Concurso BNDES e Correios são destaques nesta quarta, 17
Veja notícias dos concursos BNDES e Correios, além de outras novidades sobre seleções públicas que são destaques nesta quarta-feira, 17.
Política e Concursos
Autor:Mateus Melis
Publicado em:17/04/2024 às 17:21
Atualizado em:17/04/2024 às 17:55
Nesta quarta, 17, foram divulgadas diversas notícias sobre seleções públicas, incluindo novidades sobre os concursos BNDES e Correios.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social já informou que o próximo edital será somente para nível superior.
No entanto, a estatal revelou, com exclusividade à Folha Dirigida por Qconcursos, que "está estudando a inclusão de vagas de nível médio para futuras seleções".
Desta forma, é possível que novos concursos para nível médio sejam abertos nos próximos anos. Mas, para 2024, a previsão é apenas para cargos de nível superior.
O próximo concurso BNDES ofertará 150 oportunidades.
A realização do concurso Correios é uma das principais metas do ministro das Comunicações. A informação foi repassada pelo ministro Juscelino Filho em entrevista ao programa "Bom dia, Ministro", da rádio da EBC.
A seleção da área de Saúde e Segurança do Trabalho será lançada a qualquer momento. Outro concurso Correios também terá vagas de níveis médio e superior, em dois editais previstos para setembro.
Recentemente, o Governo Federal encaminhou o texto do PLDO 2025 ao Congresso Nacional, com concursos previstos para o ano que vem. Confira os detalhes no Folha News desta quarta, 17.
Concurso Unificado divulga edital de convocação para as provas
Saiu o edital que oficializa as regras e horários para a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado. Os exames estão confirmados para o dia 5 de maio, domingo, em dois turnos.
Em documento publicado no Diário Oficial da União, o MGI confirma os horários completos de aplicação e duração dos exames nos turnos da manhã (das 9h às 11h30) e tarde (das 14h30 às 18h).
Na última terça, 16, o MGI já havia confirmado a novidade e ainda informou que também não será possível anotar os gabaritos, ou seja, as respostas que forem marcadas pelos candidatos.
Diretora do TRE RJ fala sobre o concurso TSE Unificado
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE RJ) abrirá novas vagas por meio do concurso TSE unificado.
Em entrevista exclusiva à Folha Dirigida, a diretora-geral do órgão, Eline Iris, falou sobre a oferta, o ingresso de servidores e o uso do cadastro de reserva.
De acordo com a diretora-geral, o concurso será para repor a força de trabalho no TRE do Rio de Janeiro. A oferta será em função das exonerações e aposentadorias que ocorreram desde o fim da validade da última seleção, em novembro de 2023.
O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) autorizou as nomeações dos aprovados no concurso MEC e no concurso MME. Ao todo, os dois órgãos poderão realizar o provimento de 250 vagas imediatas.
As portarias com os avais constam no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 17.
Ambos os concursos já tiveram seus resultados finais divulgados e estão homologados. Portanto, com o aval do MGI, os dois ministérios já podem proceder com a posse desses aprovados, de acordo com a clasificação.
Concurso TRT RJ recebe aval do CSJT para nomear excedentes
Dos provimentos de cargos autorizados pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, 74 serão para a nomeação de excedentes do último concurso TRT RJ. O provimento ocorrerá em até 60 dias.
O aval do CSJT foi confirmado na última terça, 16, para cargos de técnico e analista na Justiça do Trabalho.
Embora o órgão superior não tenha revelado a distribuição das 476 vagas autorizadas para novas nomeações, o Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe) confirmou que 74 serão destinadas ao TRT RJ.
Além da nomeação de excedentes do último concurso, realizado em 2018, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho também já autorizou vagas para a realização de um novo concurso no TRT RJ. O processo para a escolha da banca já foi, inclusive, iniciado.
Concurso Codevasf revela áreas, etapas e lotação das vagas
O contrato com o Cebraspe foi assinado para a realização do concurso Codevasf 2024 e o documento trouxe detalhes importantes. As áreas do cargo de analista foram confirmadas, além das etapas e cidades de lotação.
Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao contrato, na íntegra, que confirma a oferta para a carreira de analista em desenvolvimento regional e analista em comunicação, ambos de nível superior.
Após concurso, Ministério da Saúde prorroga edital com 852 vagas
As inscrições para o concurso de temporários do Ministério da Saúde foram prorrogadas. O comunicado foi divulgado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 17.
Conforme indicado no documento, os candidatos poderão realizar suas respectivas inscrições até as 14h do dia 6 de maio, no portal do Instituto AOCP, organizador da seleção.
Para homologar a inscrição, o candidato deverá efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$36.
Cabe destacar que, além de prorrogar o período de inscrição, a retificação divulgada ainda reabriu o período de solicitação de isenção do valor da taxa.
Agora, os candidatos poderão solicitar a isenção do valor da taxa até as 22h do dia 19 de abril, no portal da organizadora.
O edital de temporários do Ministério da Saúde oferece mais de 800 oportunidades nos estados de MG, GO, SP, RS, PE, PA e no DF.
Sindicato diz que há carência em todos os locais do TRF2
O edital do concurso TRF2 foi publicado e trouxe oportunidades para técnicos e analistas judiciários, em várias especialidades. Embora não haja um quantitativo de vagas definido, há carência em várias regiões e lotações.
Isso porque a seleção será para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados poderão ser nomeados durante o prazo de validade, mediante à disponibilidade.
Folha Dirigida por Qconcursos conversou com a presidente do Sindicato dos Servidores do Judiciário Federal (Sisejufe), Lucena Pacheco, que falou a respeito dessa defasagem de servidores no Judiciário Federal da 2ª região.
Concurso Agetransp RJ inicia busca por organizadora
Mais um passo foi dado rumo à abertura do concurso Agetransp RJ. Nesta quarta-feira, 17, foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro o aviso sobre o início da escolha da banca organizadora.
As instituições interessadas terão cinco dias úteis para enviar a cotação de preço. A banca que apresentar a melhor proposta e atender aos requisitos técnicos será a contratada.
Entre as responsabilidades da banca organizadora contratada estão o recebimento das inscrições do concurso e aplicação das etapas, como as provas objetivas.
A nova seleção está autorizada desde 2022 para 25 vagas.
O concurso Polícia Penal BA já tem banca organizadora definida. A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi a escolhida para ficar à frente da seleção, que contará com 287 vagas.
A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (SINSPPEB) e vice-presidente da Federação Nacional dos Servidores da Polícia Penal (FENASPPEN), Reivon Pimentel.
Em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, o presidente do sindicato contou que obteve a confirmação da banca em reunião no início da semana com dirigentes das Secretarias de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e de Administração do Estado (Saeb).
A escolha da FGV já foi aprovada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e, no momento, está em análise pela Saeb, para efetivar a contratação. O novo edital ofertará 287 vagas!
A ação foi motivada pelo baixo contingente feminino convocado pela prefeitura. De acordo com a Defensoria, o concurso não está respeitando a proporcionalidade de vagas destinadas às mulheres.
Até o momento, a Prefeitura de Nova Iguaçu convocou 39 aprovados para o curso de formação, sendo 31 homens e oito mulheres.
O edital do concurso da Guarda Municipal trouxe a oferta de 200 vagas, sendo 100 imediatas e 100 para cadastro de reserva.
Em ambas as categorias, a distribuição é de 15 vagas para mulheres e 85 vagas para homens.
Nenhuma candidata concorreu pela totalidade das vagas disponíveis, pois o município considerou que a reserva de 15% de vagas destinadas às mulheres seria o percentual máximo.
O defensor público Rodrigo Pacheco apontou a violação dos direitos das mulheres no caso.