Concursos Ibama e ICMBio ganham força e podem sair em 2024

Os novos concursos do Ibama e do ICMBio estão no radar do governo e podem ser autorizados em 2024. Veja o panorama das seleções!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:28/03/2024 às 10:46
Atualizado em:28/03/2024 às 11:51

A área Ambiental deve ser contemplada nas autorizações de concursos federais previstas para este ano. Com isso, novos editais para o Ibama e o ICMBio podem ser divulgados em 2024.


Essa previsão já foi reforçada em falas dadas pelas ministras da Gestão e novação, Esther Dweck, e do Meio Ambiente, Marina Silva.

“Não tenho dúvida que poderá haver. Já autorizamos um provimento adicional para as vagas e, provavelmente, vamos chamar mais no ano que vem. Neste ano, estamos com pouco dinheiro para novos concursos. Fizemos um remanejamento interno, mas, se não for neste ano, no ano que vem, sem dúvida nenhuma, será uma área que será contemplada”, disse a ministra Esther Dweck, em entrevista. 

Representantes do Governo Federal têm garantido que, para 2024, os novos concursos do Ibama e do ICMBio podem ser autorizados. Inclusive, colocam as seleções da área Ambiental na lista de prioridade.


A ministra Esther Dweck explicou o motivo pelo qual os dois órgãos não foram contemplados com autorizações em 2023.


Segundo ela, no ano passado, tanto o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) quanto o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ainda tinham concursos em validade. 


Por isso, não foram incluídos na lista de autorizações de novos editais.


Em 2024, mediante o orçamento disponível, os concursos da área Ambiental têm tudo para receber aval e conseguir divulgar os novos editais para efetivos.


Quem também confirmou que os concursos são prioridade foi a secretária adjunta de Gestão de Pessoas do MGI, Regina Camargos. Em entrevista exclusiva à Folha Dirigida por Qconcursos, ela garantiu que os dois órgãos estão entre os que possuem grande déficit de pessoal. 

“O Ibama já solicitou um novo concurso e provimentos e estamos avaliando”, disse Regina. 

O Ibama e o ICMBio enviaram no ano passado seus pedidos de autorização para novos vagas. Agora, resta o aval do MGI para que as seleções possam ser preparadas e o edital divulgado.


Ainda não está participando da Maratona CNU? Saiba como ter acesso a aulas, materiais e diversos conteúdos exclusivos, totalmente de graça! Quero me inscrever na Maratona CNU agora!

Concurso Ibama tem 2,4 mil vagas solicitadas

Um concurso Ibama já foi solicitado pelo órgão e, também, pela pasta do Meio Ambiente.


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis solicitou autorização para 2.408 vagas de nível superior, sendo 1.503 de analista ambiental e 905 de analista administrativo. 


Inclusive, o presidente Lula comentou a respeito da necessidade de um concurso para o Ibama e garantiu o novo edital.

"O Ibama estava desmontado. Quando nós deixamos o governo, o Ibama tinha 1.700 funcionários, agora está com 700. Nós estamos montando um grande esquema, incluindo fazer um novo concurso para o Ibama, contratar mais gente", afirma Lula.

No final de 2023, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, chegou a prever que uma nova seleção para o Ibama seria realizada no início de 2024, entre abril e maio.


>>>Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!

Novos concursos para o Ibama e ICMBio podem ser autorizados em 2024 com vagas efetivas

(Foto: Divulgação/MMA)


Pedido do concurso IBMBio é atualizado para 908 vagas

A solicitação de autorização para um novo concurso ICMBio foi atualizada pelo órgão. Agora, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade solicita aval para o preenchimento de 908 vagas, na carreira de analista.


Do total de vagas solicitadas pelo órgão ambiental, a distribuição é a seguinte:

  • 374 são para analista administrativo; e
  • 534 para analista ambiental.

As duas carreiras exigem o nível superior como requisito de escolaridade e foram solicitadas no último pedido, enviado pelo ICMBio no começo do ano passado para 887 vagas.


A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, defende a realização de novos concursos para o Ibama e ICMBio. Ela, inclusive, já dialoga com a ministra Esther Dweck, para aprovar o aval de novos concursos e melhorias na categoria. 


Neste mês de março, Marina voltou a confirmar a realização de um novo concurso, porém comenta que pode acontecer somente em 2025.

“Ano que vem vai ter concurso para o Ibama, para o ICMBio, para o Serviço Florestal, que é dentro do ministério. Estamos nos empenhado ao máximo”, comentou a ministra Marina Silva.

Vale destacar que, embora a chefe da pasta mencione a realização do concurso em 2025, nada impede da autorização ser publicada em 2024, já que os provimentos autorizados este ano, automaticamente serão para o orçamento do ano seguinte.

Órgãos federais têm até maio para solicitar concursos

Além do Ibama e ICMBio, todos os órgãos federais têm até 31 de maio para encaminhar ao Ministério da Gestão e Inovação as suas demandas referentes a novos concursos.


O Governo Federal, no ano passado, autorizou diversos editais e anunciou o Concurso Nacional Unificado, ou 'Enem dos Concursos', entre as novidades.


Para este ano, a expectativa é de novas autorizações. No entanto, ainda há um mistério em torno de quais órgãos serão contemplados.


A ministra Esther Dweck alertou para a possibilidade de novos avais durante a última coletiva, mas não deu mais detalhes.

"Este ano iremos autorizar sim novos concursos, mas em uma quantidade inferior do que em 2023. Vamos esperar um pouco esse período das inscrições do concurso (unificado) para anunciar as novas vagas, possivelmente, ao longo do mês de março", afirmou a ministra Esther Dweck.


Fique por dentro dos concursos!