Concurso Unificado: veja quando locais de prova serão divulgados

Após a remarcação das provas do Concurso Nacional Unificado, saiba quando os locais de aplicação serão divulgados.

Autor:Bruna Somma
Publicado em:13/06/2024 às 15:17
Atualizado em:13/06/2024 às 15:58

As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) foram remarcadas para o dia 18 de agosto. A partir disso, a banca organizadora da seleção fará uma nova divulgação dos locais de aplicação.


Os candidatos deverão acessar a página do concurso no dia 7 de agosto para consultar o novo Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).


O Cartão trará as informações atualizadas sobre o local de aplicação das provas, com os horários e sala em que o concorrente deverá comparecer.


Inicialmente, as provas do CNU seriam realizadas no dia 5 de maio. No entanto, dias antes, o Governo Federal decidiu adiar a aplicação em todo o país em razão das fortes chuvas e do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.


O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), organizador do concurso, informou que está trabalhando para a permanência dos locais de aplicação.


Há situações, porém, em que os locais podem ser alterados. Como, por exemplo, no Rio Grande do Sul, estado atingido por fortes chuvas e enchentes, desde o final de abril.

Locais de prova do Concurso Unificado serão divulgados no dia 7 de agosto

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O MGI informou ao Qconcursos Folha Dirigida que, "em razão da situação atípica enfrentada pelo Rio Grande do Sul, alguns locais de prova podem mudar no estado".


Os candidatos não poderão alterar a cidade de aplicação das provas. Será mantida a escolha feita no ato da inscrição.


Com o "Manual das Provas CNU", você tem acesso a informações compiladas e a um checklist para as provas. BAIXE GRATUITAMENTE AQUI!

Ministra explica o porquê da remarcação das provas para agosto

Segundo a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, três fatores foram considerados para a remarcação das provas para 18 de agosto

  • o tempo mínimo para reconstrução do Rio Grande do Sul; 
  • um período do ano com menor incidência de chuvas; e 
  • um domingo sem grandes provas de concursos marcadas. 
"18 de agosto é um tempo suficiente para a situação do Rio Grande do Sul estar mais estabilizada e a gente conseguir ver o espaço de provas lá e, ao mesmo tempo, do ponto de vista hidrológico no Brasil, o mês de agosto é o de menor incidência hidrológica no Brasil inteiro. Maio é baixo, mas é muito superior a agosto. E também 18 de agosto não tinha nenhum grande concurso sendo feito no Brasil", detalhou a ministra em entrevista coletiva concedida à mídia alternativa e coordenada pelo Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão do Itararé.

A data das provas foi confirmada em nota oficial do Governo Federal na manhã do dia 23 de maio.


O cronograma completo, após a remarcação das provas, está previsto para ser divulgado ainda em junho.


Até o momento, foram confirmadas apenas duas datas do novo cronograma:

  • divulgação dos locais de provas: 7 de agosto; e
  • realização das provas: 18 de agosto.

Caso as provas tivessem sido realizadas em maio, a convocação dos aprovados seria iniciada em 5 de agosto. Ou seja, o intervalo seria de três meses entre as provas e as convocações.


Ainda não há confirmação se esse intervalo será mantido com a remarcação das provas para agosto. Em caso positivo, as primeiras convocações de aprovados poderão ser feitas a partir de novembro.

CNU não terá reabertura de inscrição e devolução da taxa

Depois da remarcação das provas, o Ministério da Gestão confirmou a posição de que os candidatos não poderão solicitar a devolução da taxa.


Conforme informado pelo MGI, os casos passíveis de reembolso de inscrição, até o momento, são aqueles que já estão previstos em edital:

  • falta de energia elétrica, que prejudique a visibilidade por ausência de luz natural; ou
  • desastres naturais, que comprometam a infraestrutura do local de realização das provas.

O Ministério ainda acrescentou que qualquer mudança nessa orientação será anunciada pela pasta.


Também não está prevista a reabertura das inscrições.

"Não será aberto um novo prazo de inscrição. Todos 2.144.435 milhões de candidatos estão mantidos e poderão fazer as provas", afirmou o MGI.

Provas do Concurso Unificado serão realizadas em dois turnos

O Concurso Nacional Unificado será composto por provas objetivas e discursivas. A aplicação será nos turnos da manhã e da tarde, nos seguintes horários:


Turno da manhã

  • Abertura dos portões: 7h30
  • Fechamento dos portões: 8h30
  • Início da aplicação: 9h
  • Término da aplicação: 11h30
  • Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 12h30
  • Duração da prova: 2h30

Turno da tarde

  • Abertura dos portões: 13h
  • Fechamento dos portões: 14h
  • Início da aplicação: 14h30
  • Término da aplicação: 18h
  • Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 19h.
  • Duração da prova: 3h30

No turno da manhã, os inscritos nos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e a uma questão dissertativa de Conhecimento Específico.


Para o bloco de nível médio (8), os participantes farão 20 questões de múltipla escolha e uma redação.  


No período da tarde, para os blocos de nível superior (1 a 7), serão cobradas 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos.


Já os candidatos no bloco de nível médio (8) farão mais 40 questões objetivas.


Será eliminado quem obtiver aproveitamento inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos ou nota zero na prova discursiva.


A oferta será de 6.640 vagas em cargos dos níveis médio e superior, com salários que podem ultrapassar os R$20 mil. As oportunidades estão distribuídas por 21 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.


Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos

Salário

Até R$ 22.921,71

Cargos

9

Vagas

13280
PRÓXIMA LIVEVer todas
Imagem do vídeo principal

Escrevente TJ-SP - Aula de Atualidades: Resolução de questões - Mudança Climática Global

Equipe Qconcursos