Concurso Unificado terá relação de órgãos publicada, diz MGI

O Ministério da Gestão e Inovação divulgará nos próximos dias a lista de adesão dos órgãos confirmados no Concurso Nacional Unificado. Confira!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:26/09/2023 às 11:24
Atualizado em:26/09/2023 às 11:41

O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) publicará, nos próximos dias, as portarias com as regras do Concurso Nacional Unificado e com a lista de órgãos que confirmaram adesão ao CNU. A informação foi confirmada pela pasta.


Em troca de e-mails entre o MGI e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a gestão informou que:

"Esclarecemos que nos próximos sete dias teremos a publicação do Decreto das regras de governança do Concurso Público Nacional Unificado e a instituição da Comissão de Governança do CPN. Seguidamente teremos a publicação de Portaria sobre o CPN com o Termo de Adesão", disse no último dia 19.

Vale destacar que os órgãos federais têm até esta sexta-feira, 29, para assinar o termo de adesão, confirmando a participação no Concurso Unificado, também chamado de "Enem dos Concursos".


O decreto que lista as regras do Concurso Público Nacional Unificado, inclusive, já está pronto. A reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos já obteve acesso sua minuta e o documento lista como será composta a Comissão de Governança.


A comissão contará com representantes indicados pelos seguintes órgãos e entidades:

  • Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que a presidirá;
  • Advocacia-Geral da União;
  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep;
  • Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea;
  • Fundação Escola Nacional de Administração Pública - Enap; e
  • Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Os órgãos que confirmarem adesão devem indicar representantes para fazer parte de um comitê.


Além disso, o documento cita o custeio da prova unificada e prevê um prazo de até seis meses para o edital ser publicado - o que deve ocorrer antes disso pelo cronograma divulgado inicialmente pelo MGI, que prevê provas em dezembro.

Decreto cita escolha da banca, que será feita em outubro

A minuta do decreto acessada pela reportagem também estabelece que serão criados comitês técnicos futuramente, de maneira adicional.


Esses comitês ou grupos de trabalho específicos serão compostos por representantes da Comissão de Governança e também por membros de todos os órgãos que assinarem o termo de adesão, confirmando sua participação no concurso unificado.


As comissões técnicas ficarão responsáveis por trabalhar e auxiliar na elaboração do projeto básico, na escolha da banca organizadora, no acompanhamento e fiscalização dos concursos e na resolução de problemas do concurso unificado.


Sobre a escolha da banca organizadora, o Governo Federal prevê a sua contratação em outubro.


Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso a um documento interno em que o coordenador-geral de desenvolvimento e movimentação de pessoal, Daniel Pires de Castro, convoca servidores para uma ida à Brasília entre os dias 16 a 20 de outubro.


De acordo com a gestão, o objetivo é dar "andamento aos trâmites finais da contratação da banca examinadora para realização do Concurso Nacional Unificado".


Comece a se preparar para o Concurso Nacional Unificado com o 1º Preparatório do Mercado. Inscreva-se agora e garanta sua vaga!

Concurso Nacional Unificado recebe adesão dos órgãos federais até o final deste mês

(Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)


Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:

Concurso Unificado tem 5 mil vagas pré-confirmadas

De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação, até o momento, mais de 5 mil vagas já estão confirmadas no Concurso Nacional Unificado.


A lista foi divulgada à Folha Dirigida por Qconcursos, no entanto, ainda tem caráter preliminar.


Isso porque alguns órgãos que constam na lista do MGI não irão aderir, sendo eles: o CNPq, que já publicou o seu edital; a Fiocruz, que planeja aderir em partes; e o MCTI, que informou que planeja realizar o concurso conforme a sua portaria.


Enquanto isso, outros que não constam na lista do MGI já confirmaram adesão, que é o caso do Mapa, da Aneel, da Funai e do Ministério da Saúde.


Nos próximos dias a lista final será divulgada. A previsão do MGI é ofertar grande parte das vagas autorizadas. Mas, a adesão dos órgãos é voluntária.

Veja como serão distribuídas as vagas do CNU

O MGI divulgou que a proposta do Concurso Nacional Unificado, também chamado de “Enem dos Concursos”, é que as vagas sejam distribuídas em oito blocos temáticos, são eles:

  • Administração e Finanças Públicas;
  • Setores Econômico, Infraestrutura e Regulação;
  • Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário;
  • Educação Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • Políticas Sociais; Justiça e Saúde;
  • Trabalho e Previdência;
  • Dados, Tecnologia e Informação Pública; e
  • Nível intermediário.

As inscrições do CNU serão feitas no site da banca organizadora a ser contratada. A instituição também ficará responsável pela aplicação das provas. 


O MGI informou que ao realizar a inscrição, primeiro, o candidato deverá escolher entre um dos blocos temáticos. Em seguida, deverá indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!