Concurso ICMBio: ministra anuncia convocação de 160 excedentes

Ministra Esther Dweck confirma autorização para a chamada de 160 excedentes do último concurso ICMBio, realizado em 2021. Confira!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:28/06/2023 às 16:19
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou, em entrevista coletiva no último dia 16, a autorização para a chamada de 160 excedentes no último concurso ICMBio, realizado em 2021.


De acordo com ela, o quantitativo será distribuído entre os seguintes cargos: 

  • técnico ambiental: 50 convocações; e
  • analista ambiental: 110 convocações. 

A chamada de excedentes era uma preocupação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e foi mencionada pelo novo presidente Mauro Pires, além da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. 


A portaria, com a convocação dos aprovados, deve ser divulgada no Diário Oficial da União nos próximos dias. 


O mais completo plano do Qconcursos, com os melhores professores do país, está com uma oferta imperdível. Clique e confira!

ICMBio terá provimento adicional no concurso de 2021

(Foto: Divulgação)


De acordo com o presidente do ICMBio, a chamada dos excedentes possibilitará a realização de um novo concurso. Uma vez que o instituto irá zerar a lista de aprovados na última seleção.

"Temos um compromisso com a recomposição do quadro. A ministra Marina Silva tem trabalhado bastante para conseguir a realização de novos concursos públicos para o ICMBio e para o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). No caso do ICMBio, teremos também a autorização presidencial para chamar o cadastro de reserva. Esperamos que isso aconteça nos próximos dias", disse o presidente. 

ICMBio busca autorização para concurso com 887 vagas

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade solicita autorização para um novo concurso ICMBio, com 887 vagas para analista, cargo de nível superior.


O pedido foi feito pelo então presidente substituto do órgão, Marcelo Marcelino de Oliveira. 


Conforme ofício enviado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, ao qual Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso, as vagas solicitadas estão distribuídas entre os cargos de: 

  • analista administrativo: 384 vagas; e
  • analista ambiental: 503 vagas. 

Ambos exigem o nível superior completo em qualquer área. As remunerações serão acima de R$10 mil, com os reajustes anunciados pelo Governo Federal. Os valores já contam com o novo auxílio-alimentação de R$658.


A proposta é para que os aprovados no novo concurso sejam nomeados a partir do segundo semestre de 2024.


Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:

Transformação de cargos do ICMBio também está em análise

Para que um novo concurso seja realizado, a presidência do ICMBio pede a transformação de 589 cargos vagos de técnicos (de nível médio) em 270 cargos de analista (de nível superior), sem aumento de despesa. 


Segundo o ofício enviado à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, na sequência da transformação, o novo concurso público seria realizado. 


A presidência do ICMBio justifica o pedido pela necessidade de fortalecimento institucional e compromisso com a conservação da biodiversidade junto à sociedade brasileira. 


O Ibama também solicita a transformação de cargos vagos para posterior abertura de novo concurso. Saiba mais detalhes aqui!


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!