A autorização para a convocação dos excedentes foi divulgada no dia 21 de setembro. Anteriormente, seriam 24 vagas, no entanto, o número passou para 27.
Organizado pelo Cebraspe, o concurso ANM de 2021 ofereceu 40 vagas para o cargo de especialista em recursos minerais.
Para ingressar na carreira, o candidato deveria possuir nível superior em algumas das seguintes áreas: Geologia, Engenharia Geológica, Engenharia Hídrica, Engenharia de Minas, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental ou Engenharia Florestal.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas. Foram exigidos conhecimentos nas seguintes áreas:
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Ética no Serviço Público; e
- Tópicos de conhecimentos específicos.
O salário inicial do aprovado será de R$12.400,27.
Quer garantir a sua vaga em um concurso público? Conheça a Vitalícia Qconcursos, com descontos especiais em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!
Concurso ANM tem mais 27 aprovados nomeados
(Foto: Divulgação)
Novo concurso ANM está previsto
Um novo concurso ANM poderá ser realizado em breve. Isso porque a realização de seleção para a autarquia está no radar do Governo Federal.
Em junho, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, recebeu deputados para dialogar sobre questões referentes ao fortalecimento da Agência Nacional de Mineração. Na pauta, um novo concurso ANM foi discutido.
O novo edital do concurso da Agência Nacional de Mineração chegou a estar previsto para este segundo semestre, mas, até o momento, não foi autorizado.
Segundo o MGI, com as novas nomeações, a pasta poderá avançar na autorização do novo concurso para a agência.
Anteriormente, o MGI já havia autorizado o provimento de 24 especialistas em recursos minerais aprovados no concurso de 2021 (atualizado para 27).
"A gente tinha autorizado aquelas 40 vagas no início e o máximo que eles conseguem prover agora são 24 vagas, porque foi um concurso pequeno, mas a gente vai, provavelmente, no segundo semestre, fazer um novo concurso para eles. É uma área que está precisando muito de gente", afirmou a ministra Esther Dweck, em coletiva realizada em junho.
No último pedido de edital feito pela autarquia, a ANM solicitou concurso para o provimento de 1.003 vagas para os cargos de especialista, analista administrativo, técnico em atividades de mineração e técnico administrativo.
Déficit de pouco mais de 600 servidores
De acordo com dados do Governo Federal, a ANM registra déficit de pouco mais de 600 servidores em seu quadro, o que representa uma defasagem de 68,7%.
Devido à falta de servidores, a preocupação fica na fiscalização, sobretudo, de diversas barragens espalhadas pelo Brasil.
Cabe destacar que a falta de recomposição do quadro funcional foi uma das pautas de servidores do órgão que, em abril, aderiram ao "estado de greve".
"A ANM já se encontra em estado de colapso operacional, tendo sua força de trabalho limitada aos serviços essenciais. Na prática, os sucessivos governos já colocaram a ANM em estado de paralisação operacional parcial onde a agência não possui condições de exercer suas atividades de forma contínua por falta de pessoal, com vencimentos 50% inferiores aos servidores das demais agências", reforçou o sindicado que representa a categoria.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!