Concursos público: notícias da semana de 26 a 1º de dezembro

Confira tudo o que foi notícia no mundo dos concursos públicos na semana de 26 de novembro a 1º de dezembro.

Concursos 2023
Autor:Mateus Melis
Publicado em:01/12/2023 às 19:01
Atualizado em:01/12/2023 às 19:01

Diversas notícias foram divulgadas nesta semana. Reunimos o que foi mais importante e movimentou o mundo dos concursos públicos desde domingo, 26 de novembro, até sexta, 1º de dezembro.


Abaixo, você confere diversas novidades de concursos federais, estaduais, municipais e distritais!


Fique por dentro dos concursos!

Confira as novidades da semana

(Foto: Divulgação)

Banca do CNU é contratada

O contrato com a Fundação Cesgranrio, banca organizadora do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), foi assinado na última quinta-feira, 30 de novembro.


O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) já tinha adiantado que a contratação aconteceria ainda em novembro.


Conforme previsão repassada pelo MGI, o edital da seleção está previsto para ser publicado no dia 22 de dezembro.


A seleção ofertará mais de 6 mil vagas em diversos órgãos.


Veja mais detalhes aqui!


Concurso Nacional Unificado terá prova de títulos para cargos específicos

O Concurso Nacional Unificado (CNU) foi tema de um seminário na última quarta-feira, 29, com a participação de membros do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), da Fundação Cesgranrio e outros órgãos.


Durante o encontro, algumas informações foram reveladas, como a confirmação da prova de títulos para todos os cargos de nível superior e cargos de nível intermediário (médio) da Funai.


Veja os detalhes aqui!


Concurso Unificado será regionalizado?

O Concurso Nacional Unificado (CNU), também chamado de Enem dos Concursos, terá a oferta de 6.640 vagas para cargos dos níveis médio e superior, com salários que chegam a R$23.579,71 (no caso de auditor-fiscal do trabalho).


A oferta será para mais de 20 órgãos do Executivo Federal. Mas, uma das principais dúvidas sobre o concurso diz respeito à lotação dos aprovados. Afinal, as vagas do Concurso Unificado serão regionalizadas?


Veja os detalhes aqui!


Decreto que regulamenta concursos será atualizado, diz secretário

O Decreto 9.739, que regulamenta os concursos federais, será atualizado e essa é uma das prioridades do Governo Federal.


A informação foi passada pelo secretário do Ministério da Gestão e Inovação, José Celso Pereira Cardoso Júnior, na última quarta-feira, 29. Segundo ele, o documento está cheio de problemas e apresenta diversas falhas.


O secretário confirmou que a minuta de atualização ao decreto já está pronta, produzida pela Diretoria de Provimento da SGP, e a proposta é trazer uma versão mais completa, mais abrangente, com a diminuição das etapas burocráticas para a organização de um concurso.


Veja os detalhes aqui!


Edital ANTT em elaboração

A Agência Nacional de Transportes Terrestres revelou que o edital do seu concurso ANTT já está sendo elaborado e a previsão é publicá-lo até o final de janeiro.


O nome da organizadora da seleção ainda não foi divulgado. 


A seleção será destinada ao provimento de 50 vagas para o cargo de especialista em regulação de serviços públicos de transportes terrestres. 


Veja os detalhes aqui!


Banca do concurso Anvisa em dezembro; edital até janeiro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária trabalha com a previsão de anunciar a banca do seu concurso Anvisa no mês de dezembro. O edital deve sair até o final de janeiro.


A informação foi confirmada pela autarquia em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos.


A seleção será destinada ao provimento de 50 vagas para especialista em regulação e vigilância sanitária. 


Veja os detalhes aqui!


TRF3 define data para nova prova, após anulação

A Fundação Vunesp e o Tribunal Regional Federal da 3ª região definiram a nova data de aplicação das provas do concurso TRF3, que foram anuladas.


As provas serão realizadas em 28 de janeiro de 2024, de acordo com o comunicado divulgado pela banca e assinado pela presidente do TRF3, desembargadora Marisa Ferreira dos Santos.


As provas serão aplicadas somente para os cargos de técnico judiciário na especialidade de enfermagem (seção judiciária de Mato Grosso do Sul) e analista judiciário área judiciária (seção judiciária de Mato Grosso do Sul). 


Veja os detalhes aqui!


Previsão de edital do MPU até março de 2024

O novo concurso MPU (Ministério Público da União) deve ter seu edital publicado até o primeiro trimestre de 2024. Esse é o prazo informado pelo Sindicato Nacional dos Servidores do MPU, CNMP e ESMPU, em resposta à reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos.


De acordo com o diretor de Comunicação Social e Tecnologia da Informação do SindMPU, Adriel Gael, a comissão do concurso já está formada e segue com os trâmites em andamento como, por exemplo, a escolha e contratação da banca organizadora.


Veja os detalhes aqui!


Agência Reguladora pode ficar sem concurso

A Agência Nacional de Telecomunicações vem enfrentando dificuldades para contratar a banca organizadora do seu concurso Anatel e corre o risco de perder o prazo para a publicação do edital.


A Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao relatório de riscos, divulgado pela Superintendência de Administração e Finanças (SAF), que fala sobre o prazo para a contratação da banca organizadora.


Embora a autarquia tenha colocado como data desejada 30 de novembro, a data estimada ficou para 5 de março de 2024, ou seja, após o prazo final previsto na portaria de autorização, que permite a publicação do edital até janeiro.


Com isso, a SAF avalia como "falta de tempo hábil para conclusão em 2023" e como risco "extremo" a ação de escolha da banca na data desejada.


Veja os detalhes aqui!


Banca definida para o concurso TRF2?

Mais duas organizadoras foram eliminadas do pregão eletrônico para a escolha da banca do concurso TRF2.


Com as novas eliminações, o Instituto AOCP foi convocada para retificar o valor da proposta e o envio da documentação.


O pregão agora abriu a fase recursal até o dia 6 de dezembro.


Após esse período, a proposta do Instituto AOCP será homologada e, em seguida, a empresa será convocada para assinar contrato com o tribunal, assumindo a responsabilidade pela organização do concurso.


Veja os detalhes aqui!


Contrato assinado com a banca do concurso Bacen

O Banco Central já assinou contrato com o Cebraspe para o seu concurso Bacen e o edital pode ser publicado a qualquer momento. O documento, inclusive, revela detalhes da seleção que ofertará 100 vagas efetivas.


Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao documento na íntegra, que foi assinado no dia 24 de novembro.


O contrato ratifica a informação, já passada pelo banco anteriormente, de que as 100 vagas serão distribuídas por duas áreas, são elas: Tecnologia da Informação e Economia/Finanças.


Veja os detalhes aqui!


Concurso Inmetro tem edital previsto para a próxima semana

Previsto para o mês de novembro, o edital do concurso Inmetro não foi divulgado. No entanto, a seleção não deve demorar para sair.


De acordo com informações repassadas pelo Idecan, organizador do concurso, à Folha Dirigida por Qconcursos, a previsão é de que o edital seja publicado na próxima semana.


Veja os detalhes aqui!


Sancionada a lei que cria cargos no STM

Foi sancionada a lei que criará mais de 700 cargos no Superior Tribunal Militar, sendo 240 efetivos. A medida favorece a realização do concurso STM previsto para o próximo ano.


A sanção foi dada pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin, conforme nota divulgada pela Câmara.


Além dos cargos de provimento efetivo, ou seja, que são preenchidos por concurso público, também foram criados cargos em comissão, além de funções comissionadas, para os quadros da Secretaria do Superior Tribunal Militar (STM) e das Auditorias da Justiça Militar da União.


Veja os detalhes aqui!


Contratação da banca do concurso TSE Unificado nos próximos dias

O estudo técnico preliminar do novo concurso unificado da Justiça Eleitoral (concurso TSE Unificado) já está concluído. Com isso, o próximo passo será a contratação da banca organizadora.


De acordo com o diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral, Rogério Galloro, a banca do concurso deve ser contratada nos próximos dias, ainda em 2023.


Ainda segundo o diretor-geral do TSE, o concurso está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2024. Galloro também reafirmou que o concurso é uma das principais questões do Tribunal atualmente.


Veja os detalhes aqui!


Com edital válido, TRE TO busca adesão ao TSE Unificado

Mesmo com edital em validade até agosto de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins (TRE TO) busca a adesão ao concurso unificado da Justiça Eleitoral (concurso TSE Unificado).


Em ofício enviado ao Tribunal Superior Eleitoral, a presidência do TRE do Tocantins pede a participação mediante cadastro de reserva dos cargos que constam do concurso válido.


O presidente do TRE TO, desembargador João Rigo Guimarães, solicita que o Tribunal Superior reconsidere o posicionamento que limita a participação do órgão no referido concurso unificado.


Veja os detalhes aqui!


Governo faz acordo para reestruturação na carreira ATI

O Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), firmou acordo para a reestruturação da carreira de Analista em Tecnologia da Informação (ATI).


Ocorrido na última segunda-feira, 27, o acordo foi intermediado por uma mesa específica e temporária de negociação. De acordo com o MGI, o acordo estabelece uma reestruturação na remuneração do servidor.


Para que haja a efetiva alteração na carreira de Analista em Tecnologia da Informação, será necessário ainda encaminhar projeto de lei ao Congresso Nacional com tais mudanças.


A carreira de ATI está entre as especialidades do Concurso Nacional Unificado.


Veja os detalhes aqui!


Banca definida para o concurso PMERJ

A Secretaria de Estado da Polícia Militar (SEPM) aprovou a escolha da FGV como banca do concurso PMERJ da carreira de soldados. Documento foi divulgado no Diário Oficial desta sexta, 1º.


Veja os detalhes aqui!


Mais 25 questões no concurso CBMERJ?

A estrutura de provas do concurso CBMERJ, para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) de 2024, pode ser alterada. Está em discussão o acréscimo de mais questões e a exclusão da prova discursiva.


Uma manifestação foi encaminhada pelo gestor técnico responsável pelo contrato celebrado entre a banca e o Estado do Rio de Janeiro, para organizar o concurso CBMERJ. Nela, avalia-se a inserção de 25 novas questões na prova objetiva, além da retirada da parte discursiva.


Veja os detalhes aqui!


Novo edital TJ RS autorizado

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul recebeu aval para a realização de um novo concurso TJ RS, com vagas de analista. Dessa vez, as oportunidades serão para a área da Saúde.


O aval foi dado pela Comissão de Movimentação e Gestão de Pessoal, visando ao provimento de vagas no Departamento Médico Judiciário, nas seguintes especialidades de psicologia (uma vaga) e enfermagem (duas vagas). 


Veja os detalhes aqui!


Comissão formada para o concurso SEEC RN

A comissão organizadora do novo concurso SEEC RN para professor e especialista de Educação está oficialmente formada. Os nomes dos integrantes foram publicados no Diário Oficial do Estado do dia 28 de novembro. 


Uma das responsabilidades da comissão será a definição das vagas e especialidades do concurso para a Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte.


O concurso SEEC RN foi confirmado pela governadora Fátima Bezerra, em outubro. A oferta será para o provimento de 500 vagas para professores.


Veja os detalhes aqui!


Alece aprova a criação de mais de 900 vagas no Ceará

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou na última quarta, 29, a proposta do governo para a criação de mais de 900 cargos em diversos órgãos do estado.


Com a criação desses cargos, o provimento se dará por meio de novos editais, além da recomposição por meio de concurso que ainda estão vigentes no estado.


Veja os detalhes aqui!


Banca definida para 1.080 vagas no Ceará

Foi definida a banca organizadora que ficará responsável pelo concurso Seas CE, anunciado com 1.080 vagas. A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) foi a instituição escolhida.


Ela ficará responsável pela publicação do edital, recebimento das inscrições e aplicação das principais etapas.


Veja os detalhes aqui!


Comissão formada para o concurso TJ MA

O Tribunal de Justiça do Maranhão deu o primeiro passo para abertura de um novo concurso TJ MA para provimento de cargos efetivos. Na última quinta-feira, 30, foi publicada a comissão organizadora da seleção.


O edital está previsto para 2024 e será destinado ao provimento de cadastro reserva para os cargos de analista judiciário e oficial de justiça. 


Veja os detalhes aqui!



MP TO terá provas em 2024

Após assinar o contrato com o Cebraspe, para organização do seu novo concurso MP TO, o Ministério Público do Tocantins confirmou que as provas serão aplicadas no início de 2024. 


O prazo foi divulgado no domingo, 26, em vídeo nas redes sociais do órgão. Para que as provas ocorram no começo do próximo ano, o edital deve ser publicado ainda em 2023. A oferta será para cargos da área de Apoio.


Veja os detalhes aqui!


Banca definida no Rio de Janeiro

A Prefeitura de Caxias, no Rio de Janeiro, realizará um novo processo seletivo e já tem banca organizadora definida. Com isso, o edital pode ser publicado a qualquer momento.


O Instituto Consulplan foi o escolhido para executar a seleção e, inclusive, já criou a página de acompanhamento em seu portal.


Veja os detalhes aqui!


Comissão formada para edital Macaé RJ

A Prefeitura de Macaé, no Estado do Rio de Janeiro, deu mais um passo para a abertura do seu novo concurso público.


Foi constituída a comissão organizadora da seleção, responsável por planejar e coordenar as atividades referentes ao provimento de cargos da Administração Pública Direta e Indireta. 


Os nomes dos integrantes da comissão foram publicados na edição de quarta-feira, 29, do Diário Oficial do Município.


Veja os detalhes aqui!



Novo edital em Belo Horizonte para 1.153 vagas

A Prefeitura de Belo Horizonte, em Minas Gerais, prepara um novo concurso BH com 1.153 vagas para a Secretaria de Saúde. Conforme nota oficial do município, o edital deve ser publicado ainda este ano. 


A oferta será para diferentes cargos, como médico, enfermeiro, técnico de serviços de saúde e técnico superior de saúde. Segundo a prefeitura, as remunerações serão de até R$10.355,59.


Para médicos, por exemplo, serão 264 vagas distribuídas por 28 especialidades. Haverá ainda 830 oportunidades para técnico em enfermagem.


Veja os detalhes aqui!


Banca definida para o concurso Câmara de Vitória ES

Esta definida a banca que ficará responsável pelo concurso público da Câmara de Vitória ES. O Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP) foi o escolhido para receber as inscrições e aplicar as provas.


O aviso de dispensa de licitação, que autoriza a contratação, foi publicado no Diário Oficial do Estado da última terça-feira, 28.


Edital ofertará 15 vagas.


Veja os detalhes aqui!


Confira abaixo os editais publicados nesta semana

Concurso ALE TO

Foi publicado o edital do concurso público para a Assembleia Legislativa do Tocantins. São ofertadas 107 vagas para cargos de níveis médio e superior de formação. O salário inicial do aprovado será de até R$32 mil.


As inscrições serão realizadas entre os dias 4 de dezembro a 18 de janeiro de 2024, pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora da seleção.


Já as provas estão marcadas para o dia 14 de abril.


Veja os detalhes aqui!


Concurso Guarda de Manaus AM

Foi publicado o edital do concurso público para a Guarda de Manaus AM. São ofertadas 200 vagas para a carreira que exige a formação de nível superior. O salário inicial do aprovado será de R$2,6 mil.


As inscrições serão realizadas entre os dias 11 de dezembro a 15 de janeiro de 2024, pelo site do IBFC, organizadora da seleção.


Já as provas estão marcadas para o dia 18 de fevereiro de 2024.


Veja os detalhes aqui!


Concurso CRP SC

Foi publicado o edital do concurso público para o Conselho Regional de Psicologia (CRP SC). São ofertadas 85 vagas (imediatas e cadastro reserva) para os cargos de auxiliar administrativo e psicólogo assistente técnico. O salário inicial do aprovado será de até R$5,2 mensais.


As inscrições serão realizadas até o dia 8 de janeiro de 2024, pelo site da Fundação Quadrix, organizadora da seleção.


As provas serão aplicadas no dia 18 de fevereiro de 2024.


Veja os detalhes aqui!


Edital republicado concurso INPA

O edital do concurso INPA foi republicado na última quarta-feira, 29. O documento traz detalhes sobre a seleção do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, órgão vinculado ao MCTI.


Ao todo, são ofertadas 63 vagas para os cargos de tecnologista e pesquisador. Todas as vagas são de nível superior. O salário inicial do aprovado será de até R$14 mil.


Os interessados poderão se inscrever para o concurso no período de 12 de dezembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024, no site do Cebraspe, organizador do concurso. 


A taxa, no valor de R$168, deverá ser paga até o dia 1º de fevereiro de 2024. O pedido de isenção será aceito durante todo o período de inscrição.


As provas estão marcadas para o dia 24 de março de 2024.


Veja os detalhes aqui!


Concurso Ipea

O edital do concurso Ipea foi publicado na última quinta-feira, 30. Ao todo, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada oferece 80 vagas de nível superior.


As oportunidades são para a carreira de técnico em planejamento e pesquisa, que conta com ganhos de R$20.924,80, para jornada de 40 horas.


O concurso é organizado pela Fundação Cesgranrio e receberá inscrições entre os dias 5 de dezembro de 2023 e 10 de janeiro de 2024. 


O edital prevê a realização de provas objetivas, discursivas e avaliação de títulos. As primeiras avaliações estão marcadas para o dia 25 de fevereiro de 2024.


Os aprovados e convocados serão lotados, inicialmente, em Brasília DF. Após 12 meses, os servidores poderão ser alocados na unidade do Rio de Janeiro.


Veja os detalhes aqui!


Concurso João Pessoa PB

A Prefeitura de João Pessoa, na Paraíba, divulgou editais de concurso público com oferta de 300 vagas na Segurança Pública. Os ganhos podem chegar a R$3,2 mil e as oportunidades são para quem tem o nível médio completo.


Do total das vagas, 200 são destinadas ao cargo de guarda civil municipal e 100 para agente de mobilidade urbana.


As inscrições para participar do concurso de João Pessoa PB já estão abertas.


A prova objetiva está prevista para ocorrer nos dias 25 de fevereiro (guarda civil) e 10 de março (agente). A avaliação ocorrerá no turno da tarde, das 14h às 18h.


Veja os detalhes aqui!



Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!