Censo 2024 revela número de servidores federais e traz tendências
O número de servidores federais voltou a oscilar em 2024, mas com boas perspectivas para o ano que vem. Veja os dados no Censo dos Concursos 2024!
Censo dos Concursos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:27/12/2024 às 12:13
Atualizado em:27/12/2024 às 12:26
O número de servidores ativos no Executivo Federal tem oscilado nos últimos anos, mas a expectativa é de um novo aumento no próximo ano. Esse crescimento será impulsionado pela primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU).
Afinal, a previsão é de que os resultados finais do CNU sejam divulgados no dia 11 de fevereiro, e os órgãos que aderiram poderão iniciar as admissões.
Embora ainda tenham algumas etapas adicionais, como o curso de formação, todos os mais de 6 mil aprovados nas vagas imediatas deverão ingressar em 2025, conforme previsto pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
Portanto, o número de servidores federais em 2025 deverá registrar um salto significativo, retomando o crescimento após uma nova queda em 2024.
É importante destacar, também, que, além do CNU, outros concursos federais foram realizados separadamente, por órgãos que não aderiram ao "Enem dos Concursos".
Desta forma, a demanda de novos servidores poderá ser ainda maior que os 6 mil aprovados no CNU.
Esses dados estão presentes no Censo dos Concursos 2024, elaborado pelo Qconcursos, que traz uma análise detalhada do mercado e números relevantes.
Número de servidores federais: subiu ou desceu?
O Censo dos Concursos mostra uma oscilação no número de servidores federais. No entanto, apesar de apresentar uma queda representativa entre 2019 e 2022, o número sempre se manteve na faixa de 1,2 milhão.
O Governo Federal chegou a apontar que essa diminuição, entre 2019 e 2022, impactou a eficiência dos serviços públicos.
Em 2023, o número voltou a subir e atingiu 1.223.213 concursados no Brasil, um crescimento significativo, impulsionado pela quantidade de oportunidades abertas no primeiro ano de mandato do Governo Lula, após as Eleições de 2022.
Apesar de não ter sido muito significativa, uma nova queda foi registrada em 2024. O Censo revela que, até novembro, o número de servidores era de 1.222.723.
A queda no número de servidores de 2023 para 2024 foi de 490 servidores, representando uma redução de 0,04%.
De acordo com o Censo, apesar da queda registrada em 2024, a previsão é de novo crescimento em 2025.
Além do CNU, a retomada de oportunidades no setor de concursos públicos foi bastante visível ao longo deste ano. Um exemplo disso foi a Lei Orçamentária Anual (LOA), que previu o preenchimento de até 50.570 vagas.
Desse total, 40.752 vagas foram destinadas ao Poder Executivo, 8.759 ao Poder Judiciário e 1.059 ao Poder Legislativo.
Se a expectativa é por um novo crescimento no número de servidores em 2025, automaticamente o número de interessados em prestar concursos em 2024 se mostra relevante.
O Censo dos Concursos revela que, em 2024, houve o ingresso de 3.500.000 novos concurseiros.
No entanto, esse quantitativo não revela um crescimento e, na verdade, é menor do que os anos anteriores. Ele, inclusive, demonstra uma redução na entrada de novos concurseiros no mercado, quando comparado com outros períodos.
De acordo com esse indicador, essa é a terceira redução consecutiva no total de concurseiros no país.
A previsão para os próximos anos é positiva, considerando que o Governo Federal continua adotando uma política de ampliação de vagas e reforçando a importância da valorização do serviço público, um tema recorrente nas declarações das autoridades.
A criação do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) destaca-se pela transparência e pelos investimentos em iniciativas voltadas aos servidores, o que eleva o interesse pelos concursos e tende a manter essa tendência crescente nos próximos anos.
Atrativos do serviço público
Embora o número de servidores oscile e o total de concurseiros não tenha aumentado em 2024, os atrativos do serviço público continuam a conquistar aqueles que buscam uma oportunidade efetiva.
A estabilidade permanece sendo o principal atrativo, consolidando o serviço público como uma escolha sólida e promissora para quem deseja uma carreira de longo prazo.
Além disso, outros benefícios podem ser destacados, como:
diversidade de cargos;
grande quantidade de oportunidades nas principais carreiras do mercado;
possibilidade de ingresso em órgãos de referência internacional, como a Polícia Federal e o Banco Central; e
busca por melhores salários.
São essas e outras vantagens adicionais que fazem do serviço público a principal opção para quem quer construir uma carreira profissional estável e garantir uma vida financeira sólida.