Concurso ANTT: carta conjunta pede aval para mais 322 vagas

Uma carta conjunta enviada por associações pedem apoio ao Ministério do Transporte para um aval maior no concurso ANTT. Confira os detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:09/10/2023 às 12:46
Atualizado em:09/10/2023 às 12:58

As vagas autorizadas para o concurso ANTT não serão capazes de suprir o déficit de pessoas e as confederações pedem apoio ao Ministério do Transporte para um quantitativo maior.


Em uma carta conjunta enviada ao ministro Renan Filho, a Confederação Nacional do Transporte (CNT), junto com outras associações, reconhecem a iniciativa do governo em autorizar um novo concurso para a ANTT, mas se preocupam com o baixo quantitativo.


Isso porque o aval foi dado para o provimento de 50 vagas de especialista em regulação, enquanto o pedido enviado pela autarquia era para 372 oportunidades.


A ANTT solicitou 124 vagas para especialista em regulação, 48 para analista administrativo e 200 para técnico administrativo. O aval dado não supre nem 50% das vagas solicitadas.


Com mais de 780 cargos vagos, a carência de pessoal da agência continuará mesmo após as 50 vagas preenchidas.


Veja um trecho da carta conjunta enviada pela CNT junto às demais associações:

(Reprodução)

Concurso ANTT terá cadastro de reserva

Em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, a Agência Nacional de Transportes Terrestres confirmou que o edital também contará com a formação de um cadastro de reserva.


Dessa forma, o cadastro poderá ser usado durante o prazo de validade, possibilitando mais convocações. Essa é forma que a ANTT tem para conseguir aproveitar o máximo de aprovados e amenizar o seus cargos vagos, até uma nova autorização.


Para chamar mais aprovados, no entanto, será necessário um aval do MGI, que poderá permitir até 25% além do quantitativo inicial. Para mais vagas além deste percentual, será necessário um decreto presidencial.


A ANTT também já trabalha na escolha da banca organizadora e deve anunciar a escolhida até 19 de outubro.


Veja também:

+ ANTT quer edital em 2023 e novas autorizações de concursos


A comissão do concurso ANTT recebeu o interesse de seis bancas organizadoras. A autarquia revelou que as interessadas, até o momento, são:

  • Fundação Getúlio Vargas (FGV);
  • Cebraspe;
  • Fundação Carlos Chagas (FCC);
  • Instituto de Desenvolvimento Educacional (Idecan);
  • Instituto Avalia; e
  • Instituto Nosso Rumo.

A seleção será para preencher cargos de especialista, de nível superior. A carreira conta com ganhos iniciais de R$17.071,35. O valor já inclui o vencimento inicial mais o auxílio alimentação reajustados no início do ano pelo Governo Federal.


Toda aprovação começa com um plano! Invista na melhor preparação, com as assinaturas do Qconcursos e garanta uma das mais de 100 mil vagas em concursos em 2023!

ANTT tem concurso autorizado, mas 50 vagas não suprem todo déficit da autarquia

(Foto: Governo Federal)


Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:


Concurso ANTT terá edital este ano

A ANTT informou que o prazo do edital é aquele que consta na portaria autorizativa, ou seja, de até seis meses, sendo assim, até 15 de janeiro de 2024. A agência optou em não aderir ao Concurso Unificado.


As provas devem ocorrer até dois meses após a publicação do documento, ou seja, até março do ano que vem.


Em resposta à reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, garantiu que o objetivo é que os editais autorizados no último dia 18 de junho sejam publicados ainda este ano. As nomeações ficarão para o ano de 2024.


A Agência Nacional de Transportes Terrestres não realiza concurso para efetivos desde 2013.


Último concurso ANTT completa dez anos


O último concurso para a ANTT ofereceu 135 vagas e contou com chances em cargos de níveis médio e superior. Desse total, dez foram para técnico administrativo, 45 para técnico em regulação, 17 para analista administrativo e 63 para o cargo de especialista em regulação. 


Grande parte das oportunidades foi destinada a lotação em Brasília, mas outros municípios como Boa Vista RR, Rio Branco AC e Porto Velho RO também foram contemplados.


A organização do último concurso da ANTT foi de responsabilidade do Cebraspe. Na ocasião, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo questões de Conhecimentos Básicos e Específicos. 


Também foram aplicadas provas de redação, avaliação de títulos (para os cargos de nível superior) e curso de formação para o especialista.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!