De acordo com a Funai, a comissão "vem atuando no sentido de possibilitar a contratação de uma banca a qual formulará o edital de seleção".
A Funai informa que o grupo também está em fase de definição regimental da alocação dos cargos pelas Unidades Federativas, ou seja, a distribuição das vagas autorizadas pelas unidades da Funai pelo país.
"A definição da distribuição das vagas autorizadas dependerá de manifestação da Comissão Organizadora responsável pela logística de preparação e de realização do Concurso Público, não sendo possível informar nesse momento quais unidades da Funai serão contempladas", diz o órgão.
A Fundação dos Povos Indígenas ainda informa que caberá à banca organizadora escolhida decidir a relação das cidades para aplicação das provas.
Concurso Funai já tem banca escolhida
Embora ainda não tenha revelado o nome, a Funai já sinalizou que a banca será a que apresentou a menor proposta.
A comissão solicitou orçamento, em caráter de urgência, para a realização da contratação da banca, considerando o cenário de mais de 150 mil inscritos.
A expectativa é que o nome da banca possa ser revelado nos próximos dias. Se a contratação for efetivada, a Funai deve ficar de fora do Concurso Unificado. O processo, no entanto, ainda não foi descartado.
Vale lembrar que a Funai tinha, pelo menos, 17 bancas no radar. A escolhida foi uma das seguintes instituições:
- Instituto Avalia;
- Cebraspe;
- Fundação Cesgranrio;
- Fundação Carlos Chagas (FCC);
- Fundação Getulio Vargas (FGV);
- Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades);
- Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC);
- Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP);
- Consulplan;
- Fepese;
- Quadrix;
- Legalle;
- Fundação Vunesp;
- Fundação La Salle;
- Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan);
- Fundatec; e
- Instituto AOCP.
Todas as instituições receberam o projeto básico e puderam enviar propostas ao órgão. A escolhida ficará responsável por receber as inscrições e aplicar as provas da seleção.
Veja também:
+ Concurso Unificado: decreto com regras e comissão está pronto
Quer garantir a sua vaga em um concurso público? Conheça a Vitalícia Qconcursos, com descontos especiais em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!
Funai tem concurso iminente com 502 vagas e terá edital publicado ainda este ano com vagas de níveis médio e superior
(Foto: Divulgação)
Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:
Funai comenta sobre Concurso Unificado
Em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, a Funai informou que a proposta do concurso unificado estaria em fase de estudos e consultas com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
No caso da Funai, há um entrave para a adesão que é o prazo da portaria de autorização. Isso porque o aval da Fundação dos Povos Indígenas foi concedido bem antes dos demais órgãos e, portanto, expirará antes do cronograma previsto no concurso unificado.
A Funai precisaria de um aditivo que prorrogue esse prazo. Afinal, o desejo do governo é divulgar o edital unificado até dezembro.
Vagas concurso Funai
O Governo Federal autorizou uma oferta de 502 vagas em cargos de níveis médio e superior.
Deste total, serão 152 para cargos de nível médio e 350 para cargos de nível superior.
Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao projeto básico do edital do concurso Funai, que revela detalhes como vagas, cadastro de reserva e estrutura de provas.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!