Para nível médio, por exemplo, o concurso Banco do Brasil pode ser uma boa escolha. No nível superior, oportunidades como o concurso INSS aparecem como uma opção estratégica.
Confira a lista de concursos para fazer após o CNU!
Concursos nível médio
Concurso Banco do Brasil
O Banco do Brasil avalia novo concurso BB desde 2024, com estudos de necessidade por região e análises orçamentárias para a definição das vagas.
Além disso, o contrato com a Cesgranrio segue vigente até dezembro, o que viabiliza publicação de um novo edital.
Com o fim da validade da seleção anterior, um novo concurso pode ser publicado em breve.
Concurso TJ RJ
Para nível médio, o concurso TJ RJ também é uma boa escolhe e possui edital iminente.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) é a banca contratada que organizará a seleção para cadastro de reserva de técnico e analista judiciário.
A previsão é de que o edital seja publicado neste mês de outubro, conforme informou o secretário-geral de Gestão de Pessoas, Gabriel Albuquerque Pinto, em entrevista ao Qconcursos Folha Dirigida.
Ele ainda adiantou que as provas devem ocorrer em janeiro de 2026 e em turnos distintos, permitindo inscrição para mais de um cargo.
Concurso INSS
O Instituto Nacional de Seguro Social solicitou 7.000 vagas para técnico do seguro social, de nível médio, dentro de um pedido total de 8.500 postos ao Governo Federal.
Por ora, a autorização vigente para 2025 contempla apenas 300 vagas para analista, de nível superior, ofertadas via CNU 2025.
Enquanto isso, o último concurso de técnico teve a validade encerrada em maio, sem cadastro de reserva ativo. Assim, novas contratações dependem de novo edital.

Veja quais concursos fazer após o CNU
(Foto: Arquivo Agência Brasília)
Concursos nível superior
Concurso Caixa
Um novo concurso Caixa para nível superior tem preparativos em fase avançada e pode ter edital publicado neste mês. A Fundação Cesgranrio será a banca responsável por organizar a seleção.
Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, o presidente da Caixa, Carlos Vieira, confirmou que o banco já se prepara para um novo concurso.
O banco ainda não definiu o número de vagas, mas a oferta será para nível superior, já que o concurso de técnico bancário (nível médio) prorrogou a validade.
A previsão é de que sejam contemplados os cargos de engenheiros e arquitetos — este último, inclusive, já havia sido contemplado na seleção anterior, cujo prazo de validade expirou.
Os candidatos que estudaram para o Bloco 4 do CNU (Engenharia e Arquitetura) conseguirão aproveitar boa parte dos estudos para o concurso Caixa.
Concurso Petrobras
Um novo concurso Petrobras para cargos de nível superior está em estudo pela estatal.
Em resposta no dia 24 de junho, a Petrobras informou que avalia periodicamente a necessidade de recompor o quadro de pessoal, mas não possui edital autorizado neste momento.
O último concurso para nível superior ocorreu entre 2021 e 2022, sob a organização do Cebraspe.
Apesar disso, a empresa tem Plano de Negócios 2025–2029 com forte expansão e necessidade de recomposição. A tendência, conforme informado pela empresa, é que as novas contratações sejam para áreas de Processos Industriais e Exploração e Produção. Historicamente, a estatal observa intervalos de até três anos entre seleções de nível superior.
Para os próximos concursos, a Fundação Cesgranrio foi contratada até julho de 2028 para planejar e executar as seleções. A estatal confirma a parceria, mas reforça que não há edital aprovado.
Os candidatos que estudaram para os Blocos 3 (Ciências, Dados e Tecnologia), Blocos 4 (Engenharias e Arquitetura) e Bloco 5 (Administração) do CNU tendem a aproveitar boa parte da base quando o edital for autorizado.
Concurso TJ RJ analista
Além das vagas de técnico, o concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro terá vagas para o cargo de analista de nível superior. O edital pode sair a qualquer momento.
As vagas estão divididas entre analista sem especialidade e para analistas de diversas áreas de formação. Confira a lista de cargos completa.
As remunerações são a partir de R$9.363,84.
CNU trouxe 3.652 vagas para níveis médio, técnico e superior
O CNU 2025 oferece, ao todo, 3.652 vagas para cargos dos níveis médio, técnico e superior, com remunerações de até R$18,7 mil.
Clique nos links abaixo e vá direto para a listagem de cargos e vagas do respectivo bloco:
Assim como na edição anterior, o CNU 2025 permitiu a candidatura em apenas um dos blocos temáticos e seus respectivos cargos, tendo um ranking para preferência.
Os candidatos fizeram as provas no dia 5 de outubro, e os gabaritos preliminares já foram divulgados.
O prazo para recurso contra o gabarito esteve aberto entre os dias 7 e 8 de outubro.
Aqueles que forem aprovados e classificados em até nove vezes o número de vagas ofertadas no seu cargo fará a prova discursiva, prevista para 7 de novembro.
A aplicação das provas ocorreu em 288 cidades brasileiras e contou com a inscrição de mais de 760 mil candidatos. Apesar do número, a porcentagem de faltosos foi de 42,8%, segundo a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.
