A exigência representa uma mudança em relação aos concursos anteriores, que não estabeleciam uma idade máxima para ingresso na Polícia Penal de São Paulo.
A função substitui oficialmente o antigo cargo de agente de segurança penitenciária.
Requisitos para ingressar na Polícia Penal SP
Além da faixa etária, há outros critérios que precisam ser cumpridos para disputar uma das vagas no concurso Penal SP. São eles:
- ter nacionalidade brasileira;
- apresentar quitação com o serviço militar e eleitoral;
- ter conclusão do ensino superior ou equivalente;
- ter altura mínima de 1,60 metros para homens e 1,55 metros para mulheres;
- ter habilitação para dirigir veículos automotores na categoria “B”; e
- possuir boa saúde e boa conduta.
Esses requisitos serão verificados tanto na inscrição quanto durante as etapas do concurso público, que contém provas objetivas, avaliação física, psicológica e investigação social.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!

Após regulamentação, carreira da polícia penal SP tem novo requisito de idade (Foto: Divulgação)
Qual o salário da Polícia Penal SP?
De acordo com a legislação que regulamenta a carreira, o cargo de policial penal terá como salário inicial o valor de R$4.472, podendo ter ainda adicional de insalubridade e bonificação por resultados. Ao longo da carreira, o vencimento pode chegar a R$10.002,12.
O policial penal exercerá suas atividades em plantões ou em expediente administrativo, conforme a necessidade do serviço, estando sujeito à prestação de serviços em condições precárias de segurança e cumprimento de horário irregular.
O servidor estará sujeito a plantões noturnos e chamadas a qualquer hora.
Nova autorização está em andamento
O último aval para o concurso havia sido concedido em 2022, ainda para o antigo cargo de agente de segurança penitenciária. No entanto, essa autorização perdeu a validade após a regulamentação da Polícia Penal de São Paulo, concluída em 2024.
Diante disso, é necessária uma nova autorização para a realização do concurso.
A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP SP) já informou que o novo pedido de concurso está em andamento. Após a publicação do aval no Diário Oficial, será possível iniciar a contratação da banca organizadora.
"A Polícia Penal do Estado de São Paulo informa que está em processo a autorização para prover 1.100 cargos de Policial Penal. Assim que a autorização for publicada, será feita a contratação da empresa organizadora que realizará o concurso", consta em nota enviada à reportagem.
Além disso, a SAP confirmou que as 1.100 vagas serão abertas para homens e mulheres, sem distinção por gênero.
Em 2024, a secretaria chegou a informar uma oferta apenas para homens, por conta da diminuição da população carcerária feminina. Questionada novamente pela reportagem nesta terça, 15, a SAP SP disse que as 1.100 serão para ambos os sexos, sem distinção.
Comece sua preparação para o concurso Polícia Penal SP com videoaulas, questões, apostilas e mais. Acesse aqui!
Concurso Polícia Penal SP terá nova banca
Com a regulamentação da carreira e a exigência de nível superior, um novo processo para escolha da banca organizadora foi aberto.
Em 2023, a Fundação Getulio Vargas (FGV) chegou a ser contratada para conduzir a seleção, ainda sob os parâmetros da antiga carreira, de nível médio.
Contudo, o contrato com a FGV foi suspenso em maio de 2024, após a confirmação de que o novo concurso só ocorreria com a regulamentação oficial da Polícia Penal.
Agora, não há confirmação se a banca será mantida ou se uma nova empresa será escolhida.
Veja as etapas previstas para o concurso Polícia Penal SP
A lei complementar que instituiu a Polícia Penal em SP já estabelece quais serão as etapas do concurso. São elas:
- provas objetivas ou provas com títulos;
- prova de aptidão física e aferimento da estatura mínima;
- prova de aptidão psicológica; e
- comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada, inclusive mediante investigação social.
Em julho de 2023, chegaram a ser publicados dois editais para o antigo cargo de agente de segurança penitenciária. As seleções ofertavam 1.100 vagas, mas foram suspensas dias depois por não estarem adequadas à nova carreira de policial penal.
Os trâmites só foram retomados após a promulgação da lei que regulamentou a nova função.
