sua vaga!

Ministério da Saúde tem aval para preencher 220 vagas

(Foto: Agência Brasil)


Segundo o cronograma do MGI, os editais do Concurso Nacional Unificado deverão ser divulgados em dezembro. Já as provas estão previstas para o primeiro trimestre do próximo ano. 

CNU terá vagas divididas por blocos temáticos

O Governo Federal estima que as vagas do Concurso Nacional Unificado sejam divididas em oito blocos temáticos:

  • Administração e Finanças Públicas;
  • Setores Econômico, Infraestrutura e Regulação;
  • Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário;
  • Educação Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • Políticas Sociais; Justiça e Saúde;
  • Trabalho e Previdência;
  • Dados, Tecnologia e Informação Pública; e
  • Nível intermediário.

O Ministério da Saúde está incluído no bloco de "Políticas Sociais; Justiça e Saúde". 


As inscrições do CNU serão feitas no site da banca organizadora a ser contratada. A instituição também ficará responsável pela aplicação das provas. 


O MGI informou que ao realizar a inscrição, primeiro, o candidato deverá escolher entre um dos blocos temáticos. Em seguida, deverá indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha.

Saiba como serão as provas do concurso unificado

O Concurso Nacional Unificado, também chamado de "Enem dos Concursos", terá apenas um dia de provas. Os candidatos deverão responder a:

  • questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos;
  • questões objetivas sobre Conhecimentos Específicos de cada bloco temático; e
  • prova discursiva sobre Conhecimentos Específicos de cada bloco temático.

A aplicação das provas objetivas e discursivas será em um único turno (com 4h30 de duração). Depois, será realizada a avaliação de titulação acadêmica e/ou experiência profissional pregressa, se necessário para o cargo em disputa.


De acordo com os membros do MGI, o conteúdo programático e as disciplinas das provas só serão divulgados após o ministério ter clareza de quais órgãos participarão do concurso unificado.


No entanto, há assuntos com maior probabilidade de serem cobrados, como Diversidades e Inclusão, concernentes aos servidores atuais, de acordo com o MGI.


Os órgãos que, em seus planos de carreira, tiverem a exigência de provas específicas e cursos de formação, por exemplo, deverão realizar essas etapas adicionais. 

“Nesses casos, o órgão vai ter que realizar essa fase adicional. Os cursos de formação seguirão a mesma lógica”, disse o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso.

Ministério da Saúde tem 220 vagas autorizadas 

Em junho, o Ministério da Saúde recebeu autorização para realizar novo concurso com 220 vagas efetivas. O aval é para tecnologista, da carreira de Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPTS) e Ciência e Tecnologia (C&T).


Conforme a portaria autorizativa do concurso, o edital deve ser divulgado até dezembro deste ano. A pasta terá até dois meses, após o edital, para realizar as primeiras provas.


O novo concurso Ministério da Saúde deverá contar com oportunidades para os Institutos Nacionais, sendo eles:

  • Instituto Nacional de Câncer (Inca);
  • Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into); e
  • Instituto Nacional de Cardiologia (INC).

Desta forma, boa parte das oportunidades devem ser para atuação no Rio de Janeiro, considerando que as unidades estão sediadas na capital fluminense.


Isso acontece porque o aval concedido pelo Governo Federal afirma que parte das 220 vagas serão destinadas à Ciência e Tecnologia (C&T).


Segundo um dos integrantes da direção do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência no Estado do Rio (Sindsprev RJ), Sidney Castro, o quadro do C&T costuma ser preenchido por trabalhadores dos institutos.


Além do quadro de tecnologistas para os institutos, o concurso do Ministério da Saúde também contará com vagas para a Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPTS).


Nesse caso, os trabalhadores costumam atuar nas universidades e outros órgãos públicos, desenvolvendo ações de prevenção à saúde dos trabalhadores.


Apesar da autorização para efetivos, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, solicitou 6.283 novas contratações temporárias. Veja os detalhes aqui!


Está se preparando para o Concurso Nacional Unificado? Então entre para o grupo exclusivo no Telegram e receba notícias, atualizações e dicas de estudos!

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos

Salário

Até R$ 22.921,71

Cargos

9

Vagas

13280
PRÓXIMA LIVEVer todas
Imagem do vídeo principal

CNU - Aula de Português [Aula 20] | #MaratonaQC

Equipe Qconcursos