Concurso PC RJ: inspetora conta rotina de estudos e na carreira

Milena Machado, inspetora da Polícia Civil do Rio de Janeiro, relembra trajetória até aprovação no concurso PC RJ e como é a carreira. Veja!

Carreiras
Autor:Bruna Somma
Publicado em:25/01/2025 às 10:00
Atualizado em:24/01/2025 às 17:21

Ser aprovada em concursos policiais era a meta de Milena Machado, atualmente inspetora da Polícia Civil do Rio de Janeiro e mentora do Qconcursos. Ela sonhava com a carreira policial desde criança, pois se identificava com a profissão.


Formada em Direito, Milena começou a estudar para concursos públicos, mas não da maneira correta. Em 2021, tudo mudou.

"Nunca tinha conseguido estudar mais de um mês, achava muito chato, não sabia organizar meu material, como fazer revisão. E aquilo me desmotivava. Até o momento que eu me deparei com uma situação da minha vida que me desafiaram a estudar para concursos e passar. Eu gosto de desafio e topei", relembrou.

Foi então que Milena começou a se dedicar exclusivamente a concursos policiais. "Estudei, durante um ano, o eixo de disciplinas para a área Policial, focado na Polícia Civil e aproveitei outras oportunidades, como para a Polícia Penal".


O resultado foi a aprovação em cinco concursos para Polícia Civil e um concurso para a Polícia Penal, nos Estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Pará e Minas Gerais.


Diante de tantas aprovações, ela escolheu a Polícia Civil do Rio de Janeiro para servir. Poderia ser porque é o estado em que nasceu e foi criada. Mas não foi apenas por isso.


Aprovada no concurso PC RJ, Milena atua como inspetora

(Foto: Reprodução Instagram)


Milena Machado relembrou que a prova do concurso PC RJ fez a diferença na escolha.

"Eu viajei para vários estados fazendo provas e acabou que a prova do Rio de Janeiro me chamou a atenção. Foi a primeira vez que senti vontade de desistir no momento da prova, porque tive aquela sensação de não saber nada", contou.

Ela relembrou que foi ao banheiro para se acalmar e recuperar a força.

"Joguei uma água no rosto e fiz uma oração. Finalizei a prova porque via que era uma oportunidade que não podia desperdiçar. E fui aprovada nesse concurso e convocada".

A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta a assinatura mais completa do mercado AQUI!

A rotina como policial civil no Rio de Janeiro

A carreira como policial civil do Rio de Janeiro, segundo Milena, é viciante e versátil.

"A atividade é muito interessante, viciante, porque você não quer parar de trabalhar. São várias opções, desde o plantão, o expediente, o dia a dia, as investigações, a parte operacional", disse a inspetora da PC RJ.

Ela destacou a dinamicidade da carreira e as opções de atuação.

"Cada dia é um dia diferente, eu não gosto de todos os dias ter a mesma coisa para fazer, queria algo dinâmico. Não tem uma rotina de atividade, cada dia é um caso novo".

Milena relembrou que, desde o início, gostava mais da parte investigativa, indo até o final de uma investigação.

"Mas o plantão, em que você tem o contato com a população em si, também acabei gostando. Acho muito importante transitar por várias áreas e encontrar a beleza de cada uma delas", definiu.

A inspetora, aprovada no concurso PC RJ, reconheceu que ser policial no Rio de Janeiro demanda riscos e renúncias.

"A remuneração é atrativa e a função é encantadora. É claro que tem os riscos, não é fácil, você tem que abrir mão de algumas coisas, mas tem o seu valor".

Leia também:

Passar a experiência como concurseira adiante

Depois de conquistar seis aprovações em concursos durante um ano, Milena sentiu que era necessário passar sua experiência adiante. Foi então que começou a atuar também como mentora.

"Eu me divido entre a mentoria e a Polícia, meu coração ficou meio a meio".

Segundo ela, a mentoria ajuda na constância, na disciplina, na organização, saber o que estudar em cada dia da semana, como fazer a revisão.

"Ajuda muito a otimizar o tempo. A ideia é ter a aprovação em concurso em um tempo curto de preparação", afirmou Milena.

Para aqueles que irão começar os estudos para carreiras policiais, Milena recomendou foco nas disciplinas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Extravagante, Informática, Português e Raciocínio Lógico.


Milena Machado ainda deixou a seguinte mensagem:

"Às vezes, a gente não passa na primeira, na segunda prova, mas é essa história, esse caminho, esse percurso que vai fazer a diferença lá na frente. Se eu tivesse passado na primeira prova, eu não teria a história que eu tenho hoje. É um processo e ele é único, de cada um".

Conheça as mentorias do Qconcursos e tenha um plano de estudos otimizado e personalizado para você. Saiba mais aqui!


*Colaborou com este conteúdo o jornalista Raphael Teodoro.