“Nós estamos no processo de contratação da banca que vai realizar o concurso público. Já há o contrato que está sob o parecer da Procuradoria-Geral do Estado. O grupo gestor e o governador já autorizaram o concurso. Assim que o contrato for assinado, revisamos e lançamos o edital. O objetivo é que isso ocorra ainda neste mês, para que, no ano que vem, os novos policiais civis já estejam nomeados e em atividade”, afirmou Ulisses Gabriel.
A fala do delegado reforça a intenção da corporação de lançar o edital até o fim de novembro, mas, para isso, será necessário que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) devolva o parecer e autorize a assinatura do contrato com a banca o quanto antes.
Conforme as informações passadas, a etapa burocrática precisa avançar de forma ágil para que o prazo se cumpra, saindo o edital nos próximos dias. Até o momento, a banca organizadora ainda não foi oficialmente contratada.
Aproveite a Orange Fever e transforme sua preparação com até 64% de desconto. Acesse aqui!

Delegado-geral, Ulisses Gabriel prevê que o edital do concurso PC SC saia em novembro
(Foto: Divulgação)
A comissão organizadora do novo concurso PC SC já está formada, desde a primeira quinzena de agosto. Inclusive, a Polícia Civil de Santa Catarina já confirmou ofiicalmente o início dos procedimentos para a escolha da banca organizadora.
No mês de agosto, a corporação informou que a fase estava dedicada à análise dos requisitos, mas não divulgou prazos para a conclusão do processo.
Confira a nota oficial da corporação:
"O Governador do Estado, Jorginho Mello, aprovou a realização de concurso público para a Polícia Civil de Santa Catarina. Serão 200 vagas para agente de polícia e 100 vagas para escrivão. Recentemente, a PCSC nomeou os policiais que farão parte da comissão do concurso. Atualmente, estamos em processo de análise dos requisitos para definição da banca. Não temos um prazo para informar."
A definição dos requisitos ficará, aparentemente, sob responsabilidade da comissão organizadora, que costuma elaborar o projeto básico e conduzir os preparativos necessários antes da publicação do edital.
O projeto básico funciona como uma versão preliminar do edital: antecipa as principais informações do concurso e serve como referência para que as instituições interessadas na organização apresentem suas propostas.
Concurso PC SC terá banca 'classe A'
O chefe da corporação chegou a informar anteriormente que está em busca de uma banca organizadora de classe A, com reconhecimento nacional e histórico de seriedade em concursos públicos.
Ulisses Gabriel reforçou que a escolha será feita com rigor e transparência, ressaltando que o nível da instituição começa pela qualidade da empresa contratada.
“Nosso objetivo é contratar uma banca de nível nacional, reconhecida pela seriedade. Quando se fala em concurso público, estamos lidando com anos de dedicação de cada candidato. Não há espaço para erros ou improvisos”, disse.
Comece a estudar gratuitamente para concursos. Cadastre-se e tenha acesso a videoaula, questões, gabaritos e mais!
Concurso Polícia Civil SC teve 300 vagas autorizadas
O concurso da Polícia Civil de Santa Catarina foi autorizado pelo governador Jorginho Mello para o provimento de 300 vagas, sendo:
- 200 vagas para agente de polícia; e
- 100 vagas para escrivão de polícia.
Apesar dessa oferta inicial, o delegado-geral já declarou que a intenção é ampliar as convocações ao longo dos próximos anos, chegando a 900 nomeações até 2028.
Ambos os cargos exigem o nível superior completo.
Com a aprovação da Lei Geral das Polícias Civis, que prevê a unificação de cargos, a expectativa é de que os aprovados já ingressem sob a nova nomenclatura de oficial investigador de polícia.
O diretor da corporação destacou que, embora o novo concurso da Polícia Civil de Santa Catarina deva oferecer vagas para os cargos de agente e escrivão, o edital deve trazer um dispositivo prevendo as nomeações no cargo unificado de oficial investigador de polícia.
A corporação pretende publicar o edital em 2025 e nomear os aprovados no próximo ano, para que os novos policiais já iniciem as atividades após o curso de formação.
De acordo com Ulisses Gabriel, o objetivo é reforçar o efetivo e manter a eficiência da instituição em todo o Estado.
“Quando recompor o efetivo, automaticamente garantimos mais eficiência no combate ao crime. Esse é o compromisso do governador e da Polícia Civil com a sociedade catarinense”, declarou o delegado em outras ocasiões.
► Resolva as questões da última prova de escrivão da PC SC aqui!
Último concurso PC SC foi realizado em 2017
O último concurso da Polícia Civil de Santa Catarina, para os cargos de agente e escrivão, ocorreu em 2017, sob organização da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese).
Na ocasião, foram oferecidas 394 vagas, sendo 200 para agente e 194 para escrivão.
A seleção atraiu um total de 57.058 inscritos na ampla concorrência. Apenas para o cargo de agente, foram registradas 29.249 inscrições, o que gerou uma concorrência de 146 candidatos por vaga.
O processo contou com várias etapas, incluindo provas objetivas, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica e curso de formação.
A primeira fase, composta pela prova objetiva, foi aplicada em diversas cidades do estado, como: Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma, Tubarão, Lages, Itajaí e Joaçaba.
Essa etapa teve um total de 110 questões, distribuídas da seguinte maneira:
Agente de Polícia Civil
- Noções de Direito Constitucional (dez questões);
- Noções de Direito Administrativo (dez);
- Noções de Direito Penal Processual (dez);
- Noções de Direito Penal (dez);
- Noções de Direitos Humanos (cinco);
- Legislação Institucional (cinco);
- Língua Portuguesa (25);
- Informática (20); e
- Raciocínio Lógico (15).
Escrivão
- Noções de Direito Constitucional (dez);
- Noções de Direito Administrativo (dez);
- Noções de Direito Penal Processual (dez);
- Noções de Direito Penal (dez);
- Noções de Direitos Humanos (cinco);
- Legislação Institucional (cinco);
- Língua Portuguesa (25); e
- Informática (15).
