Concurso Polícia Penal BA: secretário confirma edital para 2024

O secretário de Administração Penitenciária confirmou que o concurso Polícia Penal BA é esperado para o início de 2024. Saiba mais detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:23/11/2023 às 18:41
Atualizado em:24/11/2023 às 09:15

O secretário de Administração Penitenciária da Bahia, José Antônio Maia, confirmou a previsão de um novo concurso Polícia Penal BA. Segundo ele, a seleção é aguardada para o início de 2024 e deve ser autorizada este ano.


Em entrevista ao Jornal da Manhã, o chefe da pasta deu detalhes sobre o processo.

"Nós já temos um concurso pronto na mesa do governador, que vai ser homologado este ano (autorizado) para que nós possamos, no começo do ano, já fazer. São 287 vagas mais um cadastro de reserva", disse.

A oferta de vagas deve ser distribuída pelas Unidades Prisionais do Estado, com foco na capital, seguido de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras e outras regiões.


No primeiro semestre, ele já havia confirmado o novo concurso e informou que a seleção não ocorreu, até o momento, porque o governo aguardava pela aprovação da Casa Legislativa em relação à criação da Polícia Penal.


As 287 vagas foram solicitadas pela Seap ao governo. A pasta espera que a autorização seja concedida em sua totalidade e ainda consiga utilizar o cadastro de reserva.

Concurso Polícia Penal BA já tem comissão formada

Recentemente, a Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia reconstituiu a comissão organizadora do concurso Polícia Penal. O edital será publicado com vagas para a carreira de policial penal (antigo agente penitenciário).


Os servidores que fazem parte da comissão deverão elaborar o projeto básico do editar e dar andamento ao processo de escolha e contratação da empresa, que ficará responsável pela seleção dos candidatos.


Além das 287 vagas imediatas solicitadas, mais 800 vagas devem ser ofertadas na formação de um cadastro de reserva, totalizando assim 1.087 oportunidades para a carreira.

"Precisamos de mais efetivo. Já está na mesa do governador o próximo concurso público, que não fizemos ainda porque estávamos nessa transição de agente penitenciário para a Polícia Penal, mas o governador Jerônimo logo logo homologará e mandará publicar o edital", disse o secretário.


A MAIOR novidade do mundo dos concursos! Prepare-se para a Black Friday da Folha Dirigida por Qconcursos. Dia 24/11, às 9h. Cadastre-se gratuitamente e concorra a ofertas, prêmios e muito mais. Clique aqui!

Secretário revela previsão de concurso Polícia Penal BA para 2024

(Foto: Camila Souza/GOV BA)


Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas na região Nordeste.

Último concurso Polícia Penal BA completará dez anos

O último concurso Seap BA foi realizado em 2014. O edital trouxe a oferta de 490 vagas para agente penitenciário (atual policial penal).


O cargo tem como pré-requisito o nível médio completo. Já o salário, na época, era de R$1.775,69 para 30 horas semanais.


No entanto, os ganhos poderiam chegar a R$2.604,26, caso a carga horária fosse de 40 horas semanais.


A seleção foi organizada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e atraiu 17.957 candidatos, que foram avaliados por meio de:

  • provas objetivas e discursivas;
  • exame de documentação;
  • avaliação psicológica;
  • exame médico;
  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • exames pré-admissionais; e
  • investigação social. 

Os aprovados ainda realizaram um curso de formação, com bolsa de estudo no valor de um salário mínimo.


O regime de contratação foi o estatutário, que garante a estabilidade do servidor público. O concurso teve validade de um ano, prorrogado por igual período.


Dessa forma, a Seap da Bahia não tem mais cadastro de aprovados válido para suprir o déficit de pessoal ocasionado por aposentadorias, mortes, exonerações ou desligamentos em geral.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoSecretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia

Cargos

1

Vagas

1087
PRÓXIMA LIVEVer todas
Imagem do vídeo principal

Concurso TRE Unificado - Aula de Direito Penal: Usurpação de função pública

Equipe Qconcursos