Veja provas de concursos adiadas e confirmadas, após chuvas no RS

Diversas provas de concurso estão confirmadas para este mês de maio, enquanto outras foram adiadas em função das chuvas no Sul. Veja os status!

Política e Concursos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:07/05/2024 às 11:48
Atualizado em:17/05/2024 às 11:06

Muitas provas de concurso foram marcadas para maio e o quinto mês do ano é um dos mais movimentados para os estudantes que estão em busca de uma vaga no serviço público.


Entretanto, uma situação atípica causou uma reviravolta em muitos cronogramas: as fortes chuvas no Rio Grande do Sul.


O estado gaúcho tem enfrentado um grande desastre natural e entrou em estado de calamidade pública. Há mais de uma semana que as enchentes atingem mais de 300 municípios.


Estradas ficaram interditadas, aeroportos fechados e famílias estão em situação de vulnerabilidade, muitos já perderam tudo o que tinham.


Com este cenário, não há condições de aplicar provas no Rio Grande do Sul e os candidatos desta região estão em condição desfavorável aos demais concorrentes.


Veja a seguir as provas de concurso em maio que estão confirmadas e adiadas!


Acesse o guia abaixo, conforme a data da prova.


Aviso: matéria atualizada às 11h05 do dia 17 de maio.

Provas concurso maio: veja a situação de cada órgão

Confira como está a situação de cada órgão público que tem prova de concurso em maio. Com as chuvas no Sul, saiba se as avaliações estão confrmadas ou adiadas.


5 de maio

Concurso Nacional Unificado (CNU) - ADIADO

A prova do CNU era uma das maiores, estando marcada para o dia 5 de maio. No entanto, as avaliações foram adiadas.


Com mais de 2 milhões de inscritos no Concurso Nacional Unificado, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, anunciou o adiamento durante coletiva, na última sexta, 3.


Inicialmente, o Governo Federal tinha decidido manter os exames, mesmo com as chuvas no Rio Grande do Sul. No entanto, a situação se agravou e a aplicação das provas foi adiada.


Por enquanto, não há um novo cronograma. A reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos apurou que o dia 18 de agosto é uma data provável.


O Concurso Unificado reúne 6.640 vagas em mais de 20 órgãos.


7 de maio

Marinha Fuzileiro Naval - ADIADO

Embora o dia 7 de maio seja uma terça-feira, e não é um dia comum para aplicação de provas, a data estava reservada à aplicação da primeira fase do concurso Marinha Fuzineiro Naval.


A instituição, no entanto, emitiu um comunicado de adiamento. Os exames foram remarcados para o dia 21 de maio, em função das chuvas no Rio Grande do Sul.


A concorrência do concurso de fuzileiros navais é nacional. Portanto, impediria que os candidatos da região pudessem competir.


edital do concurso Marinha Fuzileiro Naval oferece 1.680 vagas para ambos os sexos


12 de maio

Inmetro - ADIADO

O concurso Inmetro adiou suas provas previstas para o dia 12 de maio, modificando o seu cronograma pela segunda vez. A alteração foi em função das fortes chuvas no Rio Grande do Sul.


O órgão teria aplicação em Porto Alegre, a capital, que está entre as cidades alagadas e sem locais de aplicação disponíveis.


De acordo com o Idecan, uma nova data será divulgada em breve. A seleção do Inmetro é destinada ao preenchimento de 860 vagas, entre imediatas e cadastro de reserva, todas de nível superior. 


Cefet RJ

Com mais de 90 vagas para a área de Apoio, o concurso Cefet RJ tem provas confirmadas para o próximo domingo, dia 12 de maio.


Como a aplicação será somente no Rio de Janeiro, o cronograma da seleção não deve ser impactado em função das chuvas no Sul.


Os exames serão realizados em dois turnos:

  • manhã: cargos de níveis médio e médio/técnico; e
  • tarde: cargos de nível superior

Em entrevista exclusiva à Folha Dirigida por Qconcursos, o diretor-geral do Cefet RJ, professor Maurício Motta, falou sobre a previsão do resultado final do concurso ainda no primeiro semestre.


Semas Nova Iguaçu RJ

Outro concurso no Rio de Janeiro que tem provas confirmadas para o domingo, 12 de maio, é o da Semas Nova Iguaçu RJ. Mesmo com as inscrições prorrogadas, o cronograma não foi alterado.


A aplicação será nos municípios de Nova Iguaçu e Rio de Janeiro, em dois turnos, a depender do cargo:

  • turno da manhã (8h): provas para os cargos de agente administrativo III; agente educacional III; e motorista II.
  • turno da tarde (14h30): provas para os cargos de auxiliar administrativo III; auxiliar de serviços gerais II; assistente social III; pedagogo III; e psicólogo III.

Para os cargos de nível fundamental serão cobradas 40 questões, enquanto os dos níveis médio e superior serão 50 questões.


TJ MS

Com oferta de mais de 800 vagas para analista, o concurso TJ MS também terá aplicação de provas no dia 12 de maio.


A princípio, os exames estão mantidos pela organização e não devem sofrer impactos em função das chuvas no RS.


O exame será realizado na cidade de Campo Grande MS, capital, no turno da tarde, das 13h às 16h30.


Todos os candidatos responderão a 60 questões, com cinco alternativas e apenas uma resposta correta.


Alesc

Com atuação em Santa Catarina, no Sul, as provas do concurso Alesc não serão adiadas. Em comunicado publicado no site da banca, a comissão decidiu realizar as avaliações na data marcada: 12 de maio.


Segundo a Alesc, os candidatos residentes no Rio Grande do Sul terão o reembolso de suas taxas de inscrição. Veja detalhes aqui!


O edital prevê a aplicação dos exames no turno da tarde, das 13h às 18h30, na cidade de Florianópolis. Ao todo, a prova objetiva terá 80 questões.


O edital foi republicado após mais de um ano, com 29 vagas de analista. A banca organizadora é a Fundação Getulio Vargas (FGV), que divulgou na última segunda, 6, os locais de provas. Veja aqui!


DPE PR - ADIADO

Marcada para o próximo domingo, 12 de maio, a aplicação das provas do concurso DPE PR foi suspensa.


A decisão foi tomada em razão das fortes chuvas e da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, com bloqueios nas divisas e com aeroportos interditados.


Além disso, a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), banca organizadora do concurso, sediada em Porto Alegre, informou a impossibilidade de garantir a logística para a realização da prova na data prevista.


Desta forma, as provas do concurso para defensor público no Estado do Paraná serão aplicadas em uma nova data, ainda sem definição.


Vitória da Conquista BA

O concurso de Vitória da Conquista BA também terá provas aplicadas no próximo domingo, 12 de maio. A seleção vai preencher mais de 180 vagas em diversos cargos.


A aplicação está mantida e não há previsão de adiamento, já que o exame será realizado somente na Bahia.


Os partiicpantes responderão a 60 questões, entre conteúdos de Conhecimentos Básicos e Específicos.


QC on Fire! Tenha acesso a Ilimitada Vitalícia + Mentoria por tempo limitado. Acesse!

Provas de concursos em maio são adiadas em função das fortes chuvas no Sul

(Foto: Divulgação)


>>>Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!


19 de maio - ADIADO

Banco Central (Bacen)

Após anos, o Banco Central voltou a divulgar um edital de concurso Bacen. A seleção vai preencher 300 vagas de analista, de nível superior.


As provas que estavam marcadas para o dia 19 de maio, no entanto, foram adiadas.


comunicado confirmando o adiamento foi publicado no site do Cebraspe, banca organizadora, na noite de quarta-feira, 8.


OAB segunda fase - ADIADO SOMENTE NO RIO GRANDE DO SUL

A segunda fase do Exame de Ordem da OAB será aplicada no dia 19 de maio. Em comunicado oficial, o Conselho Federal da OAB informou que a etapa não será aplicada no Rio Grande do Sul.


A medida foi tomada em função das fortes chuvas no estado e toda a situação de calamidade pública. De acordo com a OAB, uma nova data será divulgada em breve, para os candidatos da região.


A segunda fase é compota pela prova prático-profissional, que engloba uma peça profissional e quatro questões escritas, conforme a área escolhida na inscrição. O resultado da primeira fase já foi divulgado.


Banestes

Com mais de 700 vagas para o cargo de analista em TI, o edital do concurso Banestes também tem provas marcadas para o dia 19 de maio.


O Banco do Espírito Santo não deve ter o seu cronograma alterado. Portanto, os candidatos realizarão provas à tarde, das 14h às 18h, nas cidades de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus, todas no Estado do Espírito Santo.


As provas serão compostas de 80 questões.


Polícia Penal PR

A Polícia Penal PR (Depen PR) recebeu mais de 24 mil inscritos em seu concurso e também tem provas previstas para o dia 19 de maio.


Embora na região Sul, a corporação e o Instituto AOCP ainda não se manifestaram sobre o possível adiamento dos exames. Até o momento, as provas estão mantidas.


Os candidatos responderão a 75 questões sobre as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico Matemático; Informática; e Conhecimentos Específicos.


O edital publicado oferece sete vagas para o cargo de policial penal, de nível médio.


Barra Mansa RJ

No Rio de Janeiro, a Prefeitura de Barra Mansa RJ tem vários concursos com provas marcadas em maio.


Os candidatos ao cargo de agente de apoio à educação, carreira que exige o nível médio completo, realizarão os exames no dia 19 de maio. Ao todo, são ofertadas 25 vagas.


Também no dia 19 de maio ocorrem as provas do concurso para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (SAAE).


Já o concurso da Guarda de Barra Mansa RJ também terá provas no dia 19 de maio, visando ao preenchimento de 50 vagas de nível médio.


26 de maio

Caixa Econômica Federal - PARCIALMENTE ADIADO

Previstas para o dia 26 de maio, as provas do concurso Caixa foram adiadas somente para os candidatos do polo do Rio Grande do Sul.


A decisão foi comunicada, com exclusividade, à Folha Dirigida por Qconcursos.

"O banco ressalta que o adiamento por região não prejudica a isonomia dos candidatos, já que concorrem entre si por polo, escolhido no momento da inscrição, e não nacionalmente", diz o comunicado divulgado pelo banco enviado à reportagem.

Conforme a nota, cerca de 47 mil inscritos foram afetados pela calamidade no Rio Grande do Sul e, por conta disso, farão as provas em data ainda a definir.


Para os candidatos do restante do Brasil, as provas estão mantidas para o dia 26 de maio. Veja decisão aqui!


Ao todo, a Caixa oferece 4.050 vagas para cargos de níveis médio e superior. O técnico bancário é o destaque da seleção.


Prepare-se para o concurso Caixa! Tenha a acesso ao material completo para os seus estudos aqui!

Comissão de Valores Mobiliários (CVM) - ADIADO

As provas do concurso CVM também foram adiadas devido às chuvas no Rio Grande do Sul.


Conforme comunicado divulgado pela entidade, as etapas foram remarcadas para o dia 23 de junho. Toda a estrutura de horários e conteúdos seguem inalterados, conforme edital.


O edital do concurso da CVM trouxe 60 vagas para analistas e inspetores, ambos de nível superior.


Anatel - ADIADO

Quem também tinha prova marcada para o dia 26 de maio era o concurso da Anatel, que oferta 50 vagas para especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações.


As provas seriam aplicadas em todas as capitais, incluindo Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.


Na sexta-feira, 10, em comunicado publicado pela banca Cebraspe, as provas foram adiadas em todo país. Uma nova data será publicada oportunamente.


2 de junho

STN - ADIADO

As provas do concurso STN, que estavam previstas para o dia 2 de junho, foram adiadas.


A decisão foi tomada em função das fortes chuvas no Estado do Rio Grande do Sul e a situação de calamidade pública.


O comunicado oficial foi divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Uma nova data será anunciada oportunamente.

16 de junho

PM SP - ADIADO

Agendadas para junho, as provas do concurso PM SP para o cargo de soldado foram adiadas. Uma nova data já foi definida e os candidatos do Rio Grande do Sul serão realocados.


O comunicado informando a decisão foi publicado pela Diretoria de Pessoal da Polícia Militar de São Paulo por meio do Diário Oficial.


Os exames estavam marcados, inicialmente, para o dia 16 de junho, conforme o cronograma de datas do edital.


Com o adiamento, a PM SP informa que as provas ficam remarcadas para o dia 21 de julho, também no período da tade.


A decisão de adiar as provas, segundo a PM SP, foi em função dos "eventos climáticos de chuvas intensas, que resultaram na decretação de estado de calamidade pública no território do Rio Grande do Sul".

Materiais Gratuitos

Saiba mais informações sobre os principais concursos públicos do país, com os nossos materiais gratuitos. Tudo que você precisa saber reunidos em só lugar. Confira!