Reeleito, Eduardo Paes promete concurso Comlurb em sua gestão

Durante campanha para reeleição, prefeito Eduardo Paes promete a realização de novo concurso Comlurb para gari. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:07/10/2024 às 13:20
Atualizado em:07/10/2024 às 13:41

Reeleito com 60,47% dos votos, o prefeito Eduardo Paes prometeu, durante a campanha, a realização de um novo concurso Comlurb para garis.


Em visita ao Clube do Servidor, no dia 30 de setembro, ele afirmou que, se reeleito, apresentará um concurso ainda em 2024 para gari da Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb).

"A Comlurb, muito provavelmente, se for reeleito, deveremos apresentar um concurso ainda no fim deste ano para permitir que possamos trazer mais garis para a Prefeitura, a partir das vagas ociosas com as aposentadorias que aconteceram", disse Paes.

A fala do prefeito não deixa claro se "apresentar um concurso" refere-se à autorização ou à realização do concurso em si.


Vale destacar que, na última campanha para prefeito do Rio, em 2020, Eduardo Paes já tinha prometido um novo concurso Comlurb. Porém, o edital não foi publicado.

Eduardo Paes promete novo concurso para a Comlurb

(Foto: Divulgação/Eduardo Paes e Prefeitura do Rio)


Em 2024, a Comlurb completa dez anos sem novos concursos para ingresso no cargo de gari.


Aproveite a melhor assinatura pelo melhor preço e garanta sua estabilidade na carreira pública. Acesse aqui e confira!

Veja os requisitos e salário do gari da Comlurb

Para ser um gari da Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro, o requisito é ter concluído o ensino fundamental até o 5º ano (antiga 4ª série primária).


A remuneração inicial é de R$2,7 mil. Além do vencimento, os garis têm direito a vários benefícios, como:

  • auxílio-alimentação;
  • auxílio-creche;
  • seguro de vida;
  • plano de saúde;
  • plano odontológico;
  • vale-transporte; e
  • café da manhã.

Os garis da Comlurb também contam com um benefício diferente, o direito à meia-entrada em eventos culturais, como cinemas e shows, na cidade do Rio.


É o que consta na na Lei nº 8.251/2024, promulgada em março deste ano pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Carlo Caiado (PSD). 


Segundo a norma, a comprovação deve ser feita mediante apresentação por meio do crachá ou documento de identificação do profissional, emitido pelo órgão competente e acompanhado de um documento oficial de identificação civil com foto.


A contratação dos garis aprovados nos concursos Comlurb ocorre pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).


Leia também:

Novo concurso Comlurb é promessa desde 2017

O último edital para a Comlurb foi divulgado em 2014. A oferta foi de 100 vagas imediatas para gari mais cadastro de reserva.


O próximo concurso para o cargo está previsto pela Prefeitura do Rio de Janeiro desde 2017, mas ainda não foi aberto. 


Diversas áreas do município, como a Secretaria de Educação e a Guarda Municipal já realizam trâmites para novos concursos públicos. A Comlurb, por sua vez, não foi incluída inicialmente


Em resposta recente ao Qconcursos Folha Dirigida, a Assessoria de Imprensa da Comlurb informou que "não há previsão ainda sobre o próximo concurso". 


O atual presidente da companhia, Flávio Lopes, já reconheceu que o efetivo está envelhecido e há um grande contingente apto a se aposentar. A Comlurb conta com cerca de 14 mil garis.

“Não é um número absurdo afirmar que 30% do quadro já está em condições de se aposentar. É um número bem razoável”, disse, em entrevista em 2021.

O e-book gratuito "Como começar a estudar para concursos públicos" é o guia essencial para quem deseja dar os primeiros passos rumo à aprovação. BAIXE AQUI!

Concurso pode ter a oferta de mil vagas

Em entrevista em 2021, o presidente Flávio Lopes informou que o novo concurso Comlurb poderia ofertar cerca de mil vagas, como estava programado na gestão anterior.


O número de oportunidades, entretanto, deveria ser estabelecido conforme as novas necessidades da cidade no pós-pandemia.

“Então a gente está começando a fazer essas contas. Pode ser que a gente não precise de tanta gente para varrição. Pode ser que eu precise de mais gente para coleta, porque o número de pessoas trabalhando em home office está maior do que a gente tinha”, explicou.

Lopes também ressaltou que o quantitativo poderia ser até superior às mil vagas, caso a empresa pudesse expandir seu campo de atuação.

“A gente tem uma ideia de que a Comlurb possa começar a pegar operações ou prestar serviço em coisas que ela não faz hoje em dia. Por exemplo: limpeza de hospitais. Porque não posso vender serviços para hospitais não só no município, mas também para o Estado? A gente faz limpeza de escola”, questionou.

Ele complementou: "Por que não posso vender serviços de limpeza para o Fundão (UFRJ)? Por que eu não posso vender serviço de roçada de grama para o Galeão (aeroporto)? Então, a gente está começando a avaliar se faz sentido como empresa a gente prestar esse serviço ou não".


O concurso da Comlurb é constituído por provas objetivas e Teste de Aptidão Física (TAF).


No vídeo abaixo, Renato Sorriso conta como é ser um gari da Comlurb: