Concursos público: notícias da semana de 3 a 8 de março
Confira tudo o que foi notícia no mundo dos concursos públicos na semana de 3 a 8º de março.
Política e Concursos
Autor:Mateus Melis
Publicado em:08/03/2024 às 17:30
Atualizado em:08/03/2024 às 17:30
Diversas notícias foram divulgadas nesta semana. Reunimos o que foi mais importante e movimentou o mundo dos concursos públicos desde domingo, 3, até sexta, 8 de março.
O novo concurso público para o Ministério Público da União foi confirmado. Confira detalhes sobre esse futuro edital no Folha News desta sexta, 8.
Abaixo, você confere diversas novidades de concursos federais, estaduais, municipais e distritais!
MGI começa a planejar "novas edições" do Concurso Unificado
A realização da segunda edição do Concurso Nacional Unificado já está no radar do Governo Federal e começará a ser planejada.
Em portaria publicada no Diário Oficial da União, o Ministério da Gestão e Inovação designou uma servidora em caráter temporário. Entre as suas atribuições está o planejamento de "novas edições" do Concurso Unificado.
Com isso, a realização de uma nova edição do Concurso Nacional Unificado ganha cada vez mais força.
Inclusive, o MGI revelou recentemente que já projeta uma 2ª edição do Concurso Unificado. É possível que ela ocorra em 2025, a depender dos preparativos.
Concurso TSE Unificado sairá até início de abril - Exclusivo!
O edital do concurso TSE Unificado será publicado entre março e o início de abril. O prazo foi informado, com exclusividade na última segunda-feira, 4, por fonte da Folha Dirigida por Qconcursos.
"Previsão é entre março e início de abril", disse a fonte.
No momento, o edital está na etapa de ajustes finais. Em suas redes sociais, o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que o concurso "está chegando".
O concurso unificado da Justiça Eleitoral terá oferta de 520 vagas para técnico e analista judiciário. Os cargos têm como requisito o nível superior completo e oferecem iniciais de até R$13 mil mais benefícios.
Os ministros, em unanimidade, seguiram o voto do relator, ministro Edson Fachin, para o não prosseguimento da ação. Com isso, os próximos concursos para o cargo de técnico judiciário da União devem manter o nível superior como requisito.
Isso inclui o próximo concurso TSE Unificado, cujo edital está previsto para publicação até o início de abril.
Categoria prevê concurso MPU com cargos de todas as áreas
O novo concurso MPU deve abranger todos os cargos da estrutura do Ministério Público da União. O assunto foi abordado em reunião do secretário-geral adjunto do órgão, Paulo Santiago, com o diretor executivo do SindMPU, Renato Cantoni.
Na ocasião, foi informado à categoria que a Administração está na fase final de preparação dos quantitativos de vagas. O concurso promete abranger todas as categorias de cargos.
Isso inclui o cargo de técnico em Administração e analista de Direito, presentes no concurso último concurso MPU de 2018.
O presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco, anunciou na quarta-feira, 6, que o senador Humberto Costa será o relator do texto na Comissão de Constituição e Justiça.
O presidente Rodrigo Pacheco recebeu, em seu gabinete, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que iniciou articulação para acelerar a votação do projeto.
Conforme informado pelo presidente do Senado Federal, a votação deve ocorrer ainda este mês. "É um compromisso meu com a igualdade racial a votação dessa pauta aqui", afirmou o parlamentar.
Concurso Unificado atrai quase 10 mil indígenas em vagas da Funai
O Concurso Nacional Unificado (CNU) registrou, ao todo, 9.339 indígenas inscritos nas vagas oferecidas pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Os números foram divulgados pelo Governo Federal.
Para o CNU, o edital veio com a oferta de 502 oportunidades destinadas à Funai, em cargos de níveis médio e superior. Desse total, 30% são reservadas aos povos indígenas.
Ainda de acordo com dados do Governo Federal, dos quase 10 mil inscritos, 6.641 estão concorrendo às vagas de nível médio, enquanto os demais (2.698 candidatos) disputam os cargos de nível superior.
A Agência Nacional de Mineração voltou a cobrar a realização de um novo concurso ANM para efetivos. A autarquia pede, no mínimo, 300 vagas.
Em ofício encaminhado ao Ministério da Fazenda, a ANM fala sobre a necessidade do fortalecimento da estrutura da agência e revela o status do quantitativo de servidores, cuja demanda está em regressão desde 2010.
Novidade importante para os candidatos do concurso INSS 2022, com vagas para técnico de nível médio. O prazo de validade da seleção foi prorrogado por mais um ano.
Portanto, a partir de agora, o concurso ficará vigente até 2025.
Jardim Botânico RJ retifica pedido de concurso e aumenta oferta
O Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) retificou o seu pedido de concurso público. A instituição aumentou o número de vagas da solicitação e expôs as necessidades .
O ofício já foi encaminhado ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI), por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), pasta ao qual o JBRJ é vinculado.
Em ofício encaminhado ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o Ministério do Turismo reforçou o pedido de autorização para realizar um novo concurso MTur, já que em 2014 vai completar dez anos sem edital.
A pasta cita que há necessidade de fortalecimento do quadro de pessoal do ministério e argumenta a grave situação de pessoal.
O Ministério do Turismo também lamenta ter ficado de fora da quantidade de órgãos contemplados nas autorizações do ano passado e alega que há órgãos presente no Concurso Unificado cujos últimos editais saíram em data similar ou até posteriores a do Ministério do Turismo (2014).
Concurso MGI inicia escolha da banca e revela vagas, cargos e mais
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos realizará um novo concurso MGI para contratar 200 profissionais temporários. A pasta já realizou um estudo técnico para contratar uma banca organizadora para a seleção.
Está marcada para o dia 13 de março, a sessão de lances de bancas interessadas. Será feita uma dispensa eletrônica, com critério de julgamento por menor preço.
A banca escolhida será responsável pelo planejamento, organização, realização, processo e resultado final do concurso MGI para temporários.
Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao termo de referência do concurso, que traz informações sobre a oferta, cargos, requisitos, salários e estrutura de provas.
Para garantir a segurança e a integridade do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o chamado Enem dos Concursos, foi solicitado o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em pontos-chave da operação.
De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), que coordena o concurso, a presença da Força Nacional foi solicitada para duas situações específicas.
Uma é para garantir a segurança nas instalações da Fundação Cesgranrio, localizadas na cidade do Rio de Janeiro RJ, onde serão elaboradas, impressas e armazenadas as provas, no período de 11 de março a 18 de junho.
Depois, assegurar a segurança nos locais de guarda e armazenagem das provas nos municípios brasileiros participantes do concurso, no período de 3 a 6 de maio.
STF mantém nível superior para técnicos judiciários
Foi finalizado na sexta-feira, 1º de março, o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7338 contra o nível superior para o cargo de técnico judiciário da União.
Por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) seguiram o voto do relator, ministro Edson Fachin, para o não prosseguimento da ação por conta da “ilegitimidade ativa da parte autora”.
Desta forma, os concursos para o cargo de técnico judiciário da União mantêm o nível superior como requisito para ingresso.
Comissão estuda cargos e prazos do novo concurso TRF 5
A comissão do novo concurso TRF 5 já atua para definir quais cargos serão ofertados no próximo edital, cujas vagas serão para a área de Apoio.
Em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, a Assessoria de Comunicação confirmou que o grupo trabalha em todas as questões relativas ao concurso e definirá, também, a oferta de vagas, a banca organizadora e o cronograma de atividades.
A Justiça Federal da 5º Região abrange alguns Estados do Nordeste, sendo eles: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Diretor confirma negociação para chamar excedentes do concurso PRF
O diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Fernando Oliveira, confirmou que foi solicitada a convocação, ainda este ano, dos excedentes do último concurso PRF.
De acordo com ele, há negociações junto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A informação foi passada pelo diretor-geral durante entrevista ao programa Diária da Manhã, da Rádio da Assembleia Legislativa do Maranhão, no dia 1º de março.
Concurso Caixa oferece 418 vagas para técnicos no Rio de Janeiro
O concurso Caixa Econômica Federal ainda está com inscrições abertas. A seleção oferece 4.050 oportunidades, sendo que para o quadro de técnico bancário (tradicional e de TI) são 4 mil vagas.
Das 4 mil disponíveis para técnico bancário, 3.200 são de provimento imediato (1.600 para técnico bancário tradicional e 1.600 para TI), enquanto as demais 800 vagas são para formação de cadastro reserva.
Além do alto quantitativo de vagas para os candidatos, o concurso Caixa se destaca pela regionalização das vagas de técnicos. O Distrito Federal e outros estados serão contemplados com novos servidores para a recomposição do quadro funcional.
Uma das regiões que mais chamam a atenção do candidato é o Sudeste, principalmente o Estado do Rio de Janeiro.
Somente para o Rio, o concurso Caixa conta com 418 oportunidades para o quadro de técnicos.
Concurso Caixa altera prazo de inscrição e requisitos de cargo
Uma nova retificação ao concurso Caixa para cargos de nível superior foi publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira, 6. As mudanças são nos requisitos e também no prazo de inscrições.
A mudança de requisito incidiu sobre o cargo de engenheiro de segurança do trabalho.
As inscrições do concurso Caixa agora poderão ser feitas até as 23h59 do dia 25 de março, e não até as 16h, como estava previsto inicialmente.
Concurso BNDES pode aumentar diversidade e inclusão feminina
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem 37% de mulheres em seu quadro de pessoal, incluindo estagiárias e jovens aprendizes. A instituição trabalha em ações para que esse percentual seja ainda maior.
Nos últimos anos, o banco tem promovido a diversidade e inclusão. Em 2022, as mulheres ocupavam apenas 14% dos cargos de superintendência. Agora, são 38%.
Nas chefias de departamento, elas correspondem a 35% do efetivo, tendo sido 19% no ano anterior.
Veja as vagas para lotação no Rio de Janeiro do concurso Fiocruz
O concurso Fiocruz oferece 300oportunidades imediatas para os cargos de analista de gestão em saúde (100 vagas), tecnologista (100 vagas) e pesquisador em saúde pública (100 vagas).
Além do total de vagas oferecido, o concurso Fiocruz chama a atenção para o local de atuação do servidor, podendo o aprovado atuar em diversos estados, incluindo o Rio de Janeiro.
Do total de oportunidades, 220 serão voltadas para o estado fluminense.
Formada nova comissão do concurso Sefaz RJ para 195 vagas
Foram divulgados os nomes das novas comissões do concurso Sefaz RJ. Os documentos foram publicados no Diário do Estado da última terça-feira, 5.
Conforme indicado no documento, a nova comissão revoga o grupo que foi criado em dezembro de 2023, no entanto, os atos praticados pela equipe anterior permanecerão válidos.
A comissão do concurso da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro ficará responsável por cuidar de trâmites administrativos da nova seleção, como estruturar a seleção, desde a abertura do edital até a homologação do resultado final.
O concurso Sefaz RJ é aguardado para 195 oportunidades, entre provimento imediato e cadastro reserva para os cargos de auditor fiscal e analista de finanças públicas (ambos de nível superior).
Concurso PM SP convoca para a reaplicação das provas de soldado
Após o cancelamento, as provas objetivas e discursivas do concurso PM SP para soldado foram remarcadas para o dia 24 de março. Na última segunda-feira, 4, foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo a convocação dos candidatos para a etapa.
Para confirmar o local de aplicação, o candidato deverá verificar nas listagens publicadas no Diário Oficial, o seu respectivo código do local de aplicação, que estará relacionado ao local e endereço para realização do exame.
Os locais também serão disponibilizados para consulta no site da Fundação Vunesp, banca organizadora do concurso.
Concurso TJ RJ não terá validade prorrogada, confirma tribunal
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro confirmou oficialmente que a validade do último concurso TJ RJ não será prorrogada. A informação foi passada à Folha Dirigida por Qconcursos na última segunda-feira, 4, pela Assessoria de Imprensa do órgão.
O TJ do Rio, porém, ainda não explicou os motivos para que a validade do concurso não seja prorrogada. A reportagem cobrou tais esclarecimentos.
Na última quarta-feira, 28, em reunião com representantes do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Rio de Janeiro (Sindjustiça RJ), o presidente do TJ RJ adiantou que a validade não seria prorrogada.
Concurso PC MA deverá ofertar vagas para quatro carreiras
O novo edital do concurso PC MAestá previsto para ser divulgado este ano. A expectativa, neste momento, é de que a seleção ofereça oportunidades para quatro cargos.
De acordo com informações repassadas à Folha Dirigida por Qconcursos, a seleção deverá trazer vagas para os cargos de delegados, investigadores, escrivães e peritos criminais.
No caso de perito, apenas a especialidade de médico/Odontologia não deverá ser contemplada no próximo edital da Polícia Civil do Maranhão.
Contrato do concurso Novacap revela detalhes do edital
O edital do concurso Novacap pode ser divulgado a qualquer momento. O contrato já foi assinado com o Instituto Quadrix, organizador da seleção.
Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao termo, que apresenta detalhes relacionados ao concurso da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil.
O contrato com a organizadora terá duração de 12 meses, a partir da assinatura do documento, podendo ser prorrogado, a depender da necessidade de administração.
O concurso Novacap será destinado ao provimento de 480 vagas, sendo 120 para contratação imediata e 360 para formação de um cadastro de reserva.
Coronel confirma planejamento por um novo concurso PM GO
A Polícia Militar de Goiás já se movimenta para a realização de um novo concurso PM GO, para a recomposição do efetivo.
A informação foi repassada pelo chefe do Estado-Maior goiano, coronel Durvalino Câmara dos Santos Júnior, em entrevista à TV Serra Dourada.
De acordo com o coronel, o comando-geral já está no planejamento para apresentar ao governador, Ronaldo Caiado, um novo concurso para os quadros de oficiais e praças.
Ao ser questionado sobre a previsão de lançamento do novo concurso PM GO, o chefe do Estado-Maior informou que a seleção pode ficar somente para 2025.
O Tribunal de Justiça do Maranhão iniciou na quarta-feira, 6, a escolha da banca organizadora do novo concurso TJ MA. Conforme informações checadas pela Folha Dirigida por Qconcursos, o órgão recebeu lances de mais dez instituições.
No momento, a equipe do TJ do Maranhão avalia a proposta de preço do Instituto Avalia. Em seguida, será feita a habilitação ou não da instituição.
Apenas uma banca será escolhida para receber as inscrições do concurso, além de viabilizar a aplicação das etapas, como as provas objetivas.
Concursos ITERJe Emater Rio são solicitados ao governador
Há mais de dez anos sem editais, foram solicitados novos concursos para o Instituto de Terras e Cartografias do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ) e para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater Rio).
As solicitações foram feitas pela deputada estadual Marina do MST. Ela pede, por meio de indicações legislativas, que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, encaminhe Projeto de Lei (PL) autorizando os dois concursos.
Para que os concursos sejam realizados é preciso de autorização do Governo do Estado.
Mais de 2 mil vagas autorizadas no concurso Semed Campo Grande MS
Um novo concurso Semed Campo Grande MS foi autorizado e preencherá mais de 2 mil vagas efetivas. A seleção será destinada ao provimento de cargos Administrativos.
Em nota, a prefeitura comunicou o aval por meio de decreto e confirmou que o concurso preencherá diversas funções Administrativas da Semed.
De acordo com a prefeitura, o concurso da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande terá diversos cargos, entre eles: assistente de Educação Infantil; assistente de inclusão escolar; merendeiro; assistente administrativo II; monitor de alunos; e motorista de transporte escolar.
Estudo técnico sobre o concurso PB Saúde será apresentado dia 12
O concurso da Fundação PB Saúde será tema de reunião do Conselho de Administração no próximo dia 12 de março. A seleção está em estudo e deve avançar nas próximas semanas.
Isso porque o Estudo Técnico Preliminar (ETP) será apresentado no encontro. O documento, ao que tudo indica, foi elaborado pela comissão do concurso, que está formada desde dezembro de 2023.
A convocação dos membros para a reunião foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Esse estudo técnico é elaborado com base na necessidade do órgão e traz o levantamento da atual necessidade. A partir dele, as bancas organizadoras poderão enviar as suas propostas.
Concursos RJ podem ter 50% das vagas de cotas para mulheres
Um projeto de lei protocolado pela deputada estadual Dani Balbi prevê que metade das vagas reservadas para cotas nos concursos RJ seja destinada, prioritariamente, às mulheres.
Atualmente, a lei estabelece reserva de 20% das vagas nos concursos abertos no Estado do Rio de Janeiro para negros e indígenas.
O projeto altera a reserva para um terço das vagas, cabendo metade a mulheres negras ou indígenas.
Se aprovado, os parâmetros serão aplicados nos concursos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública.
De acordo com a deputada autora do projeto de lei, a disparidade entre mulheres negras e indígenas é acentuada no funcionalismo público.
Concursos PM PB e BM PB são retomados sem restrição de gênero
O concurso PM e Bombeiros PB foram retomados sem restrição de gênero. O comunicado do fim da suspensão dos editais foi divulgado no Diário Estadual da última terça-feira, dia 5.
Conforme destacado no comunicado, a retomada sem a restrição de gênero às mulheres atende a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Direta de Inconstitucionalidade 7485, cujas vagas não podem fazer a separação entre homens e mulheres.
Cabe destacar que situação semelhante já ocorreu em outros concursos de Polícias Militares pelo país, como a do Distrito Federal, Rio de Janeiro e, recentemente, Minas Gerais.
Com a retomada do concurso para a PM e Bombeiros da Paraíba, os resultados das provas objetivas foram republicados no portal do IBFC, organizadora da seleção.
Concurso TJ SC tem banca contratada e edital iminente
O edital do concurso TJ SC pode ser divulgado a qualquer momento. Isso porque o extrato de contrato com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) como organizadora da seleção foi divulgado no Diário da Justiça estadual da última segunda-feira, dia 4.
A seleção ofertará vagas para diversos cargos de níveis médio e superior.
A comissão organizadora do novo concurso TJ PB se reuniu na última segunda-feira, 4, na sede do Palácio da Justiça, para tratar dos preparativos para o edital.
Na ocasião, foi decidido pelo encaminhamento à Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba ao processo administrativo para definir o quantitativo de vagas que serão ofertadas no concurso.
A comissão também definiu o início dos trabalhos de análise da documentação necessária para o processo de contratação da banca organizadora. Tal levantamento será executado pelo gerente de Contratação, André Camilo, e a assessora da Comissão, Suely da Rocha Dantas.
Concurso TJ MG avança em relação a banca examinadora
Os preparativos do novo concurso TJ MG para oficial judiciário, cargo de nível médio, tiveram andamento na segunda-feira, 4. O avanço é em relação a banca examinadora.
O processo para contratação de membro indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) chegou à Assessoria Técnica e Jurídica para Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio para análise e emissão de parecer jurídico.
Conforme disposto no Regimento Interno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e na Constituição do Estado é necessário que a OAB indique membro para compor a banca examinadora de concursos TJ MG.
O próximo concurso do TJ MG está confirmado. A oferta será para a carreira de oficial judiciário nas especialidades de oficial judiciário e comissário da Infância e da Juventude.
1.971 candidatos desistiram do concurso PMERJ soldado
Após anulação da prova, mudança de banca e edital republicado, o concurso PMERJ registrou teve quase 2 mil candidatos desistentes que optaram em não seguir na seleção para soldados.
No total, 1.971 fizeram o pedido de devolução da taxa de inscrição, conforme comunicado divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), a nova banca.
A Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) autorizou as despesas para o ressarcimento que será feito aos candidatos. O despacho da diretoria foi publicado no Diário Oficial da última terça-feira, 5.
Ao todo, o concurso PMERJ para soldado registrou o total de 119.599 inscritos. Como 1.971 desistiram da seleção, 117.628 candidatos continuam na disputa e são aguardados para a reaplicação das provas.
Concurso Palmas TO da área de Apoio registra mais de 21 mil inscritos
O concurso Palmas TO registrou 21.216 inscritos na seleção para o quadro da área de Apoio. Ao todo, são oferecidas 699 vagas em cargos de níveis médio e superior.
De acordo com a prefeitura, desse total, 5.630 candidatos conseguiram a isenção, o equivalente a 26,5%.
A quantidade de inscritos por cargo ainda não foi revelado, mas sabe-se que foram 11.634 concorrentes inscritos para cargos de nível médio e 9.582 para os de nível superior.
Todos os candidatos com inscrição confirmada serão convocados para as provas escritas, marcadas para o dia 7 de abril.
O concurso Guarda de Vitória ES avançou com os preparativos e formou a comissão que ficará responsável pela organização e acompanhamento da seleção. A banca já foi definida e o edital está iminente.
O decreto que revela os membros da comissão foi publicado no Diário Oficial.
Concurso Câmara de BH tem 8.400 candidatos isentos
De acordo com dados da banca Consulplan, o concurso Câmara de BH registrou 8.400 candidatos isentos da taxa de inscrição.
Ao todo, 8.411 candidatos garantiram a isenção. O prazo para recursos segue aberto até o próximo dia 8, no site da banca.
Quem não garantir o benefício poderá participar do concurso, desde que pague a taxa, no valor de:
R$55 para o cargo de nível médio;
R$65 para os demais cargos de nível superior; ou
R$75 para o cargo de procurador.
O valor poderá ser pago até 20 de março.
As inscrições seguem abertas até o dia 19 de março, no site do Instituto Consulplan. O concurso Câmara de BH oferece 91 vagas imediatas mais cadastro reserva.
contrato com a banca Coseac, da Universidade Federal Fluminense (UFF), como banca do concurso para a Secretaria Municipal de Educação.
A banca ficará responsável por receber as inscrições do concurso, além de viabilizar as etapas, como as provas objetivas.
A oferta do concurso Maricá RJ será de 300 vagas para docente I (Ensino Fundamental II) e docente II (Educação Infantil e Ensino Fundamental I). As informações foram confirmadas à Folha Dirigida por Qconcursos pelo próprio município.
O edital está em elaboração e ainda não tem uma data para publicação. O concurso estava previsto para fevereiro, mas os trâmites acabaram atrasando.
Confira abaixo os editais que foram divulgados nesta semana.
Concurso Marinha
Foi publicado o edital do concurso Marinha 2024 para o Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da instituição. As oportunidades são destinadas a candidatos com nível superior, para o cargo de primeiro-tenente.
O posto tem remuneração de R$9.070,60, além de outros benefícios.
Neste concurso do Quadro Técnico da Marinha, podem concorrer candidatos de ambos os sexos.
No entanto, é preciso que tenham concluído ou esteja em fase de conclusão do curso superior (bacharelado/ licenciatura) na respectiva área desejada.
Também é preciso estar registrado no órgão fiscalizador da profissão a que concorre, até a data da matrícula no curso. Essa condição não se aplicará aos candidatos de Direito.
Oura exigência é a altura mínima de 1,54m e máxima de 2m. Além de possuir menos de 35 anos de idade no dia 30 do mês de junho de 2025.
Quanto aos ganhos, durante o curso de formação o aluno receberá uma remuneração de R$9.070,60, ainda como guarda-marinha.
As inscrições para o concurso da Marinha para o Quadro Técnico começam a partir das 8h do dia 30 de abril e vão até às 23h59 do dia 14 de maio, pela internet.
Basta preencher o formulário que constará no portal, com todas as informações corretas e atualizadas. Em seguida, para confirmar participação, o candidato deverá quitar o boleto referente à taxa de inscrição, no valor de R$140.
A primeira etapa está marcada para acontecer no dia 30 de junho, em várias cidades espalhadas pelo país
Saiu o edital do concurso Marinha 2024 para o Corpo de Engenheiros (CEM). A oferta é de 24 vagas em diversas especialidades da função, com ganhos de R$9 mil.
As oportunidades são para provimentos e formação no próximo ano. Podem concorrer candidatos de ambos os sexos, que tenham o nível superior completo.
Para participar na seleção de engenheiros da Marinha, será preciso comprovar o nível superior completo em Engenharia ou Arquitetura e Urbanismo, ou estar em fase de conclusão.
Além disso, haverá outros requisitos, como ter menos de 35 anos de idade no dia 30 do mês de junho de 2025 e ter altura mínima de 1,54m e máxima de 2m.
Inicialmente, ele se encaixará como "guarda-marinha" e receberá um soldo de R$9.070,60
As inscrições para participar do concurso Marinha para engenheiros serão recebidas a partir das 8h do dia 30 de abril até as 23h59 do dia 14 maio de 2024, pela internet.
Os interessados, para se candidatar, deverão acessar o site da instituição e preencher o formulário com todos os dados obrigatórios para cadastro.
Em seguida, o candidato deverá imprimir o boleto bancário e quitar a taxa de inscrição no valor de R$140, que poderá ser pago até o dia 15 de maio.
As provas escritas estão marcadas para o dia 30 de junho.
Os editais do novo concurso Londrina PR foram publicados. A oferta é de 281 vagas para cargos dos níveis fundamental, médio, técnico e superior. As remunerações variam de R$2.297,04 a R$10.332,16.
O concurso da Prefeitura de Londrina, no Paraná, é executado por duas bancas organizadoras: Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) e a Fundação de Apoio ao Campus de Paranavaí - Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa).
As inscrições ficarão abertas a partir de sexta-feira, 8, pelo site da respectiva banca organizadora. Para o concurso organizado pela Fundatec, os cadastros poderão ser feitos até 4 de abril.
Já para o concurso organizado pela Fafipa, as inscrições poderão ser realizadas até 11 de abril.
O concurso Londrina PR será composto por provas objetivas. A aplicação para todos os cargos está marcada para o dia 28 de abril.
Foi publicado o edital do concurso Marinha, para a carreira de sargento músico do Corpo de Fuzileiros Navais, cuja admissão ao curso ocorrerá em 2025. As oportunidades são para quem tem nível médio completo.
A oferta é de 15 vagas e está dividida por meio de diversos instrumentos.
A carreira exige o nível médio completo, além de idade entre 18 a 25 anos, completos no dia 30 de junho de 2025, além de altura mínima de 1,54m e máxima de 2m. Os homens ainda deverão não estar isentos do serviço militar.
Durante o curso, o aluno receberá alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, além de remuneração de R$1.414,82.
Após a formação, na graduação de 3ºSG, passará a receber o valor de R$5.125,50.
Concluída a formação como sargento, o militar realizará o chamado curso de Aperfeiçoamento na graduação. Dessa forma, passará a receber o valor total de R$6.387,75.
As inscrições para participar do concurso Marinha para sargentos músicos serão realizadas entre os dias 3 de abril e 15 de maio, pela internet.
Para se inscrever, basta o candidato acessar o site do Comando Geral da Marinha. Em seguida, o candidato terá que preencher o formulário com os dados para cadastro.
Os candidatos do concurso Marinha para sargentos músicos serão avaliados por meio de diversas etapas de seleção.
A primeira delas será composta por uma prova objetiva, cuja data ainda não foi definida pela instituição.
Saiu o edital do concurso Guarda de Barra Mansa RJ. A seleção é destinada ao provimento de 50 oportunidades para a carreira. A remuneração inicial do aprovado será de R$2.178.
Para ingressar na carreira, é preciso possuir nível médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, na categoria "B".
Conforme indicado no edital, o aprovado no concurso da Guarda de Barra Mansa RJ ingressará com remuneração de R$2.178.
O valor é composto pela soma do vencimento básico de R$1.320, com o adicional de risco de vida de 65% do valor base do salário.
Para se inscrever na seleção, é preciso acessar o portal do Instituto Nosso Rumo, organizador da seleção, entre os dias 13 de março e 14 de abril. O valor da taxa é de R$69.
As provas serão aplicadas na cidade de Barra Mansa RJ, no dia 19 de maio de 2024.