Concurso Unificado: governo detalha logística de segurança
Com provas previstas para o dia 5 de maio, o Governo Federal detalhou a logística de segurança do Concurso Unificado. Veja os detalhes!
Autor:Mateus Melis
Publicado em:09/04/2024 às 10:04
Atualizado em:09/04/2024 às 10:27
As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) estão marcadas para o dia 5 de maio, em 228 cidades. Diante disso, o governo detalhou como será feito o esquema de segurança para a manutenção da integridade da seleção.
Por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o governo detalhou a logística de segurança do Concurso Unificado ao jornal Folha de São Paulo.
O esquema de segurança foi elaborado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e também conta com o acompanhamento da Força Nacional, Polícias Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF) e Militar, além dos ministérios da Casa Civil e da Justiça.
A previsão é de que a distribuição dos cadernos inicie com 48 horas de antecedência às provas.
O processo de distribuição das provas do Concurso Unificado também contará com o apoio dos Correios, e toda a logística de entrega e guarda dos cadernos terá um esquema de vigilância.
De acordo com o coordenador-geral de logística do Concurso Unificado, Alexandre Retamal, todo o trabalho de segurança desenhado para a manutenção da lisura do CNU veio após experiências com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A vigilância seguirá até a entrega do material para a correção da Cesgranrio.
"Tudo isso veio da experiência do Enem e a gente acrescentou camadas a mais de segurança para ficar mais seguro. A gente está fazendo tudo o que a gente pode para que, no dia da prova, os candidatos cheguem lá e façam o seu melhor, sem ficar preocupados com essas coisas", informou.
Além da vigilância sobre os cadernos, o Concurso Unificado ainda terá a coleta de digital e o exame grafológico, para auxiliar na identificação do candidato e na segurança.
A poucos dias do Concurso Unificado, o Qconcursos guia a sua jornada nesta reta final na Maratona CNU, com simulados gratuitos. Cadastre-se e participe!
MGI reforça horários de aplicação das provas do CNU
As provas serão aplicadas nos turnos da manhã e tarde, de forma simultânea em 228 cidades. Veja:
Turno da manhã
Abertura dos portões: 7h30
Fechamento dos portões: 8h30
Início da aplicação: 9h
Duração da prova: 2h30
Ao longo da manhã, serão aplicadas as questões objetivas de Conhecimentos Gerais dos cargos, além das provas de redação e discursiva.
Turno da tarde
Abertura dos portões: 13h
Fechamento dos portões: 14h
Início da aplicação: 14h30
Duração da prova: 3h30
No turno da tarde, serão aplicadas as provas de Conhecimentos Específicos dos cargos, com 40 questões para o nível médio e 50 para o superior.
Será eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos ou nota zero na prova discursiva.
Isso se deve ao fato de que o órgão designou uma servidora, em caráter temporário, para realizar diversas atribuições. Entre elas o planejamento de "novas edições" do Concurso Unificado.
Na coletiva de imprensa sobre os dados de inscritos do CNU, a secretária executiva do MGI, Cristina Mori, comentou sobre a possibilidade de uma 2ª edição do Concurso Unificado.
Na ocasião, a secretária destacou que um novo edital depende das vagas que serão autorizadas pelo MGI, além do orçamento disponível para a execução de outro processo seletivo nacional.
A Folha Dirigida por Qconcursos preparou um levantamento com os órgãos que poderão estar no novo CNU. Veja os detalhes aqui!