Concurso MPU tem veto de nível superior avaliado nesta quarta, 4

O Congresso Nacional avalia nesta quarta, 4 de outubro, a derrubada do veto sobre a mudança de escolaridade dos cargos de técnico do MPU. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Melis
Publicado em:03/10/2023 às 17:56
Atualizado em:04/10/2023 às 11:33

O Congresso Nacional analisará nesta quarta-feira, 4 de outubro, o veto parcial nº 10 de 2023, que altera a escolaridade dos cargos de técnico do Ministério Público da União (MPU) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).


A presença da exigência do nível superior de escolaridade para os cargos de técnicos consta no projeto de lei 2.969/2022; no entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o artigo que alterava o requisito.


A mudança na escolaridade do cargo foi proposta pela deputada Érika Kokay, por meio de emenda, durante a tramitação do Projeto de Lei (PL), na Câmara dos Deputados.


Na justificativa para o veto, o chefe do Poder Executivo Federal alegou vício de inconstitucionalidade, reforçando que tal alteração deveria ser proposta pelo procurador-geral da República.

Entretanto, em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa incorre em vício de inconstitucionalidade, pois os dispositivos não possuem estreita pertinência temática com a norma proposta originalmente, que decorre da cláusula de reserva de iniciativa, e usurparia, assim, competência privativa do Procurador-Geral da República, em ofensa ao disposto na alínea "d" do inciso II do § 1º do art. 61, no § 2º do art. 127 e no § 5º do art. 128 da Constituição, justificou o presidente.

Caso o Congresso Nacional rejeite o veto, o trecho do projeto será encaminhado à promulgação.


Conforme indicado no § 7º do art. 66 da Constituição Federal, caso a publicação não aconteça em um prazo de 48 horas, a promulgação será feita pelo presidente do Senado, e, se este não o fizer, caberá ao vice-presidente da Casa.


Toda aprovação começa com um plano! Invista na melhor preparação, com as assinaturas do Qconcursos e garanta uma das mais de 100 mil vagas em concursos em 2023!

Concurso MPU terá veto de nível superior avaliado na quarta, 4

(Foto: Divulgação)


Mais de 300 vagas previstas no PLOA 2024

De acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024, estão previstas 313 vagas para o Ministério Público da União.


Apesar de constar no documento, não há informações se o quantitativo de provimentos será destinado à convocação de aprovados no concurso de 2018 ou para um novo edital.


Conforme apresentado, os mais de 300 provimentos serão distribuídos entre os seguintes órgãos componentes do MPU:

  • 223 para o MPF;
  • 65 para o MPT;
  • 20 para o MPM; e
  • 5 para a Escola Superior do Ministério Público da União.

Novo concurso MPU está previsto

Apesar do último edital ainda estar vigente, as movimentações para um novo concurso MPU já foram iniciadas.


A comissão, inclusive, já foi formada e o Ministério Público da União começou a receber propostas de bancas interessadas na seleção.


Apesar da falta de informações sobre possíveis cargos ou o quantitativo de oportunidades, algumas movimentações internas apontaram possíveis áreas, como:

  • Polícia Institucional do MPU;
  • Tecnologia da Informação (TI); e
  • Perícia.

Das áreas citadas acima, a que tem mais chance de estar presente no novo concurso MPU é a Polícia Institucional, visto que a portaria que cria a carreira já foi publicada.


No momento, o salário inicial de um técnico MPU é de R$8.046,86, enquanto a remuneração de um analista é de R$13.020,64.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoMinistério Público do Trabalho