À espera de convocações no concurso, INSS tem 20 mil cargos vagos

Com pedido em análise para convocações de mais excedentes no concurso, INSS dispõe de mais de 20 mil cargos vagos de técnico do seguro social. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:30/10/2024 às 08:30
Atualizado em:30/10/2024 às 08:32

O Instituto Nacional do Seguro Social busca autorização, junto ao Governo Federal, para convocar mais excedentes do seu concurso INSS.


A autarquia já confirmou o pedido para provimento adicional de 500 aprovados em cadastro de reserva.


Enquanto a solicitação é analisada, o INSS dispõe de um total de 23.984 cargos vagos. O dado mostra a necessidade de mais servidores do instituto.


A maior carência é justamente para o cargo de técnico do seguro social, que foi ofertado no concurso do INSS. Ao todo, são 20.456 postos em aberto para essa função.


Isso significa que mais de 85% do déficit de servidores do INSS é para o cargo de técnico do seguro social.


Os dados citados constam no Portal de Dados Abertos do Governo Federal e são referentes ao mês de setembro.

Mais de 20 mil cargos estão vagos no INSS

(Foto: Pedro França/Agência Senado)


O INSS ainda tem 2.524 cargos vagos para analista do seguro social, além de 1.004 para outras diversas funções.


Chegou a maior Black Friday dos concursos. Clique aqui para receber as melhores ofertas!

Concurso INSS já nomeou mais de 1.200 aprovados

O concurso INSS para o cargo de técnico foi realizado em 2022. Com a organização do Cebraspe, a seleção ofertou mil vagas imediatas.


Conforme informações repassadas pela própria autarquia ao Qconcursos Folha Dirigida, mais de 1.262 aprovados já foram convocados para suprir a carência no quadro funcional.


Desse quantitativo, 55 não tomaram posse. Desta forma, apenas 1.207 servidores foram efetivamente nomeados e tomaram posse como técnicos do INSS.


Apesar de já ter nomeado mais aprovados do que o previsto no edital de abertura, o INSS ainda tem a intenção de aproveitar mais habilitados. A autarquia busca autorização junto ao Governo Federal.


De acordo com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, 500 excedentes do concurso serão nomeados até dezembro deste ano.

"Estamos chamando mais 500 do último concurso, ainda este ano. Mas para você ter uma ideia, cerca de 50% dos servidores, hoje, estão trabalhando em casa, num sistema que tem ajudado muito. Eles estão produzindo muito para termos esse resultado (diminuição da fila). Mas, agora, a gente está começando a colocar esses agentes de volta, aos poucos, nas agências, por isso, vamos conseguir ter mais gente", disse Lupi ao Correio Braziliense.

Oficialmente, o Governo Federal ainda não confirmou a convocação desses excedentes.


Saiba mais sobre o assunto no vídeo abaixo:


Recentemente, o INSS informou que não fez uma solicitação de novo concurso público ao MGI, mantendo os esforços na autorização dos excedentes.


O concurso fica válido até maio de 2025, período limite para que as convocações de aprovados aconteçam.

Ministério da Previdência tem autorização para novo concurso

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos autorizou a realização do novo concurso público para o Ministério da Previdência Social (MPS).


O aval é para 75 vagas na carreira de perito médico. As oportunidades serão destinadas a profissionais formados em Medicina e com registro ativo no respectivo Conselho Regional.


Os peritos médicos federais, cuja carreira está ligada à Subsecretaria de Perícia Médica Federal, desempenharão suas funções principalmente no Instituto Nacional do Seguro Social.


O cargo, regido pelo regime estatutário, oferece uma remuneração de R$16.875,99.


O valor inclui o salário inicial para uma carga horária de 40 horas semanais, o reajuste governamental, um auxílio-alimentação de R$1 mil e a Gratificação de Desempenho de Atividade de Perícia Médica Previdenciária, equivalente a 100 pontos.


Com a autorização, o MPS tem até seis meses para publicar o edital. Isto é, até fevereiro de 2025 a autarquia divulgará as regras da seleção.


O e-book gratuito "Como começar a estudar para concursos públicos" é o guia essencial para quem deseja dar os primeiros passos rumo à aprovação. BAIXE AQUI!

Clique e saiba mais