O que são carreiras transversais do Governo Federal? Confira aqui

Duas novas carreiras transversais estão confirmadas no novo CNU. Mas você sabe o que são essas carreiras? Confira aqui!

Dicas para concursos
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:13/02/2025 às 18:44
Atualizado em:13/02/2025 às 16:05

As carreiras transversais ganharam destaque em 2024 com o Concurso Nacional Unificado (CNU) e estarão novamente presentes na 2ª edição do CNU. No entanto, muitos candidatos ainda têm dúvidas sobre o que são essas carreiras e como funcionam.


De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), as carreiras transversais reúnem profissionais altamente qualificados que atuam em diferentes órgãos da Administração Pública Federal (APF). 


Esses servidores exercem funções estratégicas nas áreas da gestão governamental, além de participarem da formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. 


Atualmente, a Secretaria de Gestão (Seges) do MGI supervisiona as seguintes carreiras transversais: 

  • Analista de Comércio Exterior (ACE); 
  • Analista de Infraestrutura (AIE); 
  • Especialista em Infraestrutura Sênior (EIS); 
  • Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG); e 
  • Analistas Técnicos de Políticas Sociais (ATPS).

Além disso, há duas novas carreiras criadas pela Medida Provisória (MP) nº 1.286, de 31 de dezembro de 2024. De acordo com a ministra da Gestão, Esther Dweck, haverá um diálogo com o Congresso Nacional para aprovação da lei.

"Vamos conversar com o Congresso sobre a possibilidade de autorização do concurso. Porque o concurso só vai ser efetivado depois que as carreiras tiverem se tornado lei", explicou a ministra.

Os profissionais das carreiras transversais têm a possibilidade de mobilidade entre diferentes órgãos, o que permite a troca de experiências e a aplicação de estratégias unificadas para a gestão pública.


Novo CNU tem carreiras transversais confirmadas

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, confirmou que a segunda edição do Concurso Nacional Unificado terá novas carreiras transversais. 


De acordo com ela, as duas novas carreiras transversais do Governo Federal que serão contempladas no CNU 2025 são:

  • analista técnico de Justiça e Defesa; e
  • analista técnico de desenvolvimento socioeconômico.

Ambas exigem nível superior e têm salários iniciais em torno de R$9 mil.


A informação foi passada no programa Bom dia, Ministra, do canal GOV.


Na ocasião, Esther Dweck adiantou que o edital do próximo CNU está previsto para ser publicado até março de 2025, com provas aguardadas para agosto.


"A gente espera o edital até o finalzinho do primeiro trimestre. A prova, a gente gostaria de repetir em agosto. A gente ainda não sabe se vai ser possível pelo prazo do edital. Agosto é o mês de menor incidência de chuvas no Brasil. A ideia é fazer a prova no início do segundo semestre, essa é a nossa lógica de calendário", afirmou a ministra.


Além das carreiras transversais, a área Administrativa e órgãos como o Ministério da Fazenda e a Fundação Cultural Palmares também devem oferecer vagas no novo Concurso Nacional Unificado.


O número de vagas que será ofertado no novo CNU ainda não foi definido. Contudo, a ministra já adiantou que a oferta será menor do que as 6.640 vagas do primeiro CNU.


A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta a assinatura mais completa do mercado AQUI!

2ª edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) terá duas novas carreiras transversais (Foto: Ramiro Lucena)


Como funciona o Concurso Nacional Unificado (CNU)?

O Concurso Nacional Unificado (CNU) é um modelo inovador de contratação de novos servidores para o Governo Federal, que visa democratizar o acesso ao funcionalismo público.


A primeira edição foi realizada em 2024 e ofereceu 6.640 vagas em cargos dos níveis médio e superior, para diversos órgãos e autarquias do Poder Executivo Federal. 


No CNU, os candidatos podem se inscrever em diferentes carreiras dentro de um mesmo bloco temático, pagando apenas uma taxa de inscrição. 


Antes do CNU, a maioria dos concursos federais ocorria nas capitais dos estados e no Distrito Federal, ou exclusivamente em Brasília.


Além de ampliar a concorrência, esse modelo ampliou os locais de prova, garantindo maior acessibilidade para candidatos de todo o Brasil.


Acesse GRATUITAMENTE o ebook Guia de Concursos 2025 e veja a lista dos principais editais deste ano para a sua preparação. 


Órgãos já confirmam participação no próximo CNU

Órgãos que receberam aval para realizar novos concursos foram consultados sobre a adesão à próxima edição do CNU.


Alguns já confirmaram oficialmente a participação, sendo:

O Ministério da Saúde, que recebeu autorização para preencher 319 vagas efetivas, também avalia a possibilidade de integrar a edição do CNU em 2025.


Todos os órgãos com autorização foram contatados pelo MGI, mas nem todos manifestaram o interesse em participar do certame.