"Diante da autorização, a Agência está promovendo as medidas necessárias para a realização de concurso público, ainda em 2023, para o preenchimento dessas vagas autorizadas".
Quanto ao Concurso Nacional Unificado, a ANTT ainda não tomou uma decisão e informou que o "o assunto será submetido à deliberação da Diretoria", por enquanto sem posição oficial.
À reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos, a autarquia retornou dizendo que "está avaliando a questão do Concurso Nacional Unificado e que uma decisão ainda não foi tomada."
A portaria de autorização estabelece o prazo de até seis meses para o edital ser divulgado, ou seja, até 15 de janeiro de 2024. No entanto, a ANTT revela o desejo de publicá-lo ainda este ano.
Caso resolva aderir ao Concurso Unificado, o edital é aguardado para sair em dezembro, conforme cronograma divulgado pelo Ministério da Gestão e Inovação.
ANTT quer novas autorizações de concurso
Embora tenha sido incluída no pacote de concursos do Governo Federal para este ano, a ANTT busca por novas autorizações. Isso porque no quantitativo não chegou nem perto do que foi solicitado pela autarquia.
A agência revelou que foram solicitadas, no ano passado, 362 vagas para cargos de especialistas, analistas, técnicos em regulação e técnicos administrativos.
No entanto, apenas 50 vagas para o cargo de especialista em regulação foram contempladas na autorização deste ano.
Diante deste cenário, a ANTT informou que foi encaminhado um novo pedido de concurso público ao MGI, solicitando o preenchimento de 372 vagas, distribuídas entre vários cargos, aguardando desta forma uma nova autorização para a realização da seleção em seguida.
ANTT já trabalha na escolha da banca
Antes do anúncio do Concurso Nacional Unificado por parte do Governo Federal, a ANTT já estava realizando movimentações para escolher a banca organizadora.
A comissão organizadora já recebeu o interesse de seis bancas organizadoras.
Em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, a autarquia revelou que as interessadas, até o momento, são:
- Fundação Getúlio Vargas (FGV);
- Cebraspe;
- Fundação Carlos Chagas (FCC);
- Instituto de Desenvolvimento Educacional (Idecan);
- Instituto Avalia; e
- Instituto Nosso Rumo.
A ANTT não informou um prazo para definir a banca organizadora.
Em resposta na última segunda-feira, 18, a ANTT informa que "todos os levantamentos e procedimentos da escolha da banca organizadora estão sendo estabelecidos pela Comissão de Concurso da ANTT."
No início de setembro, foi publicado em Diário Oficial uma deliberação que altera o Plano de Contratações Anual (PCA) 2023, incluindo despesas para a contratação da banca. O documento prevê que a escolha seja feite em 19 de outubro deste ano.
Quer garantir a sua vaga em um concurso público? Conheça a Vitalícia Qconcursos, com descontos especiais em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!
ANTT tem concurso autorizado e quer edital ainda em 2023, além de mais autorizações
(Foto: Governo Federal)
Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:
Concurso ANTT terá cadastro de reserva
A Agência Nacional de Transportes Terrestres confirmou, também, que além das 50 vagas autorizadas o edital também contará com a formação de um cadastro de reserva.
O cadastro poderá ser usado durante o prazo de validade, possibilitando mais convocações.
Mas, para isso, será necessária uma autorização do MGI, que poderá permitir até 25% além do quantitativo inicial. Para mais vagas, será necessário um decreto presidencial.
Último concurso ANTT ocorreu em 2013
O edital do último concurso para a ANTT ofereceu 135 vagas e foi publicado em 2013, ou seja, há dez anos. A oferta foi para cargos dos níveis médio e superior.
Do total, foram dez oportunidades para técnico administrativo, 45 para técnico em regulação, 17 para analista administrativo e 63 para o cargo de especialista em regulação.
A maior parte das vagas teve sua lotação em Brasília, mas outros municípios como Boa Vista RR, Rio Branco AC e Porto Velho RO também foram contemplados.
O Cebraspe foi o responsável pela seleção. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo questões de Conhecimentos Básicos e Específicos.
Também foram aplicadas provas de redação, avaliação de títulos (para os cargos de nível superior) e curso de formação para o especialista.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!