Concursos BRB e Caixa são destaques nesta quarta, 10
Confira as diversas novidades de concursos públicos que foram divulgadas nesta quarta-feira, 10 de abril.
Política e Concursos
Autor:Mateus Melis
Publicado em:10/04/2024 às 18:20
Atualizado em:12/04/2024 às 18:27
Nesta quarta-feira, 10 de abril, foram divulgadas diversas notícias sobre seleções públicas, incluindo os concursos BRB e Caixa.
Foi divulgado o novo concurso público para o Banco de Brasília (BRB). A seleção é destinada ao provimento de 200 oportunidades (100 imediatas e 100 de cadastro reserva) para o cargo de analista de tecnologia da informação.
Os aprovados e convocados terão ganhos de R$10.204,91. As inscrições deverão ser realizadas no site da banca organizadora, o Iades, no período de 8 de maio a 9 de junho.
Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, no dia 14 de julho.
A Caixa repassou à Folha Dirigida por Qconcursos, de forma exclusiva, o número total de inscritos no concurso público que ofeece mais de 4 mil oportunidades.
De acordo com a estatal, a seleção reuniu 1.201.097 inscritos.
Veja mais detalhes sobre o concurso BRB e o número de inscritos na Caixa no Folha News desta quarta, 10.
80% dos inscritos no Concurso Unificado têm entre 20 e 44 anos
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) registrou mais de 2 milhões de inscritos. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), 80,3% desses candidatos têm entre 20 e 44 anos de idade.
A análise sobre o perfil de inscrições no CNU, por faixas etárias, indica elevado interesse dos grupos de jovens e adultos com menos de 45 anos em integrar os quadros federais.
Os dados sobre o número de inscrições, segmentados por faixas etárias, são da Fundação Cesgranrio, banca organizadora do concurso.
O maior quantitativo está na faixa de 25 a 34 anos, com 821.523 inscrições. Isso representa 38,3% do total de candidatos.
Nesse grupo entre 25 e 34 anos, a fatia feminina é majoritária, com 462.377 mulheres inscritas (56,3%); ante 359.146 homens inscritos (43,7%).
Os dados indicam um alinhamento ao perfil geral do CNU, que é composto por 56,2% de mulheres e 43,8% de homens.
Ministra articula para a aprovação do PL de Cotas em concursos
A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, se reuniu na terça-feira, 9, com o relator do Projeto de Lei nº 1958/21, que prevê a renovação da política de cotas raciais em concursos púbicos, senador Humberto Costa e o líder de governo, senador Jacques Wagner.
O objetivo foi articular e debater sobre o PL de Cotas. Também participou da reunião a secretária de Politicas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial, Márcia Lima.
O projeto de lei chegou a entrar na pauta desta quarta, 10, da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. Porém, os integrantes não chegaram a votá-lo diante do debates de outros itens.
Embratur anuncia novo concurso com 80 vagas ainda este ano
O primeiro concurso da Embratur, após ter virado agência em 2020, está confirmado e será realizado ainda este ano. A previsão é para 80 vagas, segundo informações confirmadas à Folha Dirigida por Qconcursos.
De acordo com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), uma comissão já foi criada para realizar o levantamento de vagas, áreas e cargos necessários.
A previsão é que as 80 vagas sejam divididas entre 40 imediatas e 40 para cadastro de reserva.
Em ofício encaminhado ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e demais secretários, o presidente João Pedro Barroso apresentou o PL e expôs os motivos da proposta, que visa fortalecer a fiscalização do Mercado de Capitais.
O texto do projeto cita as necessidades de ampliação do quadro de cargos e propõe uma adequação da estrutura à realidade atual do Mercado de Capitais.
De acordo com a CVM, a ampliação do quadro de servidores efetivos não gera efeitos imediatos em orçamento, uma vez que a proposta visa criar cargos efetivos vagos. Estes, serão preenchidos por futuros concursos.
Após comissão, TRT SE cria página do novo concurso
O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª região, em Sergipe, criou a página oficial do seu novo concurso TRT SE. Com isso, o órgão avança com os preparativos rumo ao edital.
A página criada compila todos os últimos atos do órgão, como as comissões já formada e a resolução da seleção.
No mesmo ambiente, deverá ser publicado o edital e todos os atos de convocação.
Até o momento, o TRT SE não estipulou prazos para anunciar a banca organizadora e publicar o edital de abertura.
Histórico aponta banca mais cotada para concurso PC MG
A Polícia Civil de Minas Gerais tem autorização para realizar um novo concurso PC MG com 255 vagas para os cargos de investigador, delegado, perito criminal e médico-legista.
A expectativa é que o edital possa ser publicado ainda no primeiro semestre. Para isso, a corporação deve seguir com algumas etapas internas de organização do concurso.
Depois da autorização, a próxima etapa é a contratação da banca organizadora que realizará o concurso, sob coordenação da Academia de Polícia Civil.
Os últimos concursos PC MG foram organizados pela Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc). Ela ficou responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas das seleções, como as provas objetivas.
O histórico pode favorecer a contratação da Fumarc também para o novo concurso da Polícia Civil de Minas Gerais. Por enquanto, a corporação ainda não confirmou a banca escolhida.
Órgão designa fiscais e edital do concurso TJ MA se aproxima
Foram divulgados os servidores que ficarão responsáveis pela fiscalização do contrato entre o Tribunal de Justiça do Maranhão e o Instituto Consulplan, responsável pelo novo concurso TJ MA.
O novo concurso TJ MA será destinado ao provimento de 43 vagas imediatas e oportunidades para cadastro de reserva.
O Governo do Paraná sancionou, na última terça-feira, dia 9, o texto da Lei Estadual nº 21.925/2024, que amplia em 273 cargos o efetivo da Polícia Militar e favorece a convocação de aprovados no próximo concurso PM PR.
Conforme destacado no texto da lei, com o acréscimo de 273 cargos, o efetivo da Polícia Militar passa para 23.469 policiais.
De acordo com o próprio governo, os novos cargos são para coronel, tenente-coronel, major, capitão, tenente, sargento, cabo e soldado.
Contrato é assinado e concurso SOP CE pode sair para 64 vagas
O contrato com a banca organizadora do concurso SOP CE foi assinado e o edital da seleção da Superintendência de Obras Públicas do Estado do Ceará pode ser divulgado a qualquer momento.
O contrato entre o órgão e a banca Idecan foi acessado pela Folha Dirigida por Qconcursos. Com a confirmação, a expectativa agora é pela divulgação do extrato no Diário Oficial do Estado.
A próximo etapa será então a publicação do edital, com 64 vagas de nível superior.
As oportunidades serão destinadas à carreira de analista de infraestrutura, nas especialidades de Engenharia (Civil, Elétrica e Mecânica), Arquitetura e Direito, além do cargo de contador.
Mais de 200 vagas são aprovadas e poderão ser ofertadas no concurso Campinas SP
A Câmara de Vereadores de Campinas, em São Paulo, aprovou, por unanimidade, projetos de lei que criam mais de 200 vagas para os quadros administrativos do município.
Esse quantitativo deverá ser preenchido por meio de novo concurso Campinas SP. Um dos projetos é para abertura de 20 vagas para arquiteto, 80 para engenheiro, oito para técnico em agrimensura e dez para técnico em edificações.
O segundo projeto cria 60 vagas de assistente social e 40 de agente de ação social, ambos para lotação na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.