Resumo das notícias da semana (11 a 15 de setembro)

Confira tudo o que foi notícia no mundo dos concursos nesta semana, de 11 a 15 de setembro!

Concursos 2023
Autor:Mateus Melis
Publicado em:15/09/2023 às 18:44
Atualizado em:15/09/2023 às 18:48

Diversas notícias foram divulgadas nesta semana. Para te ajudar a ficar bem informado, reunimos aqui o que de mais importante movimentou o mundo dos concursos públicos de segunda-feira, 11, até esta sexta-feira, 15 de setembro.


Abaixo você confere diversas novidades de concurso federais, estaduais e municipais!


Quer garantir a sua vaga em um concurso público? Conheça a Vitalícia Qconcursos, com descontos especiais em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!

Confira as novidades desta semana (11 a 15 de setembro)

(Foto: Reprodução)



Novidades sobre o Concurso Nacional Unificado

Nesta semana, notícias importantes relacionadas ao Concurso Nacional Unificado foram divulgadas. Veja um resumo das principais abaixo!


Novos prazos para adesão e provas

Em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, o secretário do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), José Celso Cardoso Jr., informou sobre a possibilidade de as provas do Concurso Nacional Unificado serem aplicadas em março de 2024. Além disso, o MGI alterou o prazo para a adesão dos órgãos ao CNU. Anteriormente prevista para o dia 29 de setembro, a confirmação deveria ser realizada até esta sexta-feira, 15.


Veja mais detalhes aqui!


Órgãos pré-confirmados ao CNU

Fonte ligada à Folha Dirigida por Qconcursos informou uma lista de órgãos pré-confirmados ao Concurso Nacional Unificado. IBGE, MTE (concurso AFT), ATPS, ATI, EPPGG, APO, MCTI, CVM e algumas agências reguladoras devem estar presentes na seleção.


Veja mais detalhes aqui!


Órgãos já confirmaram oficialmente a adesão ao CNU

Alguns órgãos já confirmaram a participação no Concurso Nacional Unificado. São eles:


Quais já informaram que não participarão do concurso CNU?

Além da confirmação de alguns órgãos ao CNU, outros já divulgaram que não farão parte do edital unificado do Governo Federal. Entre as principais justificativas está o caráter específico do cargo que será provido no órgão. Mas quais não farão parte do Concurso Nacional Unificado? Confira abaixo:

Com a não adesão ao Concurso Nacional Unificado, os órgãos listados acima deverão seguir com os trâmites para a realização de seu próprio edital.


Órgãos avaliam a possível participação no Concurso Nacional Unificado

Além dos já confirmados e àqueles que ficarão de fora, outros órgãos têm avaliado a possível adesão CNU. Veja:



ANS pediu mais tempo para a adesão ao CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar pediu ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) uma prorrogação do prazo para decidir sobre a adesão ao Concurso Nacional Unificado. Em ofício acessado pela Folha Dirigida por Qconcursos, a ANS informou que foi dado um prazo até 11 de setembro para a manifestação dos órgãos.


Veja mais detalhes aqui!


Reforma Administrativa volta ao debate

Os debates sobre a Reforma Administrativa voltaram à tona. Enquanto o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, defende a aprovação da PEC 32/2020, elaborada pelo último governo, membros da atual gestão defendem outro modelo.


Veja mais detalhes aqui!


Novo edital do concurso Correios em breve?

O presidente dos Correios, Fabiano Silva, participou de reunião com representantes das Federações de Trabalhadores dos Correios (Findect e Fentect). A realização de um novo concurso foi uma das pautas tratadas no encontro.


Veja mais detalhes aqui!


Presidente comenta sobre a convocação de excedentes no concurso INSS

O presidente do INSS, Alexandre Stefanutto, reforçou mais uma vez que a autarquia trabalha pela convocação dos excedentes.


Veja mais detalhes aqui!


Casa da Moeda inicia busca por banca organizadora

Em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, a Casa da Moeda informou que já iniciou a fase de escolha e contratação da banca que ficará responsável pelo novo concurso.


Veja mais detalhes aqui!


Edital Basa previsto

O Banco da Amazônia ratificou que há previsão de novo concurso público para o quadro de técnicos na área de Tecnologia da Informação (TI). No entanto, ainda não há data para o lançamento da seleção. O último edital ficará válido até junho de 2024.


Veja mais detalhes aqui


Edital ALE TO pode atrasar

Com edital previsto para o mês de setembro, o concurso público para a Assembleia Legislativa de Tocantins pode atrasar. O aval para o novo edital foi dado somente nesta semana. De acordo com o presidente da casa legislativa, as provas objetivas serão aplicadas em todo o estado.


Veja mais detalhes aqui!


Edital em Teresina PI até outubro com mais de 600 oportunidades

Em solenidade realizada nesta segunda, 11, o secretário de Educação do município, professor Nouga Cardoso, informou que o novo concurso Semec Teresina PI será lançado até o dia 10 de outubro. A previsão é de que a seleção ofereça mais de 600 oportunidades para professores, além de vagas para o quadro de técnico e analista.


Veja mais detalhes aqui!


Novas datas para o concurso TC DF

O Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta, 13, alterou a data de aplicação da prova objetiva de um dos cargos de auditor.


Veja mais detalhes aqui!


Comissão formada PM PA

Apesar de estar com banca contratada, a comissão do concurso PM PA (Polícia Militar do Pará) foi formada nesta semana.


Veja mais detalhes aqui!


Novo edital ALEGO em 2024

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Bruno Peixoto, voltou a confirmar novo edital de concurso público ALEGO em 2024. A previsão é de mais de 150 vagas para diversos cargos.


Veja mais detalhes aqui!


Edital confirmado em Goiás

A realização de um novo concurso TJ GO (Tribunal de Justiça de Goiás) foi confirmada pelo presidente do órgão, desembargador Carlos França. De acordo com ele, serão oferecidas oportunidades para oficial de justiça, contador e analista de TI.


Veja mais aqui!


Atualizações concurso PMERJ

A anulação da prova objetiva do concurso PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) foi pauta nesta semana. No dia 11 de setembro, uma audiência na ALERJ foi realizada para tratar da irregularidade na prova objetiva da seleção. Em publicação no Diário Oficial estadual de terça-feira, 12, a PMERJ informou a instauração de processo administrativo contra a banca Ibade devido às irregularidades na aplicação da prova objetiva. Diante das irregularidades e da posterior anulação da prova, candidatos já ingressaram com ações judiciais contra a organizadora do concurso. Mais novidades deverão ser divulgadas em breve!


Bancas definidas

Nesta semana, órgãos federais, distrital e municipal definiram as bancas de seus respectivos concursos. Veja:


Editais publicados

Confira a lista de editais que foram publicados no período entre 11 e 15 de setembro:

Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!