Pearson utiliza IA para cuidar da saúde mental dos funcionários

A solução da Hisnëk, Ivi, atua na prevenção de transtornos mentais. Após identificar o perfil do funcionário através da IA, apresenta soluções personalizadas.

Autor:
Publicado em:29/12/2020 às 12:00
Atualizado em:29/12/2020 às 12:00

O ano de 2020 certamente impactou a saúde mental dos profissionais em diferentes setores da economia. E não poderia ser diferente. A pandemia trouxe incertezas, instabilidade, modificou e também acelerou muitas transformações no mercado de trabalho. 

No que diz respeito à saúde mental dos seus colaboradores durante a pandemia, muitas empresas passaram a adotar ferramentas capazes de cuidar do emocional.

Uma delas é a Pearson, multinacional do segmento de educação que, com a ajuda da Inteligência Artificial, passou a identificar possíveis problemas que seus colaboradores estavam tendo em relação à saúde e a criar ações efetivas para ajudar a organização como um todo.

A Pearson, que possui mais de 650 funcionários, utilizou a solução da Hisnëk, chamada de Ivi, para todos os seus colaboradores. 

"Queríamos implementar a solução da Hisnëk há muito tempo e, agora, no período de pandemia, encontramos a oportunidade perfeita. Estamos tendo feedbacks muito positivos por parte do time e percebemos que as pessoas que tinham algum incômodo emocional encontraram um apoio na solução", afirma Maíra Oliveira, Gerente de RH da Pearson.

Mas, afinal, como funciona a Ivi?

Em poucas palavras, a ferramenta atua na prevenção de transtornos mentais. Funciona da seguinte forma: o colaborador responde algumas perguntas e a Inteligência Artificial identifica o perfil de cada um, apresentando soluções personalizadas, como:

  • práticas de exercícios de respiração e mindfulness;
  • dicas de alimentação de acordo com o sentimento relatado; e 
  • indicação de psicólogos para os colaboradores que entrarem em grupo de risco de saúde mental.

 

Saúde mental dos funcionários
Pandemia impactou a vida de diversos profissionais em diferentes setores
(Foto: Divulgação)


O que + você precisa saber:


Ferramenta também ajuda o time de RH na tomada de decisão 

Além de identificar possíveis problemas enfrentados pelos colaboradores, a Ivi tem sido útil para o trabalho da equipe de RH da Pearson. Segundo Maíra, a solução da Hisnëk tem ajudando o time de Recursos Humanos a tomar decisões mais assertivas para melhorar a qualidade de vida dos funcionários. 

"Nosso time está espalhado por diversas regiões do país e encontramos na Ivi a solução para um acompanhamento mais próximo. A tecnologia apresenta um relatório que mostra a condição mental da equipe de forma totalmente anônima e, com isso, conseguimos criar ações efetivas e direcionadas para os grupos que mais precisam", conta Maíra.

Durante a pandemia, Zenklub se destacou no cuidado à saúde mental. Saiba mais no POD+

A parceria da Hisnëk com a Pearson vem dando resultado. Com uma interação crescente mês a mês, o engajamento dos colaboradores com a Ivi já ultrapassou a casa dos 30%. A saúde mental dessas pessoas está melhorando, como mostra o índice de bem-estar que vai de 0 (pior) a 1 (melhor). Em julho, índice estava em 0,48, subiu 33% e chegou a 0,64 em agosto.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que depressão e ansiedade já causam perdas anuais de mais de US$ 1 trilhão para a economia global, por isso, a fundadora da Hisnëk reforça a importância das organizações olharem para a saúde mental de seus funcionários com mais atenção.

"Além do impacto na economia, trabalhar com um time desmotivado e com a saúde mental abalada pode trazer diversas perdas para as organizações como um todo. Desde que criamos a Hisnëk, enxergamos quais eram as dores dos líderes de RH e criamos uma solução capaz de mapear e orientar o melhor caminho a seguir, além de ajudar as equipes com conteúdos que abrangem diversas áreas que podem influenciar diretamente na saúde mental e física", destaca Carolina Dassie, fundadora e CEO da healthtech.

Newsletter Folha+