Segundo a Previc, a adesão deve ser feita até o prazo de 29 de setembro:
"A Diretoria Colegiada da PREVIC considera muito boa a proposta do Concurso Nacional Unificado, elaborada pelo Ministério da Gestão e Inovação. Participa das discussões sobre a medida, onde toma conhecimento em profundidade do projeto, com o interesse de assinar o termo de adesão, previsto para 20/9. A proposta encontra-se em análise para deliberação", disse.
A adesão dos órgãos é voluntária, mas todos receberam a proposta do Ministério das Gestão e Inovação (MGI) para participar deste novo modelo.
As provas estão previstas para acontecer em 25 de fevereiro ou no início de março de 2024, segundo informações passadas pelo MGI.
O edital só será publicado em dezembro, após todos os órgãos darem o retorno sobre a adesão.
Veja as vagas do concurso Previc
A Previc recebeu aval para preencher 40 vagas efetivas para carreiras de nível superior, sendo:
- 15 vagas para analista administrativo - R$7.090,37; e
- 25 vagas para especialista em previdência complementar - R$7.090,37.
A seleção foi anunciada no dia 18 de julho pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, junto ao anúncio de mais de 3 mil vagas em vários órgãos federais.
Segundo consta na portaria do concurso, o prazo máximo para a publicação do edital é de 180 dias, portanto, o documento precisa sair até 24 de janeiro de 2024 (quarta-feira).
Entretanto, se a Previc confirmar a participação no concurso unificado, o edital sairá junto com todos os órgãos que aderirem ao CNU, ou seja, em dezembro.
O último concurso Previc ocorreu há mais de dez anos, em 2010. A seleção foi de responsabilidade do Cebraspe.
Quer garantir a sua vaga em um concurso público? O QConcursos te apresenta o MAIOR COMBO de aprovação já visto! Garanta sua participação na LIVE GRATUITA de setembro e conquiste uma das mais de 100 mil vagas ainda em 2023!
Previc tem vagas autorizadas e confirma que vai aderir ao Concurso Nacional Unificado
(Foto: Divulgação)
Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:
O que é o Concurso Nacional Unificado?
A proposta do Concurso Nacional Unificado foi apresentada pelo governo no dia 25 de agosto. A ideia é aplicar uma única em 180 municípios do país.
O chamado "Enem dos concursos" tem como intuito democratizar o acesso ao serviço público, tornando o processo de seleção mais acessível e eficiente.
Das mais de 8 mil vagas autorizadas, o governo prevê que 7.826 oportunidades possam ser oferecidas nesta seleção unificada, podendo chegar à marca de 10 mil postos preenchidos. As oportunidades serão agrupadas em blocos temáticos, sendo:
(Tabela divulgada pelo MGI à imprensa)
Veja aqui quais órgãos podem participar!
O objetivo é avaliar o candidato em dois momentos, sendo eles:
- provas objetivas com matriz comum a todos os candidatos; e
- provas específicas e dissertativas por blocos temáticos.
Os resultados da primeira fase deverão ser divulgados até o final de abril do próximo ano. Já o início dos cursos de formação têm previsão entre junho e julho de 2024.
Concurso unificado já tem cronograma
O Concurso Nacional Unificado já conta com um cronograma definido. O edital está previsto para publicação até dezembro, com provas no dia 25 de fevereiro de 2024. Confira as datas:
- ato normativo do Ministério da Gestão criando comitê organizador - até 20 de setembro;
- adesão dos Ministérios ao Concurso Nacional Unificado - até 29 de setembro;
- publicação do edital do Concurso Nacional Unificado - até 20 de dezembro; e
- realização da prova em dia único - 25 de fevereiro de 2024 ou março de 2024 (sujeito a alteração).
As inscrições do Concurso Nacional Unificado serão feitas no site da banca organizadora a ser contratada. A instituição também ficará responsável pela aplicação das provas.
Quer saber mais detalhes? Acesse aqui!
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!