Concursos previstos: governo espera autorizar mais de 3 mil vagas

Governo Federal espera autorizar mais de 3 mil vagas este ano em concursos previstos. Veja a lista dos órgãos contemplados!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:02/10/2024 às 15:07
Atualizado em:02/10/2024 às 15:33

Até o final do ano, o Governo Federal espera autorizar 3.284 vagas em novos concursos públicos. A oferta será para mais de 20 órgãos e autarquias do Poder Executivo Federal.


Os números foram apurados, com exclusividade pelo Qconcursos Folha Dirigida, junto a fontes internas do governo.


Do total de vagas em concursos previstos, 1.555 já estão oficialmente autorizadas, sendo elas nos seguintes órgãos:

Outras 1.729 vagas estão em análise e devem ser autorizadas pelo governo até o final do ano.


Desse quantitativo, 354 devem ser para órgãos da Cultura e para a área Administrativa da Polícia Federal, além do Ministério das Relações Exteriores. Veja a distribuição:


As outras 1.375 vagas pendentes de autorização são para as demais áreas do Governo Federal. Parte delas deve ser para os seguintes ministérios:

Outros ministérios e entidades também estão com vagas em análise, de forma a chegar ao total estimado para este ano.


A distribuição das vagas por cargos e níveis de escolaridade não foi informada. Vale destacar que os quantitativos são previsões e podem sofrer mudança para mais ou para menos, até a publicação dos avais.

Novas autorizações dependem da resolução de burocracias

De acordo com fontes do Governo Federal, em alguns casos ainda existem pendências burocráticas para resolver antes da autorização dos concursos.


No caso da Polícia Federal, por exemplo, há a pendência de redistribuição dos cargos vagos na área Administrativa.


Somente depois que a PF cumprir com essa etapa, o processo poderá avançar e a autorização para cargos administrativos poderá ser publicada.


A previsão é de que sejam 185 vagas, para cargos da área Administrativa da PF, sendo 100 para nível médio e 85 para o nível superior.


Teoria, prática, revisão e orientação personalizadas para você. Clique aqui e veja como conquistar a sua vaga!

Concursos previstos estão na etapa de escolha da banca

Diversos órgãos que já receberam aval para concursos públicos estão na etapa de escolha da banca organizadora.


É o caso, por exemplo, do Ibama, ICMBio e Susep. Tais entidades já começaram o processo para a contratação da banca, que ficará à frente da aplicação das provas dos concursos.


A Agência Nacional de Mineração (ANM), por sua vez, já contratou o Cebraspe como organizador. Assim, tem os preparativos mais avançados e pode ter edital em breve.


Via de regra, os órgãos têm até 180 dias (seis meses), a partir da publicação da autorização do concurso no Diário Oficial da União, para a divulgação do edital.


Conheça o perfil das bancas e saia na frente nos concursos! Qconcursos Folha Dirigida disponibiliza o e-book "Perfil das Banca Organizadoras". Baixe gratuitamente aqui!

Novo CNU pode ser realizado em 2025, diz ministra

O Governo Federal estuda a possibilidade de uma segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) para 2025.


Nesse modelo de seleção, o candidato faz uma única prova e disputa vagas em diversas carreiras e órgãos do Poder Executivo Federal.


A primeira edição do CNU teve provas aplicadas em agosto deste ano. A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, informou que está sendo feita uma análise para verificar todos os efeitos e o custo-benefício desse novo formato.


Além da possibilidade de concorrer a várias carreiras, o Concurso Unificado inovou ao realizar as provas em 228 cidades espalhadas por todo país.


Antes, a maioria dos concursos federais eram realizados apenas em Brasília DF ou se restringiam às capitais dos estados.


A ministra Esther Dweck chegou a informar que o novo CNU poderá ser aberto até março de 2025.


Para viabilizar essa nova edição, o governo precisa ter a adesão mínima de órgãos com autorização para provimento de vagas.


Não necessariamente todos os órgãos e entidades com concurso autorizado participarão do próximo CNU. Isso porque muitos têm pressa para a contratação de servidores e devem fazer seus procedimentos próprios para a abertura da seleção.

Clique e saiba mais