Com concurso IBGE em andamento, MGI faz acordo por reestruturação
MGI assina acordo para a reestruturação nas carreira do IBGE. Instituto tem concurso em andamento com mais de 800 vagas efetivas!
Autor:Bruna Somma
Publicado em:25/07/2024 às 18:41
Atualizado em:26/07/2024 às 08:42
Os aprovados no concurso IBGE para 895 vagas já ingressarão com as carreiras reestruturadas.
Na quarta-feira, 24, o Governo Federal assinou um acordo, resultado de meses de negociação,com os servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O acordo traz a reestruturação para as carreiras de: Pesquisa em Informações Geográficas e Estatísticas; Produção e Análise de Informações Geográficas e Estatísticas; Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas; Suporte Técnico em Produção; e Análise de Informações Geográficas e Estatísticas.
Além de Suporte em Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas; e cargos de níveis superior e intermediário referidos no artigo 84 da Lei nº 11.355/2006.
Os cargos de nível médio e superior do IBGE terão uma tabela única com 20 níveis e quatro classes, sem perda no salário de entrada.
Além disso, terão ganhos acumulados médio, entre 2023 e 2026, que cobrem toda a inflação prevista para o atual governo e parte das perdas de gestões anteriores.
IBGE realiza concurso com mais de 800 vagas efetivas
(Foto: GOV BR)
Todos os servidores do Poder Executivo Federal tiveram direito aos reajustes linear de 9% em 2023 e dos auxílios em 2024. Com cada categoria, o governo também vem realizando mesas de negociação.
O cargo, que tem 300 vagas disponíveis, foi um dos mais procurados pelos candidatos dentro do Concurso Nacional Unificado.
Confira a seguir o quantitativo de inscritos, para lotação, em cada região do país:
Região Nordeste: 316.543 inscritos;
Região Sudeste: 268.669 inscritos;
Região Norte: 208.287 inscritos; e
Região Centro-Oeste: 202.896 inscritos.
A demanda de inscritos da Região Sul e dos demais cargos do IBGE, com exigência de nível superior, não foi revelada. As inscrições ficaram abertas até 9 de fevereiro,
Os dados de cargos com mais inscritos foram anunciados pelo Ministério da Gestão e Inovação, em coletiva de imprensa no mês de fevereiro.
No total, o concurso do IBGE oferece 895 vagas efetivas, sendo 300 de nível médio e 595 de nível superior. Os salários iniciais variam de R$4.008,24 a R$10.223,67.
As carreiras de nível superior são de analista, pesquisador e tecnologista. Ainda poderá ser formado um cadastro de reserva para convocações futuras, que poderá preencher vagas durante todo o prazo de validade.
Resumo concurso IBGE
Instituto: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Provas do concurso IBGE estão marcadas para agosto
As provas para ingresso no IBGE serão realizadas por meio do Concurso Unificado.
A aplicação estava marcada para 5 de maio, mas precisou ser adiada para 18 de agosto, em razão das enchentes e do estado de calamidade pública do Rio Grande do Sul.
Os candidatos realizarão as provas em dois turnos:
Manhã 2h30 de duração
nível médio: prova objetiva, contendo 20 questões, e redação; e
nível superior: prova objetiva de Conhecimentos Gerais, contendo 20 questões, mais discursiva Específica do bloco.
Tarde 3h30 de duração
nível médio: prova objetiva, contendo 40 questões; e
nível superior: prova objetiva de Conhecimentos Específicos, contendo 50 questões.
Para os cargos de nível médio, do Bloco 8, as provas objetivas terão questões de Língua Portuguesa, Noções de Direito, Matemática e Realidade Brasileira. Nesse caso, a discursiva será uma redação.
Já para os cargos de nível superior, na parte objetiva, os concorrentes deverão responder a questões sobre Políticas Públicas e Conhecimentos Específicos, a depender do bloco temático escolhido.
Na discursiva, será cobrada uma questão sobre Conhecimentos Específicos.
Com o "Manual das Provas CNU", você tem acesso a informações compiladas e a um checklist para as provas. BAIXE GRATUITAMENTE AQUI!
Aprovados no concurso IBGE devem ser convocados em 2025
A estimativa é que as primeiras convocações aconteçam em janeiro de 2025.
Em Goiás, por exemplo, estão previstas 28 vagas imediatas. Há ainda a chance de acréscimo de 25% da oferta, mediante autorização governamental. O que resultaria no aumento de sete novos convocados, alcançando 35 ao total.
A regional de Goiás já iniciou a contratação de serviços de Medicina do Trabalho para realizar exames clínicos admissionais dos novos servidores, com a emissão de atestado de saúde ocupacional (ASO).
O processo, ao qual a reportagem do Qconcursos Folha Dirigida teve acesso, prevê a realização de 35 exames clínicos. Ou seja, a regional já conta com a possível autorização de mais vagas para o concurso do IBGE.
Em entrevista exclusiva ao Qconcursos Folha Dirigida, concedida em fevereiro, o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, já tinha adiantado que o instituto faria o pedido para a chamada de 25% dos excedentes, previsto na legislação.
“A ideia é que a gente solicite os 25% adicionais das vagas. E certamente tão logo a gente veja que esse edital está perdendo a validade, a gente vai solicitar novo concurso. O ideal seria que os concursos públicos acontecessem de forma mais rotineira”, destacou.
A seguir, confira a entrevista completa com o coordenador de RH do IBGE sobre o concurso: