Provas do CNU, Caixa, Correios e BNDES são os destaques da semana

Além das provas que foram adiadas em diversos concursos, confira outros destaques que foram divulgados nesta semana.

Política e Concursos
Autor:Mateus Melis
Publicado em:10/05/2024 às 18:42
Atualizado em:13/05/2024 às 08:59

Ao longo desta semana (5 a 10 de maio) diversas notícias de concursos públicos foram divulgadas pela Folha Dirigida por Qconcursos.


Um dos destaques diz respeito às possíveis novas datas de aplicação do Concurso Nacional Unificado.


Adiadas devido às chuvas no Rio Grande do Sul, as provas objetivas e discursivas seguem ainda sem uma nova data de aplicação.


No entanto, de acordo com fontes da Folha Dirigida por Qconcursos, uma das datas cogitadas é o dia 18 de agosto.


Apesar disso, é importante destacar que essa foi a primeira data cogitada e ainda não está certo que as provas serão remarcadas para este dia.

Provas do concurso Caixa parcialmente adiadas

Após a suspensão da aplicação das provas do CNU, as atenções ficaram voltadas, ao longo da semana, para o concurso Caixa, cuja seleção conta com mais de 1 milhão de inscritos.


Nesta sexta-feira, 10, Folha Dirigida por Qconcursos divulgou, de forma exclusiva, que as provas estão adiadas somente para os candidatos do Rio Grande do Sul. No estado, o concurso Caixa conta com 47 mil inscritos.


Prepare-se para o concurso Caixa! Tenha a acesso ao material completo para os seus estudos aqui!

Resolução do TSE é aprovada

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral aprovou na última terça-feira, 7, a resolução que reestrutura cargos da Justiça Eleitoral.


Com a aprovação, o novo edital do concurso TSE Unificado já pode sair. O que impedia a divulgação do documento era justamente a aprovação da resolução pelo Plenário.


Veja os detalhes aqui!

Bancas na disputa pelo concurso Correios

Com exclusividade, Folha Dirigida por Qconcursos confirmou os nomes de três organizadoras que enviaram propostas e estão na disputa. São elas:

  • Fundação Cesgranrio;
  • Cebraspe; e
  • Idecan.

Vale lembrar que outras instituições também podem ter enviado suas propostas de preço aos Correios.


A previsão é de edital até o mês de agosto.


Veja os detalhes aqui!


Comece sua preparação para o concurso Correios. Tenha acesso a videoaulas, PDFs, questões e muito mais. Clique aqui e confira!

Contrato revela etapas do concurso BNDES

Sob a organização da Fundação Cesgranrio, o concurso BNDES contará com provas objetiva e discursiva.


A informação sobre as provas consta no contrato entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e a banca, acessado pela Folha Dirigida por Qconcursos.


Veja os detalhes aqui!

Edital do concurso Embrapa até junho

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária confirmou, com exclusividade à Folha Dirigida por Qconcursos, que o edital do seu concurso Embrapa está previsto para ser publicado ainda neste primeiro semestre, ou seja, até o mês de junho.


Veja os detalhes aqui!

Limite do quadro de pessoal da Ebserh é ampliado novamente

O limite do quantitativo de pessoal da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi ampliado novamente. A medida pode beneficiar aprovados no último concurso Ebserh.


De acordo com o novo texto, o limite de pessoal foi fixado em 69.857 servidores, sendo 67.283 do quadro permanente e 2.574 do quadro transitório, composto por servidores estatutários RJU não substituíveis.


Veja os detalhes aqui!

Banca é contratada para o curso de formação do concurso AFT

O concurso AFT, com 900 vagas, terá uma nova banca organizadora para o curso de formação. O Cebraspe foi o vencedor da licitação, após apresentar a melhor proposta ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).


Veja os detalhes aqui!

Provas adiadas

Além do CNU e da Caixa (parcialmente), diversas outras provas foram adiadas ao longo da semana devido às chuvas no Rio Grande do Sul.


O concurso Anatel, cuja aplicação das etapas aconteceria em 26 de maio, comunicou o adiamento das provas objetivas e discursivas nesta sexta, 10.


Uma nova data ainda será divulgada pela banca Cebraspe.


O Banco Central foi outro órgão que comunicou nesta semana o adiamento das provas objetivas e discursivas da seleção.


A mesma atitude também foi tomada pela Comissão de Valores Mobiliários, que estava com provas previstas para 26 de maio.


De acordo com a CVM, as provas foram remarcadas para 23 de junho.


O concurso Inmetro também divulgou o comunicado de adiamento das provas objetivas da seleção.


Ainda não há uma nova data para a aplicação das etapas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Editais previstos

Ao longo desta semana foram divulgadas informações sobre diversos editais de concursos públicos previstos.


Macaé RJ

A banca do concurso Macaé RJ foi definida para o edital com 647 vagas. De acordo com dispensa divulgada no diário oficial do município, a seleção ficará sob responsabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGV).


Salvador BA

Nesta semana foi autorizada a realização do concurso Salvador BA para 679 vagas. As comissões da seleção já foram formadas.


Ainda não há um cronograma para as etapas.

Editais publicados

Confira abaixo alguns dos editais que foram divulgados nesta semana:


Concurso Marinha Efomm

Foi publicado o edital do concurso Efomm para o ano de 2025, com chances para o nível médio. A oferta é de 293 vagas e destinada a candidatos de ambos os sexos.


A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante oferece chances nos dois Centros de Instrução: no Rio de Janeiro e no Pará.


Veja os detalhes aqui!

Concurso Duas Barras RJ

Saiu o novo edital de concurso Duas Barras RJ. A seleção conta com uma oferta imediata de 245 vagas mais cadastro de reserva, em cargos de todos os níveis de escolaridade.


Com chances em diversas áreas, os salários variam entre R$1.342,87 e R$11.748,55, em início de carreira.


Veja os detalhes aqui!


Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!