Toda aprovação começa com um plano! Invista na melhor preparação, com as assinaturas do Qconcursos e garanta uma das mais de 100 mil vagas em concursos em 2023!
Confira as novidades desta quinta, 5
(Foto: Divulgação)
Governo publica regulamento do Concurso Nacional Unificado
O Governo Federal divulgou o regulamento do Concurso Nacional Unificado. O texto confirmou mais de 6 mil vagas, além de provas em cerca de 180 cidades.
A previsão de contratação da banca organizadora ocorrerá até 22 de novembro, enquanto as provas e nomeação dos aprovados deverão acontecer em 2024.
Veja mais detalhes aqui!
Entre no nosso grupo do WhatsApp e tenha acesso aulas e curso gratuito do Concurso Nacional Unificado. Acesse aqui!
Concurso Funai terá cotas para indígenas e pontos de experiência
A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira, 4, o texto do Projeto de Lei (PL) nº 4426/2023, que promove uma série de alterações e, entre elas, institui a porcentagem de cotas para indígenas no novo concurso Funai.
Além da regulamentação das vagas reservadas aos indígenas, o projeto reforça que o ingresso será feito mediante concurso público e que os editais poderão prever pontuação diferenciada para candidatos que comprovarem experiência com povos indígenas.
Vale a pena destacar que as vagas do concurso Funai serão ofertadas no Concurso Nacional Unificado.
Veja mais detalhes aqui!
Concurso TSE Unificado é tema e reunião
A realização do concurso TSE Unificado foi discutida em reunião na quarta-feira, 4, no Tribunal Superior Eleitoral.
A Corte e as presidências de 16 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), como Sergipe e Ceará, debateram diversos assuntos, incluindo a realização de uma nova seleção de servidores.
Veja mais detalhes aqui!
STF decide que condenados têm direito à nomeação em concursos
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria dos votos, na última quarta-feira, 4, que os condenados aprovados em concursos públicos poderão ser nomeados e empossados, desde que não haja incompatibilidade entre o cargo a ser exercido e o crime cometido, assim como conflito de horários entre a jornada de trabalho e o regime de cumprimento da pena.
Veja mais detalhes aqui!
A Câmara dos Deputados aprovou o texto do Projeto de Lei (PL) nº 4426/2023. Um dos pontos aprovados pela casa legislativa é a transformação de cargos no Ibama, o que pode proporcionar a realização de um novo edital para a autarquia.
Veja mais detalhes aqui!
Bônus para a redução de filas é aprovado na Câmara dos Deputados
Os deputados federais aprovaram a criação do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social do INSS (PEFPS).
De acordo com o documento, o PEFPS cria o pagamento de dois bônus para os servidores que auxiliarem na redução na fila do Instituto Nacional do Seguro Social.
Veja mais detalhes aqui!
Banca da Anatel pode ser definida em novembro
A Agência Nacional de Telecomunicações realiza esforços para contratar a banca organizadora do seu concurso Anatel. A autarquia já fez contato com algumas instituições e deseja realizar a contratação até 30 de novembro. O órgão não fará parte do Concurso Nacional Unificado.
Veja mais detalhes aqui!
Quer ficar por dentro do Concurso Nacional Unificado? Então baixe agora, gratuitamente, o E-BOOK do CNU, com todas as informações sobre o chamado "Enem dos Concursos". Clique aqui!
Novos editais Serpro em breve?
Mesmo com edital vigente, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) planeja a realização de novos concursos públicos.
Veja mais detalhes aqui!
Novo edital EPE já está em fase de planejamento
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) confirmou que há previsão de novo concurso público. A comissão da seleção já foi formada; no entanto, ainda não há data para uma possível publicação do edital.
Veja mais detalhes aqui!
Ministério das Comunicações aguarda aval do MGI
De acordo com ofício acessado pela Folha Dirigida por Qconcursos, o Ministério das Comunicações pediu novo edital de concurso público para o provimento de 263 vagas. O pedido, no entanto, ainda aguarda aval do MGI.
Veja mais detalhes aqui!
Câmara aprova reajuste para forças de Segurança do DF
A Câmara dos Deputados aprovou o reajuste salarial para as forças de Segurança do Distrito Federal. O reajuste salarial para os servidores da Segurança do DF está em vigor desde julho, quando a presidência assinou a MP nº 1181/23, que, entre outros temas, concedeu o aumento de 18%.
Segundo a MP, o reajuste de 18% será dividido em duas parcelas: 9% em julho deste ano e outros 9% em janeiro de 2024. Para a classe especial, o aumento será de 24%.
Veja mais detalhes aqui!
TCE recomenda edital Seduc PA até janeiro
O Tribunal de Contas do Pará recomendou que a Secretaria de Estado de Educação realize um novo concurso Seduc PA até 31 de janeiro de 2024. A abertura do próximo concurso já foi confirmada pelo governo estadual. A oferta será de 3 mil vagas para ingresso em caráter efetivo.
Veja mais detalhes aqui!
Bancas definidas
Três órgãos definiram as bancas de seus respectivos concursos públicos. Veja:
Concurso CGE RJ
Foi definida a banca que ficará responsável pelo novo concurso público da Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE RJ). Conforme indicado em diário, a seleção ficará sob responsabilidade do Cebraspe. Edital ofertará 110 vagas.
Veja mais detalhes aqui!
CTI
Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) definiu que o Cebraspe cuidará do seu novo edital.
Veja mais detalhes aqui!
ALE TO
Um novo concurso público para a Assembleia Legislativa do Tocantins já está com banca definida. De acordo com o diário da casa legislativa, a seleção será organizada pela banca FGV. Serão oferecidas 107 vagas. A previsão é de edital em outubro.
Veja mais detalhes aqui!
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!