Sem edital há mais de dez anos, um novo concurso Degase RJ está autorizado para 585 vagas efetivas. Para quem almeja uma oportunidade no órgão, um dos primeiros passos é saber o histórico das bancas organizadoras.
Os últimos concursos, realizados em 2007 e 2011, foram organizados pelo Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores do Rio de Janeiro (Ceperj). Isso pode ser um indicativo de que a instituição seja a organizadora do próximo edital.
No entanto, visto que o último concurso ocorreu há bastante tempo, uma nova banca pode ser cotada para o concurso.
Até o momento, o Degase ainda não iniciou o processo de escolha da organizadora e não há um prazo definido para essa contratação.
Como foram as últimas provas do concurso Degase?
Sob a organização do Ceperj, o último edital (2011) ofertou 500 vagas em cargos de níveis superior, técnico e médio.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e de redação, para todos os cargos. Foi aplicada ainda uma etapa de avaliação de títulos aos cargos de Pedagogo e Professor de Educação Física.
Além disso, os candidatos foram submetidos a uma segunda etapa que consistiu em um Curso de Formação.
No caso dos candidatos de nível superior, a prova objetiva cobrou 50 questões de múltipla escolha, enquanto os de nível médio e técnico responderam a 40 questões.
Foram exigidos conhecimentos nas disciplinas de Português, Raciocínio Lógico, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos (de acordo com cada cargo).
O edital de 2007, por sua vez, ofertou 130 vagas em cargos de níveis superior, médio e fundamental.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, análise curricular, pesquisa social e avaliação médica.
A prova objetiva foi composta de 40 questões de múltipla escolha, divididas entre conteúdos de Português e Conhecimentos Específicos.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!
Concurso Degase está autorizado a ofertar 585 vagas efetivas (Foto: Divulgação)
Veja os próximos passos para o novo concurso Degase
Em 25 de julho, o novo concurso Degase recebeu aval do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
O novo concurso visa recompor o efetivo do órgão e assegurar a estrutura de pessoal, nas sete novas unidades do Degase, que serão entregues em 2025.
Após a autorização do governador, o próximo passo será a formação de uma comissão organizadora, que ficará responsável por seguir com os preparativos para o edital.
A comissão ainda dará assistência no processo de escolha da banca organizadora. Uma instituição será contratada para viabilizar a aplicação das provas do concurso aos candidatos.
Somente depois da contratação da banca, o edital deve ser divulgado.
Apesar dos cargos ainda estarem em definição, o agente socioeducativo deve ser incluído na oferta. A lei em vigência determina o nível superior como requisito para o cargo
Este será o primeiro concurso para agente socioeducativo do Rio de Janeiro com a exigência de nível superior e não de nível médio. A mudança foi feita por meio da Lei 9.769, de 2022.
Leia também: